#25AnosInsectControl®

Desde 1998 protegendo os lares no RJ

#25AnosInsectControl®

Desde 1998 protegendo lares no RJ

Como espantar gambás: confira as 5 melhores estratégias

As melhores dicas para espantar gambás de uma vez por todas

Hora de aprender como espantar gambás (ou saruês, chame do que preferir)! 🙌

Gambás são animaizinhos selvagens que são muito comuns, não é mesmo? Eles são animais noturnos e solitários super tranquilos, mas podem ser um perigo para a saúde e se tornar agressivos, caso contraiam alguma doença. 😰

Esses saruês fazem bagunça se entrarem no seu lixo, comem a comida do seu animal de estimação e podem causar danos à sua casa. Às vezes, eles carregam germes e patógenos nocivos que causam doenças.

Saiba que: agredir ou matar gambás é crime ambiental. Por isso, preparamos esses métodos para você só espantar gambás para longe da sua casa sem os ferir, ok?

1) Algo com cheiro forte!

Como afastar gambás com amônia, naftalina e alho

Gambás odeiam o cheiro de amônia, naftalina e alho. 👌

Caso você queira usar amônia, despeja um pouquinho em uma lata fechada, coloque um pano dentro dela e deixe uma pontinha para fora em um buraco feito na tampa. O pano vai servir para dispersar o cheiro e afastar os gambás, e para funcionar bem, você deve colocar uma latinha em cada ponto que o gambá costuma passar.

Em relação à naftalina, é só espalhar em todos os lugares em que você acha que os gambás estão passando.

E para espantar gambás usando alho – é só amassar um dente de alho e deixar nos lugares que você não quer que os gambás passem. 💪

2) Faça barulho

barulho

Gambás são criaturas noturnas e preferem o silêncio. Se você quiser afugentá-los, faça barulho. Você pode colocar uma rádio perto de onde os gambás costumam aparecer, ou instalar um sino ou campainha na entrada da sua casa.

O que atrai baratas

3) Corte o acesso à comida dos gambás

Como afastar gambás com vetando alimentos

Uma ótima forma de como fazer um gambá ir embora (se você deixa a ração do seu pet do lado de fora), é guardar a água e comida do seu pet dentro de casa ao escurecer. Gambás, como os ratos, são muito atraídos pela ração de animais domésticos.

• Nunca deixe comida para eles intencionalmente e mantenha as lixeiras bem fechadas;

Limpe as churrasqueiras e caixas de gordura após cada uso.

• Evite ter alpiste em casa, porque os gambás adoram.

• Pegue frutas que caem de plantas ou árvores e alimente seus animais de estimação dentro de casa. Se isso não for possível, alimente seus pets no meio do dia. Pois, os gambás geralmente se tornam ativos depois que o sol se põe.

Esses animaizinhos são atraídos para as casas pela comida e abrigo, então, se você os alimenta, eles continuarão aparecendo sempre.

Para quem pergunta como afastar os gambás, uma das melhores maneiras é tirando todas as fontes de comida de vista! 😄

4) Luzes ativadas por movimento

Como fazer um gambá ir embora com luzes de sensor

Os dispositivos ativados por movimento entram em ação quando qualquer coisa (não necessariamente um gambá) passa pelo sensor.

Coloque-os próximo à casa, na entrada, perto de árvores frutíferas e em qualquer outro ponto em que os gambás costumam aparecer. Quando ativado, é uma das melhores formas para afastar gambás. 😉

5) Pelos de gato ou cachorro

Como afastar gambás com pelos de gatos

Depois de pentear seu bichinho de estimação, guarde os pelos, coloque-os em saquinhos de tela e pendure-os ou, espalhe-os por onde o gambá circula.

Vai fazer com que os gambás evitem a área em que os pelos estão. Só o cheiro de um predador, já pode ser o suficiente para espantar os gambás. 👍

Não deixe que seu cachorro ou gato espante os gambás por conta própria, eles podem brigar e sair machucados.

Gambás são animais que merecem ser protegidos e não há porque ter medo deles. As pessoas se assustam com os gambás por eles se parecerem com ratos, mas na verdade os gambás não são roedores, são marsupiais. É parecido mas eles não têm parentesco.

Agora, confira dicas para você se prevenir dos gambás

Como se prevenir de gambás

Se você já teve um gambá no sótão, você sabe que eles podem rasgar o isolamento, mastigar fios e até morrer, deixando uma bagunça fedorenta e perigosa. Sem mencionar que eles podem ter bebês e criar mais problemas. Resumindo, gambás dão trabalho!

Agora que você já sabe como espantar os gambás, vamos ver umas dicas para mantê-los afastados! 🙌

Entrada à prova de pragas

Consertando telhado para gambás não invadirem

Caminhe pela sua casa procurando por buracos na lateral da casa, garagem, telhado e outras estruturas ao redor. Os gambás podem se espremer nos menores buracos, eles até mordem e roem ativamente para torná-los maiores.

Conserte todas as áreas que possam precisar de manutenção para evitar que gambás invadam sua casa novamente. 💪

4 Dicas de prevenção contra gambás

1) Use latas de lixo com tampas apertadas para evitar que os gambás vasculhem;

2) Apare e mantenha suas árvores e plantas bem cuidadas;

3) Certifique-se de que nenhum alimento ou bebida seja deixado de fora, ainda mais se for o pote de ração do seu pet. Além disso, para ajudar a impedir que saruês incomodem, coloque os bebedouros de pássaros onde não possam ser alcançados pelos saruês ou forneça água longe da casa.

4) Gambás são bons escaladores, mas eles não gostam de subir cercas ou muros. Cerque sua propriedade com uma cerca alta ou muro para impedir que os gambás entrem.

⚠️ Lembre-se:

Se as dicas do post não adiantarem para espantar os saruês/gambás, entre em contato com um profissional da vida selvagem. 🙏

Gambás podem transportar patógenos que podem causar doenças, como toxoplasmose, coccidiose, tricomoníase e doença de Chagas. Além disso, costumam estar infestados de parasitas como pulgas, carrapatos, piolhos e ácaros.

Aprenda mais sobre as pragas

Aprenda mais sobre as pragas

Confira mais conteúdos que os nossos especialistas prepararam para você:

2024-04-19T13:26:33-03:0018 de dezembro de 2019|