Se você tem dúvidas sobre as baratas voadoras, nós temos as respostas. Descubra tudo sobre a barata voadora neste Guia Completo, feito pelos especialistas da InsectControl para você!

Quando pensamos em baratas, muitos de nós as imaginamos rastejando pelo chão. 🪳 No entanto, algumas espécies têm a capacidade de voar, o que pode surpreender muita gente.

Resumidamente, a barata voadora possui asas funcionais que lhe permitem realizar voos curtos e rápidos. A que geralmente aparece em residências é do tipo barata americana, também conhecida como barata de esgoto.

Mas não se preocupe! A InsectControl está aqui com todas as informações e dicas necessárias para manter sua casa livre dessa invasora.

Neste artigo, vamos eliminar todas as suas dúvidas sobre a barata voadora, explorando desde suas características até como espantar esse inseto. Confira a seguir! 😊

Como saber se uma barata é voadora

barata voadora americana

A barata voadora pode ser reconhecida por suas asas proeminentes que se estendem além do corpo. As asas, quando dobradas, geralmente se sobrepõem na parte superior do abdômen.

No entanto, é importante notar que nem todas as baratas que têm asas conseguem voar.

No caso da barata americana, você pode identificar pelo seu tamanho (cerca de 4cm) e pela sua coloração marrom-avermelhada. 👀

Barata voa? Por que as baratas voam?

O voo das baratas serve a propósitos específicos, como busca por comida, abrigo e/ou parceiros.

Esses voos curtos e ágeis muitas vezes ocorrem durante a noite, quando as baratas estão mais ativas, e podem ser uma resposta a ameaças ou estímulos externos. Durante suas fases de reprodução, o voo ajuda a dispersar os indivíduos para novas áreas.

Porém, o voo da barata não é tão preciso quanto o de insetos especializados em voo, como moscas ou abelhas.

O que atrai baratas

Toda barata é voadora? Barata francesinha voa?

Não, nem toda barata é voadora. Isso porque não são todas as baratas têm asas funcionais e, portanto, a capacidade de voar (ainda bem 😅) . Algumas espécies têm asas vestigiais, que não são funcionais para o voo.

A barata francesinha, por exemplo, não voa. Já a barata oriental tem a capacidade de voar, mas diferente da barata americana, ela só realiza voos bem curtos.

Existem determinadas espécies de baratas que apenas os machos são capazes de voar. E eles só fazem isso durante o período de reprodução para atrair as fêmeas ou se aproximar delas. Nesse momento, é comum que liberem um odor característico e bastante desagradável.

Você sabia Durante o estágio imaturo (ninfas), as baratas americanas não possuem asas e são incapazes de voar. Somente quando se tornam adultos, desenvolvem asas funcionais.

Baratas voadoras fazem mal?

baratas voadoras fazem mal

Mais ou menos. Baratas voadoras fazem mal até certo ponto. Elas não são conhecidas por causar danos significativos às pessoas, mas como toda barata, podem causar doenças.

Durante a sua locomoção em superfícies, pode ocorrer a transmissão de bactérias e outros microorganismos, além da contaminação de alimentos.

Barata voadora morde?

A probab