Viu algum filhote de barata e ainda não sabe se tem ninho de barata em casa? 👀 Então, esse artigo é para você!

Se tem algo que ninguém deseja encontrar em sua casa é um ninho de barata, né? Esses insetos indesejados podem se esconder nos lugares mais inimagináveis e gerar diversas complicações.

Pensando nisso, os especialistas da InsectControl reuniram dicas valiosas para você entender como acabar com ninho de barata. Confira! 🤩

Como são os ninho de barata?

Um ninho de barata é onde esses insetos se abrigam, reproduzem e multiplicam. As baratas geralmente constroem seus ninhos com uma mistura de fezes, detritos e materiais que encontram em seu ambiente. Isso resulta em uma estrutura irregular e suja. 🤢

Geralmente, são encontrados em locais escuros, úmidos e quentes. Então, fique atento (a) a qualquer lugar onde a sujeira e a umidade se acumulam, pois essas são as áreas favoritas das baratas.

Agora, vamos entender como é um ninho de barata francesinha e de barata de esgoto?! 👇

Ninho de barata francesinha

Ninho de barata

A barata francesinha é a mais provável de aparecer na sua casa. 🪳 Ela é uma barata pequena, menor do que algumas outras espécies comuns, o que significa que seus ninhos também tendem a ser mais compactos.

O ninho de barata francesinha costuma ser encontrado em locais apertados e escondidos, muitas vezes próximos a fontes de alimento e água.

Procure em rachaduras nas paredes, frestas de móveis, rodapés soltos, atrás de armários, gavetas e até mesmo atrás de quadros nas paredes.

Eles também podem se abrigar em encanamentos e tubulações. E pra piorar, você também pode encontrar o ninho de barata francesinha dentro de eletrodomésticos, como fogões e geladeiras. 😱

Ninho de barata
Ninho de barata

Ninho de barata de esgoto

Ninho de barata

Baratas de esgoto são pragas invasoras que amam ambientes úmidos e gordurosos. Isso quer dizer que elas só entram nas nossas casas quando estão em busca de alimentos e água.

Essas baratas costumam ficar na sua rede de esgoto, ou na rede de esgoto do condomínio e até mesmo no seu vizinho. 😰

Seus ninhos também são frequentemente encontrados em ralos, tubulações de esgoto e áreas similares.

Além disso, os ninhos de barata de esgoto podem variar em tamanho, dependendo das condições do local. Em algumas situações, podem ser bastante grandes e abrigar várias gerações de baratas.

As baratas de esgoto são mais ativas durante a noite. 🌙 Se você observar baratas saindo de ralos e tubulações à noite, isso pode indicar a presença de um ninho nas proximidades.

O que fazer se encontrar baratas no ralo do banheiro?

Ninho de barata

Afinal, como acabar com ninho de barata?

Para se livrar das baratas no ralo do banheiro, comece mantendo os ralos limpos e secos.

Use uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre para limpar o ralo regularmente. Isso ajuda a remover os resíduos que atraem as baratas.

🧂 E se agora você estiver na dúvida se sal no ralo espanta barata, a resposta é NÃO. Apesar de ser um método popular, o sal não é necessariamente a melhor solução para afastar as baratas do ralo.

Embora exista a possibilidade do sal no ralo espantar barata, ele só afetará uma pequena parcela de insetos e em um curto período de tempo. Ou seja, ele não resolverá o problema do ninho.

É mais eficaz adotar medidas de higiene e, se necessário, recorrer a tratamentos profissionais. 😉

Afinal, o que jogar no ralo para matar baratas?

Ninho de barata

Jogar substâncias no ralo para matar baratas pode ser uma abordagem tentadora, mas é importante entender que esses métodos podem não ser eficazes contra um ninho estabelecido. 🚨

Vamos explicar algumas práticas comuns que pessoas realizam pensando em como acabar com ninho de barata:

Água fervente: Despejar água quente no ralo é uma medida comum, porém não é garantido que irá matar todas as baratas. Algumas podem escapar para áreas mais seguras dentro dos canos.

Detergente: Alguns recomendam usar uma mistura de detergente com água para matar baratas no ralo. O detergente pode quebrar a tensão superficial da água, fazendo com que as baratas se afoguem mais facilmente. Embora possa afetar algumas baratas, isso não é uma solução completa para acabar com um ninho.

Água sanitária: A água sanitária pode matar baratas em contato, mas a eficácia em eliminar um ninho inteiro é questionável.

Importante lembrar:

➡️ As baratas são resistentes e podem sobreviver em condições adversas.

➡️ Jogar substâncias no ralo pode não chegar ao ninho, onde a maioria das baratas está escondida.

➡️ Métodos caseiros podem ter eficácia limitada e não resolverão infestações significativas.

Além de serem uma praga desagradável, as baratas também podem transmitir doenças e causar reações alérgicas em algumas pessoas.

Para combater as baratas em casa, é recomendado contratar uma empresa especializada em dedetização, que irá saber como acabar com ninho de barata de forma eficaz.

Como saber se tem um ninho de barata?

Agora, vamos conferir as melhores formas de identificar se existe um ninho de barata na sua casa:

Fezes de barata

Fezes de baratas francesinha

As fezes de baratas francesinhas são como pequenos grãos pretos, parecidas com grãos de pimenta preta e variam do preto ao marrom.

No caso das baratas de esgoto, os excrementos são um pouco maiores e possuem uma forma cilíndrica com as pontas irregulares.

É comum existir ninho de barata dentro da porta, então procure por ele nos lambris de portas, como também nos cantos de paredes, rodapés ou próximo a rachaduras e frestas em paredes e no piso.

Ootecas

Ovos de barata francesinha

Você também pode encontrar ootecas de baratas vazias em locais escondidos próximos as fontes de alimento.

A ooteca da barata francesinha é nada mais que um cilindro marrom cheio de ovos de barata. Cada ooteca pode conter de 4 à 50 ovos em média, dependendo da espécie.

Pele de barata

Ninho de barata

Baratas trocam de pele diversas vezes enquanto estão se tornando adultas. Restos de pele de barata também podem ser encontrados próximos as fontes de alimento.

São vistos geralmente ao longo de rodapés, dentro e embaixo de móveis da cozinha.

Se você notar algum dos sinais acima, é importante tomar medidas imediatas para controlar as baratas em casa.

OBS: Cheiro de barata existe

Se houver um grande número de baratas em um cômodo, você conseguirá perceber um odor desagradável vindo de algum local escondido, quente e úmido.

O cheiro de barata é parecido com o cheiro de mofo, um cheiro azedo e enjoativo. 🤮

O odor das baratas em larga escala pode até afetar o sabor dos alimentos e causar reações alérgic