#25AnosInsectControl®

#25AnosInsectControl®

Desde 1998 protegendo os lares no RJ

Desde 1998 protegendo lares no RJ

Cocô de Barata x Cocô de Rato: Aprenda a identificar (com imagens)

coco de barata

“É cocô de barata ou cocô de rato?” Hoje você vai aprender a identificar as fezes dessas pragas terríveis!

Separamos algumas imagens das fezes de cada espécie de barata e de cada espécie de rato. E também, vamos te ensinar umas coisinhas para você entender a diferença entre fezes de baratas e fezes de ratos de uma vez por todas. Vamos lá! 😉

Primeiramente, por que você deve procurar por fezes de baratas?

Foi demonstrado que as fezes de baratas aumentam a ocorrência e a gravidade da asma e são até reconhecidas como desencadeantes da asma.

As fezes também potenciam o odor de mofo revelador de uma infestação de baratas. Além disso, você não quer que seus filhos e animais de estimação entrem em contato com cocô de barata, não é verdade? 😬

Mas se você ainda precisa de um motivo, saiba que ignorar as fezes atrairá mais baratas. Há um feromônio de agregação nas fezes das baratas. Isso funciona como um farol de convocação para outras baratas, chamando-as para se reunirem.

Nossos profissionais usam esse conhecimento a nosso favor. Eles colocam as iscas em áreas estratégicas perto das fezes das baratas para que mais baratas entrem em contato com o veneno. Quanto mais elas respondem ao feromônio atrativo natural deixado por outras baratas, mais elas morrem. 😎

Como são as fezes das baratas?

Como já sabemos, existem diversas espécies de baratas, porém, as espécies mais comuns no Rio de Janeiro são as baratas francesinhas e baratas de esgoto.

Fezes de baratas são fáceis de detectar, é uma das formas mais comuns de identificar infestações de baratas. Baratas deixam para trás fezes marrons ou pretas (dependendo da espécie) que variam em aparência de grãos de café grossos a pimenta-do-reino moída. Dizem até que também parece com chocolate granulado!

Vamos te mostrar qual é a diferença das fezes de cada espécie! 😊

Fezes de baratas francesinhas

Fezes de baratas francesinha

As fezes de baratas francesinhas são muito pequenas, como um granulado preto.

Podem haver dezenas de fezes de baratas juntas, dependendo do tamanho da infestação. Procure pelos cantos da casa, principalmente próximo à rodapés e embaixo de armários da cozinha, banheiros e área de serviço.

Encontrar cocô de barata em casa é sinal de infestação ativa. ⚠️

Fezes de baratas de esgoto

Fezes de barata de esgoto

Já o cocô das baratas de esgoto são um pouco maiores e possuem forma de um cilindro com as pontas circulares. As fezes dessa espécie podem ser encontradas na cozinha e pelo quintal.

Procure pelos cantos de toda a sua casa. Como a barata de esgoto é uma praga invasora (não fazem ninhos dentro das casas), procure pelos cocôs de baratas também no quintal, perto de entulhos e lixeiras.

Qual a cor do cocô de baratas? As fezes das duas espécies de baratas citadas possuem cor preta, marrom claro ou marrom escuro. 👍

Onde procurar pelas fezes de baratas?

Excrementos de baratas são encontrados em todos os lugares onde as baratas são encontradas. Se você viu uma correndo atrás de uma foto na parede ou debaixo da cama, provavelmente encontrará fezes lá também. 😅

Lugares comuns para encontrar cocôs de baratas incluem:

• Nos cantos dos quartos e ao longo dos rodapés;

• Cercadinhos infantis, baús de brinquedos e qualquer outra coisa que os dedinhos pegajosos possam tocar;

• Em cima de prateleiras, armários, portas e objetos altos que deem passagem oculta;

• Dentro de gavetas, despensas, armários e outras áreas de armazenamento de alimentos;

• Embaixo e atrás de geladeiras, fogões, lavadoras, secadoras e pias;

• Em áreas de armazenamento, especialmente com materiais de armazenamento orgânico, como caixas de papelão e papéis;

• Quaisquer rachaduras ou aberturas nos pisos, paredes ou estrutura em geral.

Cuidados importantes:

Ao encontrar fezes de barata em casa, é importante ter cuidados para evitar a exposição a possíveis doenças e alergias que elas podem transmitir.

Primeiramente, é importante usar luvas de proteção e uma máscara para evitar o contato direto com as fezes, uma vez que elas podem conter vírus e bactérias. 😷

Em seguida, faça uma limpeza minuciosa do local onde as fezes foram encontradas. Utilize água e sabão para limpar a superfície e, em seguida, aplique uma solução de água sanitária para desinfetar o local. Deixe a solução agir por pelo menos 30 minutos antes de enxaguar com água limpa.

🪳Também é necessário verificar se há outras evidências de infestação de baratas na casa e adotar medidas de controle adequadas para evitar que o problema se torne recorrente, ok?

Como são as fezes de ratos?

Existem 3 espécies de ratos que são consideradas pragas urbanas aqui no Rio de Janeiro: camundongos, ratazanas e ratos de telhado. 🐀

Seja qual for o caso, saiba que as fezes de ratos contêm patógenos que podem se espalhar para nós, humanos. A Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD) recomenda ter cuidado dobrado ao manusear e descartar as fezes desses roedores.

Na imagem abaixo, você pode ver a diferença entre fezes de ratos de cada espécie:

Fezes de rato

Como mostramos na imagem acima, fezes de ratos são maiores, mais irregulares e mais pontiagudas do que as de baratas.

Elas podem aparecer em todos os locais que os ratos circulam e também, nos seus esconderijos. Sempre procure nos cantos das paredes, embaixo e em cima de armários e também, da geladeira.

Outro local que você pode ficar atento com fezes de ratos é próximo da ração do seu pet e nos cantos do quintal, principalmente se estiver lidando com ratazanas. 👀

Fezes de rato transmite doença?

Sim, a Hantavirose, por exemplo, pode ser transmitida por meio das fezes, urina e saliva de roedores infectados.

A doença é causada pelo vírus Hantaan e pode levar a uma infecção pulmonar grave conhecida como Síndrome Pulmonar por Hantavírus (SPH), que pode ser fatal em alguns casos.

É importante lembrar que a hantavirose não é transmitida de pessoa para pessoa, apenas através do contato com as secreções dos roedores infectados. Por isso, é fundamental tomar medidas preventivas para evitar a exposição às fezes de rato.

Qual é a diferença entre fezes de baratas x fezes de ratos?

Baratas francesinhas deixam os menores excrementos para trás. Baratas de esgoto deixam fezes sólidas em forma de cilindro (podem chegar no tamanho de um grão de arroz).

Os excrementos das baratas de esgoto têm sulcos ao longo das fezes, de ponta a ponta.

Essas saliências vão te ajudar a diferenciar fezes de baratas das fezes de ratos, que não têm sulcos. Cocô de ratos são um pouco maiores e geralmente têm pelos curtos. 👍

O que fazer com as fezes dessas pragas?

Confira abaixo as principais ações que você deve realizar 👇

Ventile bem o ambiente: Ao mexer nas fezes de rato ou fezes de barata, é possível que sejam levantadas partículas de poeira que possam estar contaminadas. Por isso, deixe o ambiente bem ventilado para evitar a inalação dessas partículas.

Descarte as fezes em local adequado: Depois de limpar as fezes, é importante descartá-las em um local adequado, de preferência em um saco plástico bem fechado.

Cuide dos seus animais de estimação: É preciso tomar cuidados especiais com animais de estimação em casa, principalmente se houver uma infestação de ratos.

🚨 Portanto, é necessário manter os pets longe das áreas onde houveram sinais de infestação e das fezes. Além disso, mantenha as tigelas de água e comida dos pets limpas e bem protegidas, para evitar que os ratos e as baratas sejam atraídos pela comida.

E claro, sempre bom reforçar o que falamos anteriormente: Use luvas e máscara de proteção e faça a limpeza do local de forma adequada.

⚠️ Lembre-se:

Se você já se deparou com fezes de baratas ou fezes de ratos em casa, não deixe de contatar uma empresa de dedetização profissional para garantir que o problema seja resolvido de forma segura e eficaz.

Saiba que você pode contar com a InsectControl! Temos a melhor avaliação do Rio de Janeiro, resultados 100% garantidos e preços super acessíveis. 🤝

Peça aqui seu orçamento grátis

Fale com a melhor equipe de atendimento do RJ e resolva seu problema com pragas de uma vez por todas. 💪

 

É muito fácil dedetizar com a gente! ❤

Dedetização limpa, sem cheiro e sem precisar sair de casa. E claro, com o melhor atendimento do RJ. 💪

Peça aqui seu orçamento grátis

Fale com a melhor equipe de atendimento
do RJ e resolva seu problema com pragas
de uma vez por todas. 💪

Fale com a melhor equipe de atendimento do RJ e resolva seu problema com pragas de uma vez por todas. 💪

 

Aprenda mais sobre as baratas

Aprenda mais
sobre as baratas

Confira mais conteúdos que os nossos especialistas prepararam para você:

2024-02-27T15:56:43-03:0030 de maio de 2017|

Peça aqui seu orçamento rápido e grátis

Conheça a melhor equipe de atendimento do Rio de Janeiro! 🥇

ou ligue 21 3418-2595

Peça aqui seu orçamento rápido e grátis

Conheça a melhor equipe de atendimento do Rio de Janeiro! 🥇

ou ligue 21 3418-2595

Ir ao Topo