Vamos aprender agora o passo a passo completo de como tirar carrapato de cachorro. O primeiro passo é encontrar os carrapatos no corpo do cachorro. Depois de identificar os carrapatos, é importante tomar alguns cuidados antes de removê-los. Use luvas para proteger suas mãos e evite espremer, apertando o corpo do carrapato.
Para remover, você vai precisar de uma pinça de ponta fina. E atenção: depois de remover o carrapato, limpe a área com água e sabão neutro e desinfete a pinça com álcool ou água fervente.
Vamos ao passo a passo:
O mais indicado é levar o seu pet imediatamente para um veterinário. Mas se você não puder levar o animal ao veterinário imediatamente, siga essas etapas:
1º) Pegue um par de luvas.
2º) Pegue a pinça e passe álcool para esterilizar, ou coloque ela em água quente por alguns minutos.
3º) Coloque seu animal perto de um abajur ou pegue uma lanterna encontrar todos os carrapatos.
4º) Pegue o carrapato com a pinça pegando por trás da cabeça do carrapato (na parte mais próxima a pele do animal) e remova-o lentamente, sem espremer o carrapato ou arrancar parte do corpo.
5º) Repita o processo até eliminar todos os carrapatos visíveis.
6º) Coloque os carrapatos dentro de uma pote com álcool para matá-los.
7º) Lave bem todas as áreas picadas para ajudar na cicatrização e desinfete a pinça com álcool.
8º) Dê um banho no cachorrinho, de preferência com shampoo anticarrapatos e depois lave bem as suas mãos.
9º) Certifique-se que a cabeça ou boca do carrapato não ficou presa na pele depois de remover o carrapato do cachorro, ok? Pode infeccionar e causar problemas sérios ao seu pet.
Nos próximos dias não se esqueça de monitorar o seu pet constantemente para garantir que as picadas não infeccionaram e também que ele não contraiu nenhuma doença, tá bom?
Cuidados necessários durante a remoção do carrapato
Agora que você já entendeu como tirar carrapato de cachorro, chegou a hora de conhecer os cuidados para evitar que o seu animal se machuque.
O que NÃO FAZER:
Nunca use produtos químicos como querosene, óleo ou vaselina para tentar matar o carrapato no cachorro. Além de serem perigosos para a saúde do animal, esses produtos podem causar queimaduras na pele e irritações nos olhos e no nariz.
Não utilize óleos essenciais ou receitas caseiras de remédio sem orientação veterinária, pois alguns tipos podem ser tóxicos para o cachorro.
Não aplique quaisquer produtos químicos sem indicação profissional, como inseticidas ou venenos para carrapatos.
Não utilize fogo ou objetos cortantes para tentar retirar o carrapato, pois isso pode causar lesões no animal.
Em vez disso, consulte um veterinário para obter recomendações seguras de produtos para remoção e prevenção de carrapatos.
Como tirar carrapato da orelha de cachorro?
Como dissemos antes, os carrapatos também podem se alojar dentro do ouvido do seu cão, o que pode ser bastante doloroso para o animal. Mas retirar carrapato da orelha pode ser mais difícil e perigoso do que retirar de outras partes do corpo, por isso, você precisa tomar cuidado e utilizar métodos seguros.
“E como tirar carrapato da orelha de cachorro, então?”. Bom, primeiro você vai precisar de uma solução de limpeza auricular e uma pinça de ponta fina.
Primeiro, limpe o ouvido do cachorro com a solução de limpeza auricular. Em seguida, use a pinça para segurar o carrapato com cuidado e puxe-o para fora do ouvido do cachorro. Novamente, evite apertar o corpo do carrapato e puxe-o com movimentos suaves e firmes.
Você também pode tentar aplicar uma solução de água morna e sal na orelha do cachorro para ajudar a soltar o carrapato e, em seguida, retirá-lo com uma pinça.
Depois de remover o carrapato, limpe cuidadosamente o ouvido do cachorro com a solução de limpeza auricular e certifique-se de que não há nenhum resíduo de parasita ou sujeira.
Dicas para a hora da retirada do carrapato no cachorro
Seguir essas dicas vão garantir que o processo seja seguro e eficiente:
Faça a remoção em um ambiente bem iluminado, para poder enxergar o carrapato com clareza.
Fale com o cachorro calmamente e acariciá-lo para evitar que ele se movimente ou se assuste.
Tente pedir ajuda de algum familiar, amigo ou vizinho para que ele possa manter o seu cão parado, enquanto você faz a remoção do carrapato.
O que fazer após a retirada do carrapato?
Desinfete a área afetada
Não pule essa etapa. Higienize e desinfete a área afetada imediatamente após a remoção do parasita, usando um antisséptico específico para pets. Verifique também se há carrapatos em outras partes do corpo do animal, como pescoço e patas.
Armazene o carrapato em um recipiente fechado
Após remover o carrapato, armazene-o em um recipiente fechado e com álcool para matá-los e evitar que eles voltem a infectar outros animais. Fazer isso também é válido para que o parasita possa ser examinado pelo veterinário, caso necessário.
Observe o local da picada
Analise cuidadosamente a área da picada em seu cachorro por cerca de duas semanas. Se ocorrer inchaço, vermelhidão ou se o cachorro começar a coçar a área, leve-o ao veterinário.
Mantenha o ambiente limpo e livre de carrapatos
Também é importante tomar algumas medidas para prevenir uma nova infestação. Uma delas é higienizar bem o local onde o cachorro ficou, como camas, cobertores, brinquedos e almofadas.
É recomendável aspirar sua casa para remover quaisquer carrapatos ou ovos que possam estar presentes.