Pode parecer estranho, mas acredite, barata morde pessoas. Mesmo sendo algo raro, é importante que você aprenda os principais fatos sobre mordida de barata para conseguir se proteger. Saiba mais!

Provavelmente você já sabe de que certos insetos, como pulgas, mosquitos e carrapatos têm a habilidade de picar os seres humanos. E agora é hora de incluir as baratas nessa lista de possíveis ‘mordedores’ também. 😅

Neste artigo, vamos investigar a verdade por trás da picada de barata e como minimizar os riscos associados a ela. Boa leitura!

Por que a barata morde?

Barata morde pessoas

Ao contrário de outros insetos que picam, as baratas não precisam se alimentar dos seres humanos para sobreviver.

Tecnicamente falando, as baratas não picam de fato, pois não possuem ferrão e também não sugam sangue como os percevejos. Em vez disso, elas têm aparelhos bucais que lhes permitem morder com uma força surpreendente – até 50 vezes mais forte que seu próprio peso corporal. 😱

Mas fica tranquilo (a), a picada de barata é algo incomum e só ocorre quando as populações superam as fontes normais de alimento, forçando esses insetos a procurarem outros meios de alimentação.

Além disso, as baratas mordem pessoas quando se sentem ameaçadas ou quando identificam resíduos de comida no corpo de alguém.

Quando isso acontece, geralmente é durante a noite, visto que baratas são animais noturnos e também porque seus alvos estão dormindo. 💤

Quais são as baratas que mordem pessoas?

Barata morde pessoas

Será que a barata americana morde? E a barata francesinha morde também? 🤔

Infelizmente, tanto a barata francesinha quanto a barata americana podem morder pessoas. Mas dentre as duas espécies, é mais comum que a barata americana, também conhecida como barata de esgoto, morda.

Barata morde pessoas
Barata morde pessoas

Quais partes do corpo as baratas costumam picar? Barata morde a boca?

Barata morde pessoas

Em situações de defesa, as baratas mordem pessoas em qualquer parte do corpo que percebam como uma ameaça. Porém, elas têm preferência por picar áreas da pele humana que são mais expostas e acessíveis.

Isso inclui regiões onde a pele é mais fina e fácil de alcançar, como:

– mãos

– dedos

– rosto

– boca

Imagine que desagradável levar uma mordida de barata na boca ou uma mordida de barata no dedo! 😖 O problema é que essas partes, frequentemente usadas para alimentação, atraem esses insetos devido aos resíduos encontrados neles.

Inclusive, existem alguns casos relatados em que as baratas quiserem se alimentar mordendo unhas, cílios, nariz e ouvido.

Isso tudo acontece porque durante a noite, quando estamos dormindo, essas áreas se tornam vulneráveis a possíveis mordidas de baratas, principalmente se houver uma infestação ativa em casa. 🪳

Como saber se uma barata me mordeu?

Barata morde pessoas

Uma dúvida comum que recebemos é “como identificar a mordida da barata?”. E para reconhecer que uma barata te mordeu, é necessário observar os sinais e sintomas que podem indicar uma mordida de barata na pele. 👀

E como é a picada de uma barata?

Mordida de barata coça bastante e é semelhante a uma picada de percevejo, mas com marcas um pouco maiores e de cor vermelha brilhante. Se a picada de barata estiver infectada, ela irá inchar muito e poderá ter pus.

Se você perceber esses sinais após ter estado em um ambiente propenso a infestações de baratas, é possível que tenha sido mordido por uma delas.

Sintomas de mordida de barata

“O que acontece se eu for mordido por uma barata?” 👇

Vermelhidão: A área afetada pode apresentar vermelhidão localizada, como a de um machucado mesmo.

Inchaço: Pode haver inchaço ao redor da área da mordida.

Coceira: Muitas vezes, a mordida de barata causa coceira na pele.

Irritação: A pele ao redor da mordida pode ficar irritada e sensível.

Sensação de queimação: Algumas pessoas podem sentir uma sensação de ardência ou queimação na área afetada.

OBS: Os sintomas podem variar dependendo da sensibilidade individual à picada de barata e da reação do sistema imunológico.

🚨 Se os sintomas persistirem ou piorarem, ou se houver sinais de infecção, como pus, febre ou inflamação grave, busque atendimento médico imediato para avaliação e tratamento apropriados.

Mordida de barata: o que fazer para tratar

Barata morde pessoas

A gente sabe que a