Neste artigo, vamos falar sobre uma praga muito comum e indesejada em nossas casas: a barata francesinha. Confira agora tudo sobre como acabar com infestação de baratas francesinhas!

🪳 A barata francesinha (Blattella germanica), também conhecida como barata alemã, barata paulista e barata germânica, é uma das espécies mais encontradas no Rio de Janeiro. Mas, afinal, como acabar com infestação de baratas francesinhas de uma vez por todas?

Neste artigo, vamos compartilhar todas dicas de nossos especialistas sobre como acabar com as baratas francesinhas de forma eficaz e segura.

Vamos nessa! 😊

Como é a barata francesinha?

Como acabar com infestação de baratas francesinhas

Se você viu baratas por aí mas está na dúvida se são baratinhas francesas ou não, vamos te ensinar agora a identificá-la de forma fácil. 🔍 Continue a leitura!

  • As baratas francesinhas são pequenas, medindo cerca de 1,5 cm a 2,5 cm de comprimento.
  • Possuem coloração clara, variando de marrom claro a amarelado.
  • Seu corpo é achatado, meio ovalado.
  • Tem antenas longas e finas, que são quase do mesmo comprimento que o próprio corpo.
  • Também possuem duas faixas longitudinais escuras que correm ao longo do dorso (parte superior) do corpo, começando na cabeça e se estendendo até a parte de trás do abdômen.
  • Tem asas completamente desenvolvidas, mas não voam.

O que a barata francesinha come?

Como acabar com infestação de baratas francesinhas

Dentro das casas, a barata francesinha gosta de comer restos de comida, frutas, legumes, grãos, açúcar, doces e alimentos processados. Mas infelizmente, ela não para por aí! 😒

Além de restos de comida, a barata alemã pode se alimentar de quase tudo o que encontrarem em sua busca por fontes de alimento. Confira alguns exemplos:

➡️ Produtos à base de amido: pães, massas, cereais, bolachas, biscoitos, batatas e arroz são boas fontes de energia para baratas.

➡️ Materiais orgânicos diversos: além de alimentos, as baratas francesinhas também podem se alimentar de papel, tecidos, papelão, produtos à base de cola, couro e até mesmo fezes de animais.

➡️ Restos de plantas: em ambientes externos, as baratas francesinhas podem se alimentar de folhas, flores, sementes e outros resíduos vegetais. Elas também podem danificar plantas em vasos se encontrarem acesso a elas.

⚠️ Cuidado: barata francesinha transmite doença

Como acabar com infestação de baratas francesinhas

A barata francesinha é conhecida por ser um vetor potencial de doenças e pode contribuir para a disseminação de patógenos prejudiciais, apresentando riscos à saúde humana.

Essas baratinhas francesas frequente entram em contato com áreas contaminadas, como lixo, esgotos e materiais em decomposição. Então, quando elas entram nas casas, podem acabar transportando bactérias, vírus e parasitas em seus corpos ou patas.

De onde vem a barata francesinha?

Caixas, sacos e embalagens de produtos transportados de um lugar para outro são os lugares favoritos das baratas francesinhas se esconderem para entrar na sua casa. 📦

Se você trouxer objetos para casa que estiveram em áreas infestadas, como caixas de papelão do supermercado ou de encomendas, pode inadvertidamente trazer baratas ou seus ovos junto com esses itens.

Além disso, se a sua família mora em uma área onde as baratinhas francesas são comuns e seus vizinhos têm infestações, pode ser mais provável que essas pragas acabem aparecendo em sua casa também. 😕

Inclusive, as baratas podem entrar em sua casa através de aberturas externas, como rachaduras nas paredes, janelas mal vedadas, portas desgastadas ou rachaduras no chão.

O que faz aparecer barata francesinha?

Como acabar com infestação de baratas francesinhas

A presença de baratas francesinhas em casas pode ser atribuída a diversos fatores. Por exemplo, mudanças climáticas levam as baratas a procurarem abrigo dentro de residências e quando encontram ambientes repletos de sujeira, ficam ainda mais propensas a aparecer e se proliferar.

Saiba que se você deixa alimentos não armazenados adequadamente, migalhas ou água parada em pias ou banheiros, isso pode atrair baratas. Saiba mais a seguir! 👇

Como acabar com infestação de baratas francesinhas
Como acabar com infestação de baratas francesinhas

O que atrai barata francesinha?

Água: Baratas precisam de água para sobreviver, e locais úmidos, como áreas de vazamentos, ralos e pias pingando, são atraentes para elas. 💧

Alimentos expostos: Qualquer alimento não armazenado adequadamente é um ímã para baratas.

Cheiros e odores: Alguns odores específicos, como o odor de alimentos em decomposição ou graxa, podem atrair baratas.

Abrigo e calor: As baratas são criaturas noturnas e se escondem durante o dia, buscando locais escuros, quentes e protegidos. No verão, quando faz mais calor, é quando elas ficam mais ativas. ☀️

Materiais orgânicos em decomposição: Baratas também se alimentam de materiais em decomposição. Portanto, áreas onde esses materiais estejam presentes podem atrair baratas.

Onde as baratas francesinhas se escondem?

Elas preferem fazer seus ninhos dentro da nossa casa, sempre próximos as fontes de alimento. 😰 Devido a sua grande capacidade de adaptação a diferentes ambientes, a barata alemã é especialmente atraída por locais quentes e úmidos, como cozinhas, banheiros e despensas.

Em casas, as baratas francesinhas gostam de se esconder em:

  • móveis
  • rachaduras
  • dentro de buracos em armários
  • dentro dos eletrodomésticos ou eletrônicos em geral

Por que aparece baratinhas na cozinha?

A cozinha é o local onde a comida é preparada e armazenada, tornando-se um lugar natural para a baratinha de cozinha procurar por alimento.

Restos de comida que não foram adequadamente limpos, migalhas, resíduos acumulados em áreas da cozinha e comida mal armazenada podem atrair baratas. 🍰 Toda essa disponibilidade de alimento é o que facilita sua sobrevivência e reprodução.

A cozinha também oferece vários locais de abrigo para as baratas francesinhas, como rodapés, atrás de eletrodomésticos, gavetas, armários e outras áreas escuras e inacessíveis.