#25AnosInsectControl¬ģ

#25AnosInsectControl¬ģ

Desde 1998 protegendo o seu lar

Desde 1998 protegendo o seu lar

Ovos de barata, ooteca, filhotes… descubra o que fazer se encontrar na sua casa!

  • Entenda tudo sobre o ciclo de vida e ovos de baratas

Voc√™ acha que encontrou ovos de barata na sua casa e est√° na d√ļvida sobre o que deve ser feito? Esse artigo √© para voc√™!

Voc√™ j√° deve ter ouvido falar que as baratas s√£o criaturas resistentes e capazes de se multiplicar rapidamente. ūü™≥

Pois quando se trata de pragas urbanas, é fundamental conhecer seus hábitos e características para tomar medidas eficazes no controle.

Neste artigo, vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre os ovos de barata, como identificá-los, como achar ninho de barata e o que fazer caso você encontre esses indesejáveis visitantes em sua casa.

Vamos responder estas d√ļvidas e tamb√©m explicar tudo sobre o ciclo de vida das baratas. ūüėČ Ent√£o, vamos l√°!

Como funciona o ciclo de vida das baratas?

Existem diversos tipos de baratas, mas duas comuns encontradas no Rio de Janeiro s√£o a barata francesinha e a barata de esgoto.

A barata francesinha é menor, medindo cerca de 1,5 cm a 2,5 cm, e possui uma coloração clara, com tonalidades de marrom claro a amarelado. Ela costuma ser encontrada em ambientes mais limpos.

J√° a barata de esgoto √© maior, podendo chegar a 5 cm de comprimento, e possui uma colora√ß√£o mais escura, geralmente marrom-avermelhada. Ela √© atra√≠da por locais √ļmidos e sujos, como ralos e esgotos. ūü•ī

Sobre o ciclo de vida, elas possuem apenas 3 fases: Ovos de barata (ooteca), ninfa e adulta.

Como identificar ovos de barata

Os ovos de barata são conhecidos como ootecas e têm uma aparência característica. São pequenas cápsulas em formato de saco, de cor marrom a marrom escuro.

As ootecas são depositadas em locais protegidos e seguros, onde as baratas acreditam que seus filhotes terão uma melhor chance de sobrevivência.

ūüö® √Č importante lembrar que, ao encontrar uma ooteca, √© um sinal de que voc√™ pode ter uma infesta√ß√£o de baratas em sua casa.

A seguir, vamos te explicar como funciona e como elas são em cada fase do ciclo de vida das baratas francesinhas e também das baratas de esgoto. Continue a leitura!

Baratas francesinhas

√Č aquela esp√©cie de barata que faz ninho dentro da resid√™ncia, bem pr√≥ximo a fonte de alimento, diferente da barata de esgoto que √© uma praga invasora.

Uma f√™mea √© capaz de produzir at√© 400 ovos por vida. O que faz com que filhotes de barata francesinha apare√ßam aos montes durante o ver√£o. Abaixo mostramos (com imagens) como elas s√£o em cada fase do seu ciclo de vida, da uma olhadinha. ūüĎá

Ovos (ootecas)

Ovos de barata francesinha

As baratas f√™meas fazem sua postura (ovos) atrav√©s de uma ooteca. √Č uma “c√°psula” de cor marrom, que cont√©m cerca de 30 ovos. Medem aproximadamente 7mm.

S√£o muito resistentes e por isso, podem sobreviver a condi√ß√Ķes severas. A f√™mea carrega a ooteca que fica colada ao seu abd√īmen por cerca de dois dias. ūüďÜ

E depois, ocorrer√° a postura dos ovos da barata (ooteca) em um local escondido e protegido. Em alguns dias os ovos eclodir√£o em ninfas jovens (“baratas filhotes”).

Ninfas

Filhote de barata francesinha

As ninfas emergem da ooteca como baratas filhotes. Elas começam a ficar com um tom de marrom mais escuro com o tempo com linhas paralelas bem visíveis. Ninfas não são capazes de se reproduzir.

Fazem diversas mudas, cerca de seis vezes, at√© chegarem a fase adulta. Ninfas de baratas vivem cerca de 100 dias, dependendo das condi√ß√Ķes oferecidas pelo ambiente.

Adultas

barata alem√£

Depois da √ļltima muda das ninfas, acaba a fase de filhote de barata e chega a fase das adultas.

Nesse est√°gio, as baratas medem cerca de 15mm e possuem asas. Por√©m n√£o voam. Possuem tamb√©m duas listras em sua cabe√ßa, assim conseguimos diferenciar a barata francesinha da barata de esgoto. ūüĎĆ

São insetos de hábitos noturnos, se escondem durante o dia e saem em busca de alimento à noite.

Baratas de esgoto

Elas preferem se abrigar na sua rede de esgoto, na rede de esgoto do condomínio ou até mesmo na do vizinho. São pragas invasoras! Entram na sua casa pela grande fonte de alimento e água.

Baratas de esgoto adultas podem viver at√© cerca de 1 ano. Uma √ļnica f√™mea √© capaz de produzir cerca de 150 ovos por vida. ūüė®

Ovos (ootecas)

Ovos de barata de esgoto

Bem parecida com a barata francesinha, depois de cerca de 5 dias após acasalar, as fêmeas produzem uma cápsula chamada ooteca. Com uma coloração mais escura, cada ooteca contém cerca de 15 ovos.

Depois de carregar a ooteca no seu abd√īmen por at√© alguns dias, a f√™mea os deposita em um local seguro e protegido.

A f√™mea colocar√° um pouco de saliva e a ooteca ficar√° aderida a superf√≠cie onde foi colocada. Os ovinhos de barata eclodir√£o em ninfas entre 24 e 38 dias, dependendo das condi√ß√Ķes do ambiente.

Ninfas

Filhote de barata de esgoto

Depois de eclodirem os ovos, chega a fase de ninfa. As ninfas jovens v√£o sofrer uma metamorfose, onde ir√£o fazer diversas mudas, para “trocar” seu exoesqueleto.

Ocorrer√£o entre 10 e 13 mudas neste processo. A cada muda, as ninfas se tornar√£o mais parecidas com as baratas adultas. Este processo pode durar entre 6 meses e 1 ano.

Adultas

barata de esgoto

Depois de sofrer a √ļltima muda, a ninfa se tornar√° uma barata adulta. Passam a possuir asas e capacidades reprodutivas.

Diferentemente das baratas francesinhas, as baratas de esgoto voam. E também são maiores que as francesinhas, medindo entre 3 e 4,5 cm.

Onde as baratas botam ovos e como achar ninho de barata?

As baratas preferem locais quentes, √ļmidos e escuros para botar seus ovos. Alguns dos poss√≠veis esconderijos incluem frestas e rachaduras nas paredes, atr√°s de m√≥veis, em arm√°rios, embaixo de pias e fog√Ķes, al√©m de tubula√ß√Ķes e encanamentos.

Se voc√™ suspeitar de uma infesta√ß√£o, √© importante verificar esses locais em sua casa. ūüĎÄ

E o que fazer ao encontrar um ovo de barata?

Se voc√™ encontrar uma ooteca ou suspeitar da presen√ßa de ovos de barata em sua casa, √© fundamental agir rapidamente para evitar uma infesta√ß√£o. ūüŹÉ‚Äć‚ôÄÔłŹ

Primeiramente, realize uma limpeza minuciosa, eliminando qualquer sujeira, restos de comida e possíveis abrigos para as baratas.

Remover as ootecas manualmente pode ser uma op√ß√£o, mas √© necess√°rio tomar cuidado para n√£o esmagar os ovos e espalhar as ninfas pela casa. Utilizar luvas de prote√ß√£o e um recipiente herm√©tico para coletar e descartar os ovos √© uma boa ideia. ūüߧ

Como acabar com filhotes de barata

Onde tem filhote de barata tem ninho? Infelizmente, sim. A presença de filhotes de barata é um indício de que há um ninho próximo.

Os filhotes n√£o se afastam muito de suas ootecas, especialmente nas fases iniciais de seu desenvolvimento. Portanto, √© fundamental localizar e eliminar o ninho para interromper o ciclo reprodutivo e controlar a infesta√ß√£o. ūüĎć

Mas para eliminar as baratas, é necessário atacar o problema em diferentes frentes. Além da limpeza rigorosa e destruição das ootecas, é importante utilizar métodos de controle de pragas, como o uso de inseticidas específicos para baratas.

‚úÖN√£o deixe de seguir as instru√ß√Ķes do produto e, se necess√°rio, conte com a ajuda de uma empresa de dedetiza√ß√£o para um controle mais eficaz.

Tamb√©m √© necess√°rio adotar medidas preventivas para evitar o ac√ļmulo de ovos e filhotes de baratas:

Mantenha a casa limpa, evite o ac√ļmulo de lixo, tampe ralos e aberturas com telas protetoras, e mantenha alimentos armazenados em recipientes fechados. Ao eliminar as fontes de alimento e abrigo, voc√™ reduz as chances de uma infesta√ß√£o! ūüĎä

Como saber se chegou a hora de dedetizar e qual a melhor época para isso?

As baratas t√™m uma alta capacidade de reprodu√ß√£o e, dependendo das condi√ß√Ķes ambientais, seu ciclo de vida pode variar. No entanto, em geral, elas seguem um padr√£o de desenvolvimento.

‚ėÄÔłŹ Durante o ver√£o e a primavera, que s√£o per√≠odos mais quentes e √ļmidos, as baratas se reproduzem rapidamente. Nessa √©poca, √© comum que a atividade reprodutiva se intensifique, resultando em uma maior quantidade de ovos e filhotes.

ūüĆßÔłŹ No outono e no inverno, com temperaturas mais baixas, as baratas tendem a diminuir sua atividade reprodutiva. No entanto, isso n√£o significa que elas desapare√ßam completamente.

Essa é a melhor época de se prevenir com todas as alternativas possíveis! Isso porque as baratas são capazes de se adaptar e encontrar abrigos quentes em ambientes internos, como nossas casas, durante os meses mais frios.

Quanto à melhor hora para dedetizar, é importante considerar o estágio da infestação e a gravidade do problema.

Caso você esteja enfrentando uma infestação significativa de baratas, é aconselhável contatar uma empresa de dedetização assim que detectar os primeiros sinais.

ūüí° Inclusive, √© super v√°lido realizar dedetiza√ß√Ķes preventivas periodicamente, especialmente em locais com hist√≥rico de infesta√ß√Ķes anteriores ou propensos a atrair baratas.

Lembre-se: a dedetiza√ß√£o n√£o √© apenas uma solu√ß√£o tempor√°ria, mas sim um investimento a longo prazo para garantir a tranquilidade e o conforto em seu lar. ūü•į

Respondendo d√ļvidas comuns sobre ovos de barata:

Quantas baratas nascem de um ovo?

Cada ooteca pode conter dezenas de ovos, e o n√ļmero exato varia de acordo com a esp√©cie de barata.

A barata francesinha pode produzir at√© 5 ootecas durante sua vida, resultando em centenas de filhotes, enquanto a barata de esgoto pode gerar de 10 a 90 ootecas, totalizando milhares de filhotes. √Č f√°cil perceber como uma infesta√ß√£o pode se tornar um problema s√©rio rapidamente, n√©? ūü§Į

Quanto tempo um ovo de barata demora para eclodir?

Ap√≥s a forma√ß√£o da ooteca, os ovos de barata podem levar de 1 a 2 meses para eclodir. ūüėĪ Esse per√≠odo pode variar dependendo das condi√ß√Ķes ambientais, como temperatura e umidade.

Assim que os ovos eclodem, os filhotes de barata, chamados de ninfas (também conhecidas como larva de barata), emergem prontos para buscar abrigo e se alimentar.

Nesse est√°gio inicial, as “larvas de barata” s√£o pequenas e brancas, sem asas e ainda n√£o possuem a colora√ß√£o caracter√≠stica das baratas adultas.

Ovo de barata faz mal ou transmite doenças?

Embora os ovos de barata n√£o transmitam diretamente doen√ßas, a presen√ßa dessas pragas em sua casa pode representar um risco √† sa√ļde. ūüė∑

As baratas s√£o conhecidas por carregarem bact√©rias, v√≠rus, protozo√°rios e al√©rgenos, que podem contaminar alimentos e superf√≠cies, causando problemas como intoxica√ß√Ķes alimentares e alergias. Al√©m disso, a presen√ßa de baratas tamb√©m pode afetar a qualidade do ar em ambientes internos.

‚ö†ÔłŹ Lembre-se:

Se as baratas continuarem aparecendo mesmo com as dicas desse post, o indicado é você contatar uma empresa especializada em controle de pragas, ok?

Saiba que voc√™ pode contar com a InsectControl! Temos a melhor avalia√ß√£o do Rio de Janeiro, resultados 100% garantidos e pre√ßos super acess√≠veis. ūü§Ě

Conheça a nossa dedetização de baratas

Dedetização de baratas com resultados 100% garantidos e preços justos de verdade, é só na Insect.

Conheça a nossa dedetização de baratas

Dedetização de baratas com resultados 100% garantidos e preços justos de verdade, é só na Insect.

Aprenda mais
sobre as baratas

Aprenda mais
sobre as baratas

Confira mais conte√ļdos que os nossos especialistas prepararam para voc√™:

2023-08-21T09:57:12-03:0028 de junho de 2017|

Peça aqui seu orçamento rápido e grátis

Conhe√ßa a melhor equipe de atendimento do Rio de Janeiro! ūü•á

Peça aqui seu orçamento rápido e grátis

Conhe√ßa a melhor equipe de atendimento do Rio de Janeiro! ūü•á

Ir ao Topo