#25AnosInsectControl®

#25AnosInsectControl®

Desde 1998 protegendo o seu lar

Desde 1998 protegendo o seu lar

Como funciona a sociedade das formigas?

Você já parou para pensar em como funciona a sociedade das formigas? Pois é, essa é uma curiosidade que muita gente tem, e hoje vamos explicar tudo!

As formigas vivem em uma sociedade extremamente organizada, composta por 4 castas: Rainhas, operários, soldados e alados. 😨

Cada indivíduo da colônia tem uma função pré estabelecida e vive para a sobrevivência e crescimento da colônia. Vamos falar um pouco sobre cada casta e te ensinar a diferenciá-las! 😉

A Sociedade das Formigas

As formigas são animais extremamente organizados e trabalham em equipe para sobreviver. Elas vivem em colônias, que podem ter milhares ou até milhões de indivíduos, dependendo da espécie. 🐜

Cada formiga tem uma função específica dentro da colônia, desde a coleta de alimentos até a defesa do território. Além disso, as formigas também são muito organizadas em relação ao espaço em que vivem.

Elas constroem seus formigueiros de forma planejada, com áreas específicas para armazenar alimentos, cuidar dos ovos e larvas, e para o descanso das formigas.

E não é só isso: as formigas também se comunicam entre si através de feromônios, que são substâncias químicas liberadas para indicar a presença de alimento, marcar o caminho para o ninho ou alertar sobre perigos.

E olha só que interessante: as formigas também são capazes de cultivar fungos dentro de seus ninhos, para servir como alimento para a colônia. 🤯

Algumas espécies de formigas também possuem escravos, que são outras formigas de espécies diferentes que são capturadas e forçadas a trabalhar para a colônia.

Formiga Alada

Formiga de asas

E as formigas aladas macho são os únicos machos da colônia, e são provenientes de ovos não-fertilizados.

Sua vida é de curta duração, mas como todas as formigas, eles desempenham um papel crucial no ciclo de vida da formiga.

A formiga alada fêmea vai voar para acasalar em um dia quente e úmido, onde irá acasalar com uma formiga alada macho, e em seguida vai para o solo começar um novo ninho para colocar seus ovos.

Os machos morrem depois de acasalar, mas as fêmeas não.

Elas somente perderão suas asas, que servirão como fonte de proteína para suas crias. Este processo é chamado de vôo nupcial das formigas.

A formiga alada fêmea é conhecida na sociedade como “formiga princesa”, porque é como uma formiga rainha virgem, que ainda não foram fertilizadas.

Formiga Rainha

Formiga grande

A formiga rainha é reprodutora alada que antes era chamada de formiga princesa. Depois de acasalar, postar seus ovos e começar uma nova colônia, se torna a formiga rainha da colônia.

Estas formigas são extremamente prolíficas, e uma vez fertilizadas, poderão gerar milhares de ovos pela vida. 😳

Ou seja, a formiga rainha é a fundadora e líder da colônia, responsável por cada nova colônia e pela postura de milhares de ovos. Ela fica escondida bem no centro da colônia e bem protegida de predadores. Pode viver até 30 anos em formigueiros grandes.

Formiga Operária

Função da formiga Operaria

As formigas que você vê andando por aí, provavelmente são formigas operárias. São formigas estéreis e pequenas, mas que são o alicerce dos formigueiros.

São responsáveis por cuidar da rainha e de todas as fases jovens, também trazem alimento para a colônia e expandem os ninhos.

Uma formiga operária vai passar os primeiros dias de sua fase adulta cuidado da rainha e dos jovens, somente depois de um tempo poderá começar a trabalhar no ninho, e posteriormente poderá começar a buscar alimento para a colônia (forrageamento é o nome deste processo).

Formigas operárias vivem geralmente por 1 ano na sociedade das formigas e são todas fêmeas.

Formiga Soldado

Função das formigas soldados

São formigas estéreis assim como as operárias, porem são maiores e mais fortes. São responsáveis por proteger a colônia de predadores, e também podem mover e cortar objetos “grandes”.

Suas características divergem dependo da espécie. Também são todas fêmeas.

O ciclo de vida das formigas pode demorar de semanas à meses para ser concluído. Tudo vai depender das condições de temperatura, umidade e disponibilidade de alimentos.

Isso também se aplica para a sua casa, sabia? Se você disponibilizar muitas fontes de alimentos e as condições de temperatura e umidade ideais, as formigas vão infestar a sua casa, e elas vão amar! Porque assim, elas vão ter tudo que precisam para crescer a colônia.

Conheça a nossa dedetização de formigas

Dedetização de formigas com resultados 100% garantidos e preços justos de verdade, é só na Insect.

Conheça a nossa dedetização de formigas

Dedetização de formigas com resultados 100% garantidos e preços justos de verdade, é só na Insect.

Aprenda mais
sobre as formigas

Aprenda mais
sobre as formigas

Confira mais conteúdos que os nossos especialistas prepararam para você:

2023-08-21T10:16:09-03:001 de julho de 2017|

Peça aqui seu orçamento rápido e grátis

Conheça a melhor equipe de atendimento do Rio de Janeiro! 🥇

Peça aqui seu orçamento rápido e grátis

Conheça a melhor equipe de atendimento do Rio de Janeiro! 🥇

Ir ao Topo