1) Algo com cheiro forte!
Gambás odeiam o cheiro de amônia, naftalina e alho.
Caso você queira usar amônia, despeja um pouquinho em uma lata fechada, coloque um pano dentro dela e deixe uma pontinha para fora em um buraco feito na tampa. O pano vai servir para dispersar o cheiro e afastar os gambás, e para funcionar bem, você deve colocar uma latinha em cada ponto que o gambá costuma passar.
Em relação à naftalina, é só espalhar em todos os lugares em que você acha que os gambás estão passando.
E para espantar gambás usando alho – é só amassar um dente de alho e deixar nos lugares que você não quer que os gambás passem.
3) Corte o acesso à comida dos gambás
Uma ótima forma de como fazer um gambá ir embora (se você deixa a ração do seu pet do lado de fora), é guardar a água e comida do seu pet dentro de casa ao escurecer. Gambás, como os ratos, são muito atraídos pela ração de animais domésticos.
• Nunca deixe comida para eles intencionalmente e mantenha as lixeiras bem fechadas;
• Limpe as churrasqueiras e caixas de gordura após cada uso.
• Evite ter alpiste em casa, porque os gambás adoram.
• Pegue frutas que caem de plantas ou árvores e alimente seus animais de estimação dentro de casa. Se isso não for possível, alimente seus pets no meio do dia. Pois, os gambás geralmente se tornam ativos depois que o sol se põe.
Esses animaizinhos são atraídos para as casas pela comida e abrigo, então, se você os alimenta, eles continuarão aparecendo sempre.
Para quem pergunta como afastar os gambás, uma das melhores maneiras é tirando todas as fontes de comida de vista.
4) Luzes ativadas por movimento
Os dispositivos ativados por movimento entram em ação quando qualquer coisa (não necessariamente um gambá) passa pelo sensor.
Coloque-os próximo à casa, na entrada, perto de árvores frutíferas e em qualquer outro ponto em que os gambás costumam aparecer. Quando ativado, é uma das melhores formas para afastar gambás.
5) Pelos de gato ou cachorro
Depois de pentear seu bichinho de estimação, guarde os pelos, coloque-os em saquinhos de tela e pendure-os ou, espalhe-os por onde o gambá circula.
Vai fazer com que os gambás evitem a área em que os pelos estão. Só o cheiro de um predador, já pode ser o suficiente para espantar os gambás.
Não deixe que seu cachorro ou gato espante os gambás por conta própria, eles podem brigar e sair machucados.
Gambás são animais que merecem ser protegidos e não há porque ter medo deles. As pessoas se assustam com os gambás por eles se parecerem com ratos, mas na verdade os gambás não são roedores, são marsupiais. É parecido mas eles não têm parentesco.