Se você ainda tem dúvidas sobre se as barata transmite doenças e quais são as principais, hoje você vai entender tudo. Confira esse super conteúdo que nossos especialistas elaboraram!

Para quem está se perguntando se barata transmite doenças, saiba que a resposta é: indiretamente, sim! 🥵

As baratas são insetos que causam repulsa em muitas pessoas, e por boas razões. Além de serem consideradas pragas urbanas, elas também são conhecidas por causarem doenças e alergias. Salmonela, e-coli, febre tifoide, hepatite A e disenteria são alguns exemplos.

Neste artigo, vamos explorar esse assunto e descobrir as melhores formas de prevenção!

Como a barata transmite doenças aos humanos?

Barata transmite doenças

Em primeiro lugar, é importante entender que as baratas podem ser portadoras de vários tipos de bactérias, vírus e parasitas. Esses microrganismos podem ser encontrados em seu sistema digestivo, saliva, fezes e até mesmo em seus corpos. 🪳

Isso acontece pelo fato de que as baratas não fazerem distinção por onde andam e acabam entrando em contato direto com esgoto e lixo. Assim, a barata transmite doenças graves através do contato com a sua comida, bebida ou até mesmo pelo ar.

Essas enfermidades podem causar sintomas como diarreia, náusea, vômito, febre e dor abdominal. Em casos graves, elas podem levar a complicações graves e até mesmo à morte.

Além disso, as fezes das baratas também podem desencadear reações alérgicas em algumas pessoas. As proteínas presentes nas fezes das baratas podem causar sintomas como coceira, vermelhidão, inchaço e até mesmo dificuldade para respirar. 😳

Continue a leitura para saber mais sobre as 5 principais doenças causadas por baratas, incluindo as doenças causadas por baratas francesinhas. 👇

As 5 principais doenças transmitidas por baratas:

Tuberculose

Sim, a barata transmite doenças, incluindo a infecção mais mortal do mundo! 😱

Tuberculose é uma das piores doenças transmitidas por baratas, sendo uma doença bactericida que ataca principalmente os pulmões, rins, cérebro, ossos e outros.

Hepatite A

Barata transmite hepatite e essa também é uma das piores doenças transmitidas por baratas

A hepatite A é uma doença viral que ataca o fígado e tem sua principal forma de transmissão através da ingestão de água ou alimento infectado com fezes.

Salmonela

Mais uma das doenças causadas por baratas. Sua transmissão se dá pela ingestão de alimentos infectados, geralmente alimentos de origem animal: ovo, leite, carnes brancas e vermelhas.

Febre tifóide

É uma doença contagiosa que infelizmente pode levar ao óbito.

Sua transmissão ocorre pela boca, tanto pela ingestão de alimentos e líquidos infectados, como pelo contato direto com saliva de um portador.

A doença é mais comum em locais sem tratamento de água e esgoto adequado.

Difteria

Mais conhecida como doença da barata, a doença ataca as vias respiratórias, amígdalas, laringe, faringe, traqueia, brônquios, pele e nariz.

Existem pouquíssimos casos no Brasil por ano, é uma doença cada vez mais rara e por isso não podemos esquecer que a barata transmite doenças como essa.

Como você pode contrair doenças transmitidas por baratas?

Barata transmite doenças

A barata transmite doenças de várias formas. Agora você vai aprender as principais formas de transmissão para você ficar mais preparado e tomar mais cuidado com as baratas, vamos lá! 😉

Contato com itens contaminados

Tendo contato com itens contaminados por fezes, saliva, asas, urina ou vômito de baratas e posteriormente, leva-los a sua boca ou olhos sem notar. 🤢

À partir do momento que elas se instalarem na sua casa, existe grande chance delas terem algum tipo de contato com a sua comida, portanto é preciso ter muito cuidado e reagir ao primeiro sinal de infestação.

Ingestão de líquidos ou alimentos

Caso ocorra a infecção de alimentos ou líquidos, que tiveram contato direto com baratas e você ingerir o alimento sem notar, pode ocorrer a transmissão de doenças de baratas além de reações alérgicas e infecções.

Pelo ar

Você pode pegar doenças através da inalação de ar infectado com proteínas presentes nas fezes e, salivas das baratas. Isso ocorre geralmente em casos de infestações em estado bem avançado, e principalmente em locais que são fechados.

Como se prevenir da doença da barata?

A melhor maneira de evitar esses problemas é manter uma boa higiene em casa.

Limpeza regular, lavagem das mãos e o armazenamento correto dos alimentos são fundamentais para diminuir as chances das baratas de terem acesso a áreas onde possam deixar patógenos.

Também é importante garantir que todas as rachaduras, buracos e outras áreas onde as baratas possam entrar em casa sejam vedados para evitar sua entrada, combinado? 👍

É possível ter alergia a barata?

Barata transmite doenças

Sim, é possível que uma pessoa tenha alergia a barata (e isso não é tão raro quanto você imagina).

Da mesma forma que uma pessoa pode ter alergia a ácaros, pelos de animais, poeira e mofo, também é possível ter alergia a barata. Porém, quem tem alergia ao ácaro, por exemplo, pode não ter a barata e vice e versa.

Inclusive, a alergia a barata é uma condição médica bem documentada. 📝

Mas afinal, como é possível desencadear uma alergia a barata?

Barata transmite doenças

Basicamente, as baratas produzem partículas microscópicas de fezes, saliva e cascas que ao se espalharem pelo ar, podem desencadear reações alérgicas em pessoas sensíveis.

Esses alérgenos podem ser inalados ou entrar em contato com a pele, resultando em uma variedade de sintomas desconfortáveis.

Ah, e a barata nem precisa estar viva para dar alergia. Se ela já morreu, as partículas do seu exoesqueleto podem ficar flutuando no ar.

É o que o Sérgio Bocalini, o biólogo e vice-presidente da Associação dos Controladores de Pragas Urbanas, diz. Ele fala que, dependendo do ambiente que elas morrem, o corpo da barata vai se decompondo e se junta com a poeira do local.

O médico alergista e especialista da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, Martti Anton Antila, acrescenta que, devido ao clima tropical do Brasil, as partículas de baratas são bem abundantes na poeira das casas.

🚨 Atenção: baratas em casa pioram a asma

Barata transmite doenças

A pior parte é que a alergia a barata pode desempenhar um papel significativo no agravamento dos sintomas de asma em pessoas predispostas.

Ao serem inalados, os alérgenos desencadeiam uma resposta inflamatória nas vias respiratórias. Isso pode levar a um estreitamento das vias aéreas, resultando no aumento da frequência e da gravidade dos ataques de falta de ar.

Segundo estudos da Universidade Federal de Pernambuco, a incidência de asma em pessoas que moram em residências com baratas é três vezes maior, em comparação aos moradores de casas onde não há o inseto. 🤯

Outro estudo, publicado no periódico Allergy em 2017, examinou a relação entre a sensibilização a alérgenos de baratas e o risco de desenvolver asma em crianças em idade escolar.

Foi concluído que alérgenos de baratas podem sim desencadear sintomas de asma em crianças, contribuindo para a progressão e agravamento da doença ao longo do tempo.

Porém, é importante ressaltar que a alergia a barata não é um motivo estritamente ligado à asma, ok? Ou seja, não podemos afirmar que um indivíduo que possui alergia a barata necessariamente apresenta asma.

Quais são os sintomas de alergia a barata?