Você está tendo problemas com baratas? Aprenda com os nossos especialistas tudo o que atrai baratas direto para a sua casa.

Se você já teve encontros indesejados com esses insetos, sabe o quão desconfortável pode ser lidar com uma infestação. Para evitar esse problema, é fundamental entender o que atrai baratas e como podemos evitá-las de forma eficaz. 👍

Entendendo o que atrai baratas para seu lar

O que atrai baratas

O que atrai barata francesinha e barata de esgoto é uma série de fatores relacionados a sua casa. 🏡 A combinação de um ambiente úmido, quente e escuro, com vazamentos, além de esconderijos acolhedores, como caixas de papelão e espaços apertados, oferece o ambiente ideal para elas prosperarem.

E claro, restos de alimentos e o acúmulo de lixo podem servir como um banquete irresistível para esses visitantes indesejados.

Continue a leitura para conhecer as principais práticas que atraem as baratas e o que fazer para proteger a sua casa! 👇

O que atrai baratas
O que atrai baratas

Alimentos mal armazenados

O que atrai baratas

Sabe aquela mania de deixar pacote de biscoitos aberto pela casa ou então pães e bolos expostos na cozinha? Pare de fazer isso imediatamente e nunca mais deixe alimentos semiabertos pela sua casa.

Se você não baratas na sua casa, mantenha sempre os alimentos bem armazenados, dentro de recipientes vedados, como potes herméticos.

Ah! Ração de animais também atraem as baratas. Não deixe que fiquem restos no chão após o pet comer e também, armazene em recipientes bem fechados, ok?

Outro ponto importante é descartar alimentos estragados, frutas muito maduras e comidas fora da validade, pois as baratas amam tudo isso. 😖

Restos de comida e migalhas

O que atrai baratas

Dentre tudo o que atrai baratas no quarto, na cozinha e sala de estar, com certeza estão presentes os restos de comida e migalhas.

Por isso, caso você suje qualquer coisa com gordura e farelos, procure limpar e varrer o quanto antes. Lembre de deixar o fogão em ordem, sem panelas usadas ou sujo com gordura. 🤝

Outra prática necessária é garantir que as lixeiras com restos de comida sejam bem vedadas e embalagens (como caixas de leite ou suco, latas de alimentos etc) sejam enxaguadas após o consumo, antes de serem jogadas fora no lixo.

Falta de limpeza

Falta de limpeza é o que atrai baratas francesinhas e baratas de esgoto

Outro fator muito importante que atrai as baratas é a falta de limpeza!

Se você manter a sua casa organizada, passar um pano úmido no chão diariamente para remover todo tipo de sujeira e limpar bem a cozinha após cozinhar ou ao final do dia, com certeza as baratas terão muito menos motivos para invadir a sua casa. 👌

A limpeza profunda também é importante para evitar as baratas. Para isso, prefira utilizar desinfetantes e desengordurantes mais potentes.

✅Sempre que possível, limpe os objetos do balcão, embaixo e atrás da geladeira, do fogão e verifique as gavetas e armários em busca de restos de comida. O mesmo vale para os móveis e objetos dos outros cômodos da sua residência.

Descuido com o lixo

de onde vêm as baratas do lixo

O acúmulo de lixo em casa é um dos fatores que mais atrai as baratas. Saiba que se você jogar o lixo fora todas as noites, você vai deixar a sua cada menos atrativa para as baratas!

Garanta que seus cestos de lixo não fiquem cheios e esvazie eles com frequência (pelo menos uma vez ao dia), para evitar cheiro que atrai baratas. 🪳

Sobre sacos de lixo, mesmo que amarrados, não deixe dentro de casa por muito tempo. Para facilitar, você pode ter um lixo exclusivo para orgânicos (alimentos, folhas etc).

E lembre de sempre higienizar o local onde as lixeiras ficam e também dentro das próprias lixeiras. 💪

Vazamentos e goteiras

Como eliminar baratas consertando vazamentos

A umidade ocasionada por vazamentos e pias não muito secas, por exemplo, atrai as baratas de esgoto que todos têm pavor.

Fique atento à esses pontos para não atrair baratas por conta da umidade:

👉 Não deixe que a água permaneça por muito tempo em plantas ou tigelas para pets.

👉 Pendure toalhas e tapetes molhados para secar após o uso. Outra boa é manter as esponjas de cozinha secas e fora do balcão.

👉 Remova qualquer água parada na sua casa, verificando os canos e consertando qualquer vazamento.

👉 Use calafetar nas lacunas ao redor das áreas da pia e da banheira para manter a água fora das paredes.

👉 Procure fechar bem as torneiras e chuveiros da sua casa para não atrair as baratas.

Facilidade em encontrar abrigo

Como espantar baratas retirando seus abrigos

Se você fornecer água, comida e também, abrigo para as baratas, você está praticamente pedindo para ter uma infestação de baratas em casa. 😰

Quando elas tem um local para se proteger atrás ou embaixo de um eletrodoméstico, elas farão um ninho nesse local.