#25AnosInsectControl®

Desde 1998 protegendo os lares no RJ

#25AnosInsectControl®

Desde 1998 protegendo lares no RJ

Picada de carrapato transmite doenças? Tire todas as suas dúvidas agora!

  • picada de carrapato

Você sabe o que fazer em caso de picada de carrapato? Entenda agora tudo sobre esse assunto e descubra quais são as principais doenças transmitidas por carrapatos.

Carrapatos são a segunda praga que mais transmite doenças para pessoas no mundo todo, perdendo apenas para os mosquitos, além de serem extremamente desagradáveis para nossos cães e gatos. 🤯

A “doença do carrapato”, conhecida por muitos, na verdade, engloba um conjunto de doenças transmitidas por esses pequenos parasitas. Entre as mais comuns estão a erliquiose e a babesiose. Essas doenças acometem tanto animais quanto humanos, mas a manifestação dos sintomas, riscos e tratamento podem ser bem diferentes.

Neste artigo, vamos explorar tudo o que você precisa saber sobre a picada de carrapato, os riscos associados a transmissão de doenças e as medidas preventivas que podem ser adotadas para se proteger. Acompanhe! 😄

Como é a picada de carrapato?

picada de carrapato

As picadas de carrapatos geralmente passam despercebidas, pois os carrapatos são pequenos e podem se esconder em locais difíceis de serem notados, como entre os pelos de animais ou nas dobras da pele humana. Ao se fixarem na pele, eles se alimentam do sangue do hospedeiro. 🩸

Agora você pode estar se perguntando se “picada de carrapato coça” e a resposta é: depende.

A reação à picada varia de pessoa para pessoa, mas é comum sentir coceira, irritação ou uma sensação de queimação na área afetada.

No entanto, nem toda mordida de carrapato resulta na transmissão de doenças e nem sempre causa coceira.

Quando devo me preocupar com a picada de carrapato? E qual o perigo do carrapato para o humano e para o animal?

Se houver a suspeita da picada de carrapato, você já deve acender um sinal de alerta. ⚠️

Quando uma pessoa ou animal é picado por um carrapato infectado, existe o risco de contrair uma doença transmitida pelo parasita. Para os humanos, os carrapatos podem transmitir doenças bacterianas, virais e parasitárias, por exemplo.

Portanto, é essencial aprender como remover o carrapato do corpo e estar ciente dos sintomas dessas doenças para buscar ajuda médica/veterinária o mais rápido possível, em caso de suspeitas. 👍

Doenças transmitidas por carrapatos em humanos

barata francesinha transmite doença

Febre Maculosa

É uma doença causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, transmitida por carrapatos infectados principalmente pela sua picada.

No Brasil, é transmitida geralmente por carrapatos do gênero Amblyomma (carrapatos amarelos).

Os sintomas iniciais dessa doença são geralmente febre, dor de cabeça e dores musculares, náuseas e vômitos, seguidos de erupções cutâneas, dores abdominais, dores articulares e diarreia. 🤒

É essencial que o tratamento com antibióticos seja feito o mais rápido possível para que haja a cura.

Detecção tardia da doença pode levar a danos graves ao sistema nervoso central, pulmões, rins e até levar ao óbito.

Doença de Lyme

A doença do carrapato em humanos é causada pela bactéria Borrelia burgdorferi e sua transmissão se dá geralmente pela mordida de carrapato da espécie Ixodes.

Embora a doença de Lyme não seja tão comum no Brasil, é importante destacar que ela é uma condição grave. Caso um caso seja registrado, é fundamental notificar as autoridades competentes, uma vez que se trata de uma zoonose com potencial de ser perigosa para os seres humanos. 😱

Seu principal sintoma é a presença de um eritema migratório em volta da picada, que é uma mancha vermelha circular que cresce e pode chegar até cerca de 50cm de diâmetro.

Outros sintomas mais característicos são um inchaço dos gânglios linfáticos, rigidez do pescoço, calafrios e dores musculares e articulares que duram um mês.

E tem como tratar a doença do carrapato em humanos? Sim. Geralmente a cura é feita através de antibióticos por via oral, por até 14 dias. 💪

A doença do carrapato é ainda mais grave para cães e também é conhecida como borreliose canina.

🐶 Geralmente, a bactéria direciona-se a regiões onde o sistema imunológico do cachorro enfrenta maior dificuldade de proteção, como as articulações e o cérebro. É por isso que sintomas como dores no corpo e inflamações nas articulações são os mais comumente observados nessa condição.

Além disso, sintomas como febre, fraqueza e vômitos também são frequentes. E em cadelas grávidas, a doença pode levar ao abordo em alguns casos.

Babesiose

Essa é uma doença infecciosa que pode ser transmitida às pessoas por meio da picada de carrapato infectado pelo protozoário do gênero Babesia spp.

Os sintomas da babesiose podem variar. Na maioria dos casos, a doença é assintomática ou causa sintomas leves, o que muitas vezes faz com que a pessoa não saiba que foi infectada.

Porém, quando os sintomas estão presentes, eles podem surgir até 4 semanas após o contato com o carrapato e o protozoário. Os principais são: febre, dor de cabeça, calafrios, suor frio, dores musculares, cansaço excessivo e fraqueza. 😖

É importante ressaltar que em casos em que a pessoa tem mais de 60 anos ou possui um sistema imunológico enfraquecido devido a outras doenças, os sintomas podem ser mais graves. Nesses casos, pode haver aumento do fígado e do baço, além de anemia hemolítica.

💊 O tratamento para a babesiose é indicado pelo médico e geralmente envolve o uso de antiparasitários e/ou antibióticos, dependendo da gravidade dos sintomas.

Doenças transmitidas por carrapatos em cães

Dedetização de Carrapatos Profissional

Babesiose Canina

A babesiose canina ataca os glóbulos vermelhos do cão. Seus sintomas principais incluem mal estar, febre, dores musculares, suor fora do normal, cansaço e diminuição do apetite. 🐕

A espécie de carrapatos Rhipicephalus sanguineus (carrapato vermelho), é a principal transmissora da doença. O que é um grande risco para as famílias brasileiras, já que este carrapato pode ser facilmente encontrado em todo o Brasil.

Não existe vacina para a doença. Procure um veterinário em caso de suspeita de infecção do seu animal. ✅

Tifo Canino

É uma das doenças transmitidas por carrapatos infecciosa que ataca cães, causada geralmente pelas bactérias do gênero Ehrlichia e que afeta todas as regiões do Brasil.

Sua transmissão ocorre principalmente pela picada do carrapato da espécie Rhipicephalus sanguineus. Que é a espécie mais encontrada no Rio de Janeiro, o que aumenta o nosso risco. 😩

A doença ataca os glóbulos brancos do animal. Seus sintomas iniciais incluem a febre, perda de apetite, perda de peso, fraqueza muscular e dores de cabeça.

Outros sintomas que podem aparecer são a depressão, sangramentos na pele, urina e nariz, vômitos e até dificuldade respiratória.

Se a doença progredir sem tratamento, pode ocasionar em agravação dos sintomas iniciais, o que pode levar a infecções graves como pneumonia.

Anaplasmose

É uma infecção nas células brancas sanguíneas. Ataca tanto cães como gatos, e pode ser transmitida para pessoas através da mordida de carrapato.

Seus sintomas incluem falta de apetite, fadiga, letargia, dor de pescoço entre outros. Você pode notar claramente o animal “triste” e muito quieto.

Em alguns casos acontecem o animal expele sangue pelo nariz e urina em decorrência da doença. O que pode ser grave e deve ser tradada rapidamente.

Se seu animal doméstico está um pouco estranho, muito quieto e triste, leve ao veterinário para fazer um check up. 🩺 Esta doença é grave, e pode levar ao óbito.

Hepatozoonose

A hepatozoonose é uma doença causada pelo protozoário Hepatozoon canis. A infecção pode passar despercebida, mas quando há um grande número de protozoários, o animal pode apresentar os seguintes sintomas: emagrecimento acentuado (mesmo sem falta de apetite), febre e dor muscular.

A doença pode levar a complicações graves se não for tratada, como anemia, insuficiência renal, hepatite, pneumonia, podendo ser fatal.

A transmissão do H. canis ocorre pela ingestão de carrapatos infectados. O principal vetor desse protozoário é o carrapato marrom dos cães, Rhipicephalus sanguineus, encontrado em diversas partes do mundo. 🌎 Por essa razão, a hepatozoonose é amplamente difundida em diferentes continentes.

O diagnóstico é realizado pela visualização do parasita no sangue dos cães afetados. Nos casos em que o número de parasitas é baixo, o tratamento tem alta taxa de sucesso.

Portanto, é recomendado o tratamento sempre que o parasita for identificado na corrente sanguínea do animal. 📝

Como prevenir a picada de carrapato

Aprenda tudo sobre a doença do carrapato

A prevenção é a chave para evitar a transmissão de doenças. Aqui estão algumas medidas eficazes para prevenir a picada de carrapato:

Mantenha áreas externas limpas

Mantenha o seu quintal ou jardim bem cuidado, com a grama aparada regularmente. Remova folhas, detritos e madeira acumulados, pois esses são ambientes favoráveis para carrapatos. 🍃

Aplique repelentes

Procure produtos que contenham DEET (N,N-Dietil-meta-toluamida) ou permetrina e aplique-os de acordo com as instruções do fabricante.

Faça verificações regulares

Após estar em áreas de risco, faça uma verificação minuciosa em seu corpo e roupas, procurando por carrapatos. Preste atenção especial em áreas quentes e úmidas, como axilas, virilhas, couro cabeludo e orelhas. 🔍

Proteja seus animais de estimação

Mantenha seus animais de estimação protegidos contra carrapatos, usando produtos antiparasitários recomendados por um veterinário. Realize inspeções regulares em seus animais e remova carrapatos prontamente, caso sejam encontrados.

Contrate uma empresa de dedetização

A contratação de serviços profissionais de dedetização pode ajudar a controlar a presença desses parasitas. Isso porque a dedetização de carrapatos contribui para reduzir a população de carrapatos no ambiente, minimizando a probabilidade de picadas e, consequentemente, a transmissão de doenças. 🤩

É uma medida complementar super válida, especialmente em áreas onde há uma infestação de carrapatos ou em casos em que as medidas de prevenção individual não são suficientes.

Dúvidas comuns sobre picada de carrapato e doenças transmitidas por carrapatos:

Quanto tempo depois da picada de carrapato aparecem os sintomas das doenças?

O tempo para o surgimento dos sintomas pode variar dependendo da doença transmitida pelo carrapato e da resposta imunológica de cada indivíduo.

Em alguns casos, os sintomas podem aparecer dentro de poucos dias após a picada, enquanto em outros podem levar semanas ou até meses para se manifestarem. Fique de olho a qualquer mudança na saúde após uma mordida de carrapato. 👀

Como saber se uma pessoa ou um animal está com alguma dessas doenças?

Se você ou seu animal de estimação foram picados por carrapatos e apresentam sintomas como febre, fadiga, dores musculares, erupções cutâneas, icterícia, sangramento ou qualquer outra alteração na saúde, é crucial procurar atendimento médico ou veterinário imediatamente. 🏥

Os profissionais de saúde poderão realizar exames específicos, como testes sanguíneos, para diagnosticar e tratar adequadamente a doença.

Todo carrapato transmite doença?

Não, nem todos os carrapatos transmitem doenças. Porém, é essencial tomar precauções preventivas, mesmo que nem todos os carrapatos estejam portem doenças. Isso ocorre porque é difícil determinar se um carrapato está infectado apenas pela sua aparência externa. Portanto, sempre adote medidas de prevenção. 😉

⚠️ Lembre-se:

Carrapatos se reproduzem rapidamente e podem transmitir diversas doenças graves para você, sua família e seus pets. Se você estiver lidando com uma infestação, o indicado é contatar uma empresa de dedetização profissional.

Saiba que você pode contar com a InsectControl! Temos a melhor avaliação do Rio de Janeiro, resultados garantidos e preços acessíveis. 🤝

Conheça a nossa dedetização de carrapatos

Dedetização de carrapatos com resultados 100% garantidos e preços justos de verdade, é só na Insect.

Conheça a nossa dedetização de carrapatos

Dedetização de carrapatos com resultados 100% garantidos e preços justos de verdade, é só na Insect.

Aprenda mais
sobre os carrapatos

Aprenda mais
sobre os carrapatos

Confira mais conteúdos que os nossos especialistas prepararam para você:

2024-05-09T10:36:45-03:0022 de janeiro de 2020|