Se você está procurando entender como acabar com formigas nas plantas, esse artigo vai esclarecer todas as suas dúvidas!

As formigas são insetos sociais e vivem em colônias subterrâneas. Quando buscam alimentos e novos locais para suas colônias, as formigas emitem feromônios para se comunicar. E isso pode ser a solução para acabar com formigas no jardim. Sabe por quê?

Porque algumas plantas e produtos caseiros emitem odores que são capazes de confundir as formigas e fazer com que elas interrompam o seu processo reprodutivo. Assim, é possível eliminar formigas das plantas, sem precisar recorrer a soluções químicas agressivas.

Neste artigo, você aprenderá os 12 melhores métodos para acabar com as formigas no jardim. 👊

Entenda como acabar com formigas nas plantas

O controle de formigas nas plantas é uma tarefa contínua e que requer paciência e persistência. 👀 O uso de métodos preventivos, como a limpeza regular do jardim e a remoção de alimentos expostos, pode ajudar a evitar infestações.

Basicamente, se você está se perguntando como acabar com formigas nas plantas, há várias opções disponíveis, desde métodos mais naturais até produtos químicos mais fortes. O método que você escolher dependerá das suas necessidades e preferências individuais.

Se você estiver com dificuldades para lidar com uma infestação de formigas, não deixe de buscar a ajuda de uma dedetizadora qualificada para encontrar a melhor solução para o seu caso. ✅

4 estratégias práticas para eliminar formigas das plantas

Felizmente, existem várias maneiras práticas de acabar com formigas no jardim. Vamos te mostrar agora algumas delas 👇

1) Encontre o formigueiro

Antes de começar qualquer tratamento, é importante encontrar o formigueiro. Sem localizar a fonte do problema, você pode acabar tratando áreas que não precisam de tratamento, desperdiçando tempo e recursos. Procure por sinais de formigueiros, como pilhas de terra ou areia, trilhas ou áreas onde as formigas parecem estar se reunindo. 🐜

2) Utilize borra de café

Uma dica simples e eficaz para acabar com formigas no jardim é utilizar a borra de café. Ela contém ácido caféico, que é tóxico para as formigas, além de ajudar a fertilizar o solo. Basta espalhar a borra de café ao redor das plantas ou nas áreas onde as formigas costumam aparecer. ☕

Além disso, a borra de café é uma opção mais sustentável do que o uso de produtos químicos, que podem ser prejudiciais à saúde das plantas e do meio ambiente.

3) Cultive espécies de plantas que repelem formigas

Outra dica é plantar salsa e hortelã. Essas espécies de plantinhas ajudam a acabar com formigas no jardim, pois contêm substâncias que são repelentes naturais de formigas, como o ácido cítrico e o limoneno.

Além de ajudar a manter as formigas afastadas, a salsa e a hortelã são ervas aromáticas que podem ser utilizadas na culinária, trazendo benefícios para além do combate às formigas. A dica é plantá-las em vasos ou em canteiros próximos às plantas que estão sendo atacadas pelas formigas. 😉

4) Confira se outras pragas agrícolas estão presentes nas plantas

É importante verificar a presença de pragas agrícolas, como os pulgões, nas plantas, pois elas podem atrair mais formigas devido à substância doce que expelem. No entanto, a presença das formigas pode ser um sinal de um problema maior, que é a infestação dessas pragas nas plantas. 😱

Os pulgões se alimentam da seiva das plantas e podem prejudicar o desenvolvimento delas, causando folhas amareladas, enrugadas e até mesmo a morte da planta. Por isso, é fundamental monitorar as plantas e, caso seja identificada a presença de pulgões ou outras pragas, aplicar um inseticida para combater a infestação.

Os principais métodos naturais para acabar com formigas no jardim

Agora, vamos conferir as dicas dos nossos especialistas sobre como acabar com formigas nas plantas com métodos naturais e caseiros! 🤩

Vinagre de maçã

Como acabar com formigas nas plantas com vinagre

Vinagre pode ser bem eficaz contra as formigas dentro de casa. Porém, é mais indicado para áreas externas, porque seu cheiro é desagradável.

Se você for usar na cozinha e área de serviço, use vinagre de álcool. Não é tão eficaz mas o seu cheiro é mais agradável do que o vinagre de maçã.

O método é bem fácil: É só colocar um pouco de vinagre diretamente nas colônias das formigas no quintal. 👍

Ou faça uma mistura de 1/2 de vinagre de maçã e 1/2 de água em um borrifador. Depois disso, borrife nos locais de onde estão saindo as trilhas de formigas no jardim e na sua casa.

Menta

Menta elimina formigas

Você pode pegar alguns saches de chá de menta e colocar nos locais de onde estão saindo as formigas no jardim.

Você pode usar também folhas de menta. Basta roer as folhas e jogar o “pó” nos locais de onde estão saindo formigas de jardim. 😉

Uma boa estratégia é utilizar os sachês nos formigueiros do jardim e pontos de entrada de formigas na sua casa, como em janelas e portas. Para acabar com formigas nas plantas, menta pode ser uma boa opção!

Pimenta

Como acabar com formigas nas plantas com pimenta

Pimenta preta também é um ótimo repelente contra formigas do jardim, e talvez você até já tenha um pouco em casa pronto para ser usado! 🌶️

Basta colocar um pouco de pimenta preta dentro de todos os formigueiros e nos locais onde estão saindo formigas no jardim e dentro de casa.

É uma opção não letal, barata e segura de eliminar formigas do jardim e de casa. 💪

Canela

Como acabar com formigas nas plantas com canela

Coloque alguns pauzinhos de canela em portas e janelas para impedir o acesso de formigas na sua casa e um pouco de canela em pó diretamente dentro dos formigueiros. Formigas de jardim e as formigas doceiras odeiam o cheiro de canela.

Outra razão para escolher a canela é que a canela não é prejudicial para as crianças e animais de estimação. ❤️

Alho

Alho elimina formigas

O alho age de forma semelhante a canela contra as formigas. Basta repetir o processo, porém com dentes de alho ao invés de pauzinhos de canela. 🧄

O cheiro vai ser pior para você do que com a canela, mas vale a tentativa.

Alhos frescos costumam ter resultados melhores, pode ser uma boa resposta para quem pergunta como acabar com formigas nas plantas!

Óleo de cravo

Óleo de cravo elimina formigas

O óleo de cravo tem ótimos resultados contra as formigas no vaso de planta e formigas no jardim. 🪴

Possui Eugenol em seu componente, que age como um inseticida contra formigas, baratas, moscas, ácaros, vespas, pulgas entre outros insetos.

Seu efeito não dura muito tempo, portanto misture o óleo de cravo com outro óleo essencial (pode ser óleo de hortelã) antes de usar. Só tome cuidado com o uso em excesso, pode fazer mal. ⚠️

Óleo de hortelã-pimenta