Você sabia que existem 3 tipos de ratos bem comuns em residências? Descubra agora tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.

Neste artigo, vamos falar sobre os tipos de ratos mais comuns encontrados nas cidades e as principais espécies de ratos que são consideradas pragas urbanas no Rio de Janeiro.

Nosso foco será te explicar tudo sobre o camundongo, o rato de telhado e a ratazana. Também falaremos tudo sobre as características, reprodução, hábitos e alimentação desses 3 tipos de ratos. Vamos lá! 😄

Por que é importante identificar os tipos de ratos durante uma infestação?

tipos de ratos

Com certeza, o primeiro passo é saber qual é a espécie infestante, e vamos te explicar o porquê 👇

Cada espécie vai escolher uma área específica da residência para se esconder, e isso vai determinar aonde as empresas profissionais devem colocar as iscas. Saiba mais:

Camundongo: Está sempre próximo as fontes de alimento e precisa de um local protegido para o seu ninho. São vistos em 90% dos casos na cozinha, área de serviço e cômodos colados a cozinha.

Rato de telhado: Como o nome já diz, esses roedores amam locais altos. Sótão, telhados e copas de árvores são seus locais preferidos. Quase sempre escondidos em locais altos como forros e em cima de armários.

Ratazana: A ratazana gosta muito de redes de esgoto, terrenos baldios e casas abandonadas. Mas também pode fazer ninhos dentro da casa do cliente, com tocas no solo do jardim, sempre próximas ao muro.

Não está convencido (a)? Confira mais 4 motivos!

Agora que você sabe onde cada espécie gosta de se esconder, listamos abaixo mais algumas razões que comprovam essa importância 👇

Estratégias de controle personalizadas: Cada espécie de rato pode exigir abordagens de controle específicas.

Por exemplo, o rato de telhado (Rattus rattus) é um excelente escalador, enquanto a ratazana (Rattus norvegicus) é mais adaptada a viver em tocas subterrâneas.

Ao identificar corretamente a espécie, é possível implementar estratégias de controle mais eficazes, como o uso de barreiras físicas, iscas específicas e armadilhas adequadas.

Escolha adequada de iscas e venenos: As diferentes espécies de ratos podem ter preferências alimentares distintas.

Quando descobrimos qual tipo de roedor estamos lidando, é possível selecionar as iscas e venenos mais atrativos para a espécie em questão. Isso aumenta as chances de sucesso no controle, uma vez que os ratos serão atraídos pelos produtos adequados. 👍

Conhecimento sobre comportamento e hábitos: Alguns tipos de ratos são mais noturnos, enquanto outros podem ser mais ativos durante o dia.

Além disso, algumas espécies podem ser mais cautelosas em relação a armadilhas e métodos de controle, o que exige abordagens mais estratégicas.

Prevenção de danos e doenças: Identificar a espécie de rato também ajuda a compreender os possíveis danos que eles podem causar em uma residência ou ambiente.

Tem tipos de roedores que podem roer fios elétricos, contaminar alimentos e transmitir doenças perigosas, por exemplo. 🤒

Resumindo, com essa informação, é possível tomar medidas preventivas específicas e implementar o controle adequado para minimizar os riscos associados à infestação.

Tipos de roedores

Existem várias espécies de roedores, mas quando se trata de pragas urbanas, três se destacam: ratazanas (Rattus norvegicus), ratos de telhado (Rattus rattus) e camundongos (Mus musculus). Esses tipos de ratos são encontrados com frequência em residências e representam um desafio para os moradores.

Camundongo

Hábitos dos ratos. Camundongos

O camundongo é uma das espécies mais abundantes encontradas em ambientes urbanos. Camundongos são pequenininhos (principal forma de diferenciar das outras espécies), medindo até 20 cm da cabeça a calda.

Eles têm pelagem marrom-clara, olhos saltados e orelhas grandes. Também possuem a cauda do mesmo tamanho que seu corpo. E para completar, são bem ágeis e astutos.

Características gerais

Como identificar ➡️ Procure por fezes pequenas e escuras, marcas de roedura em alimentos e embalagens, e ruídos de arranhões em áreas como armários e despensas.

Como diferenciar ➡️ Os camundongos domésticos são menores que os ratos de telhado e as ratazanas, com um corpo pequeno e uma cauda longa e fina.

Danos gerados ➡️ Os camundongos domésticos são conhecidos por roer embalagens de alimentos, causando perdas financeiras e desperdício. Esses roedores podem roer tecidos, papéis, móveis e outros materiais, causando danos em itens pessoais e estragos na casa.

Hábitos

Os camundongos são animais de hábitos noturnos e terrestres. 🌙 Eles têm uma incrível capacidade de se adaptar a diferentes ambientes e podem se espremer através de pequenas aberturas.

Essa espécie de roedor faz seus ninhos sempre próximos a fontes de alimento, por isso são encontrados dentro de cozinhas, despensas, armários, áreas de serviço e outros locais com estocagem de alimentos. 🧀

Nas residências, também procuram abrigo dentro de buracos e fendas em paredes, ou até mesmo embaixo de pias, fogões e geladeira. Isso é o que ajuda a identificar seus ninhos.

Alimentação

São onívoros, se alimentam de praticamente qualquer alimento disponível. Apresentam preferência por cereais. 🌾

Reprodução

Uma única camundongo fêmea é capaz de produzir até oito ninhadas por ano, com uma média de seis filhotes por ninhada.

A reprodução dos ratos tem período de gestação de cerca de 20 dias, seus filhotes nascem cegos e dependentes da mãe para tudo.

Em algumas semanas são desmamados e podem começar a fazer viagens curtas longe do ninho para explorar os arredores. Vivem em média de 12 a 16 meses.

Rato de telhado

Hábitos dos ratos. Rato de telhado

O rato de telhado, também conhecido como rato preto, tem porte médio, medindo cerca de 35 cm entre cabeça e cauda. Esses ratos possuem cor preta ou marrom, olhos saltados, orelhas grandes e peludas, além de um focinho levemente afilado. Sua a cauda maior que o corpo, sendo longa e fina. 😲

Os ratos de telhado são excelentes escaladores e podem ser encontrados em áreas elevadas, como telhados, sótãos e forros. Eles constroem ninhos em locais protegidos e são capazes de se espremer através de pequenas aberturas para acessar alimentos e abrigo. Em resumo, eles se adaptam facilmente a diferentes ambientes.

 

Características gerais

Como identificar ➡️ Procure por fezes alongadas e escuras, marcas de roedura em objetos, ruídos no sótão ou forro e sinais de danos em materiais de construção.

Como diferenciar ➡️ Os ratos de telhado são menores que as ratazanas e têm uma cauda mais longa e fina.

Danos gerados ➡️ Os ratos de telhado têm o hábito de roer fios e cabos elétricos, o que pode levar a curtos-circuitos e até mesmo incêndios. Eles também podem roer materiais de construção, isolamentos, madeira e até mesmo objetos pessoais, como roupas e móveis.

Hábitos

Os hábitos dos ratos de telhado também são noturnos e gostam de locais altos.

Costumam descer ao solo apenas para buscar alimento ou água. Seu raio de ação para busca de alimento é de cerca de 60m do abrigo.

Os ratos de telhado podem ser vistos tanto dentro como fora das residências.

Seus locais preferidos para ninhos são forros e telhados junto a entulhos sem utilização ou na copa de árvores. 🌳

Alimentação

São altamente adaptáveis, podendo fazer ninhos também em locais baixos caso seja necessário.

Também são onívoros, sua dieta é muito diversificada, vai de legumes, frutas, sementes, nozes, cereais e grãos a carnes e insetos.

Reprodução

Ratos de telhado tornam-se sexualmente maduros entre dois e cinco meses. Produzem 4 ninhadas por ano com média de 6 a 8 filhotes por ninhada. 🐭

Suas fêmeas conseguem reproduzir durante todo o ano. Uma única fêmea costuma gerar cerca de 40 filhotes por vida. E no geral, vivem em média 12 meses.

Ratazana

Hábitos dos ratos. Ratazana

O rato norueguês, também chamado de ratazana e de rato de esgoto, é outro tipo comum encontrado em cidades. A ratazana é a maior e mais forte das espécies citadas neste artigo.

São ratos de grande porte, pesados e agressivos quando acuados. Possuem uma pelagem marrom-avermelhada ou acinzentada, podendo chegar a até 50 cm entre a cabeça e cauda, e pesar até 0,5kg. Sua cauda é grossa e mais curta que o corpo. 🐁

Características gerais

Como identificar ➡️ Procure por fezes grandes e escuras, marcas de roedura em objetos e sinais de escavação próximo a áreas de alimentos e água.

Como diferenciar ➡️ As ratazanas são maiores que os ratos de telhado, com um corpo mais robusto e uma cauda mais curta.

Danos gerados ➡️ As ratazanas têm a capacidade de roer materiais duros, como concreto, madeira e plástico, o que pode levar a danos significativos na estrutura da casa.

Hábitos

As ratazanas possuem hábitos noturnos e vivem em áreas externas. Normalmente em redes de esgoto, ralos, lixões e terrenos baldios. 🤢

As ratazanas constroem tocas e túneis subterrâneos, geralmente próximos a fontes de alimento, como lixeiras e áreas de descarte de alimentos. Elas têm uma taxa de reprodução alta e podem causar infestações significativas.