Viu algum carrapato no seu cachorro ou em casa? Hoje vamos te ensinar como acabar com carrapatos de forma definitiva!

Infestação de carrapatos é um problema comum no Rio de Janeiro, e é importante saber como identificá-los e como acabar com carrapatos de uma vez por todas.

Mas o que são eles? Bom, os carrapatos são pequenos parasitas que se alimentam do sangue de animais e humanos. Eles podem ser encontrados em gramados, jardins, matas, e podem ser transportados para dentro de casa pelos animais de estimação ou por nós mesmos.

Se você estiver lidando com o início de uma infestação, calma! Ainda dá para resolver apenas com métodos caseiros e tarefas de limpeza. 👍 Sem mais delongas, vamos aprender como eliminar carrapatos do ambiente!

Descubra se realmente existem carrapatos em casa

O primeiro passo para acabar com carrapatos em casa é descobrir se realmente existem. Para isso, é preciso estar atento a alguns sinais, como coceira excessiva em animais de estimação, manchas escuras em roupas de cama e sofás, e a presença de carrapatos em si.

Como identificar um carrapato:

Os carrapatos têm corpo achatado e oito patas, e podem variar em tamanho dependendo da espécie. Eles se prendem à pele do hospedeiro e se alimentam de sangue. 🩸

Onde carrapatos se escondem?

Os carrapatos preferem áreas escuras e úmidas. Eles podem se esconder em frestas de pisos e paredes, por isso é importante ficar atento a esses locais. Inclusive, você pode encontrar um ninho de carrapato na parede. 😱

Esse bichinho também pode se esconder em tapetes, cortinas, móveis, embaixo de camas, dentro de armários e atrás de sofás.

5 passos iniciais de como eliminar carrapatos do ambiente:

1º) Inspecione toda a casa

Como eliminar carrapatos inspecionando sua casa

Olhe em todo o piso, paredes até o teto, atrás de quadros e cortinas, embaixo e atrás de armários. Você deve descobrir quais quartos estão com presença de carrapatos.

Depois de identificar os cômodos com carrapatos, analise toda a roupa de cama, roupas, toalhas e tapetes destes cômodos por carrapatos adultos ou suas larvas, ninfas e ovos. 🛏️

2º) Remova os entulhos

Jogue entulhos fora é uma forma de como eliminar carrapatos

Aí vai uma ótima dica de como combater carrapatos: Remova todas as caixas, roupas antigas, restos de construção, qualquer tipo de entulho ou caixa da casa.

Isso porque carrapatos adoram se esconder em locais desse tipo para pôr ovos após se alimentarem do sangue de algum animal. 😟

3º) Lave tudo

Lave tudo é uma forma de como eliminar carrapatos

Pegue todas as roupas, toalhas, tapetes e roupas de cama dos cômodos que você identificou a presença de carrapatos e coloque-os por 1 hora dentro da secadora na temperatura mais quente para eliminar o carrapatos.

Isso mesmo, na secadora. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, uma lavadora não vai matar em todas as fases do ciclo de vida dos carrapatos. Mas uma secadora vai acabar com eles de vez. 🙌

Um estudo feito nos EUA, comprova que secadoras são mais eficazes do que máquinas de lavar, quando se trata de matar carrapatos adultos e suas fases jovens.

4º) Aspire a sua casa

Como eliminar carrapatos com aspirador de pó

Dúvidas de como eliminar carrapatos do ambiente? Aspire todo o piso, rodapés, carpetes, tapetes, cortinas e embaixo de móveis.

Não se esqueça de aspirar também em cima, embaixo, atrás e nos lados de camas e sofás (com a roupa de cama já na secadora). E não deixe faltar nenhuma fresta ou rachadura do piso.

Um aspirador de pó é ótimo para matar os carrapatos, porque ele vai aspirar os ovos e as outras fases jovens dos carrapatos que você iria deixar passar. 👌

5º) Proteja seu pet

Como eliminar carrapatos em pets

Os carrapatos amam fazer nossos pets de hospedeiro. Eles podem transmitir doenças graves, além da coceira extrema. 😰

Utilize spays, shampoos, remédios orais, talcos e colares anti-carrapatos para manter seu pet longe dos carrapatos.

Dica extra: Eliminando carrapatos do quintal com hamamélis

Aprenda como acabar com carrapatos no quintal

Não sabe como eliminar carrapatos do quintal? Essa é uma boa!

Compre um pouco de hamamélis e alguns óleos essenciais (óleo de cedro e óleo de citrino vão servir).

Coloque 250 ml de água dentro e cerca de 30 gotas de óleos essenciais dentro de uma garrafa de 600ml e preencha o resto com hamamélis.

Agora borrife todo o quintal, principalmente locais protegidos do sol (embaixo de móveis, decorações, árvores, plantas, cercas), todos os cantos de paredes e em todo o muro. 😄

Descubra como acabar com infestação de carrapatos

Se a infestação de carrapatos estiver fora de controle, é recomendável contratar uma empresa de dedetização. Os profissionais têm experiência e equipamentos adequados para eliminar carrapatos com segurança e eficácia. 👌

Hoje em dia, a dedetização de carrapatos é feita de forma simples e segura. O processo de dedetização envolve o uso de produtos químicos que eliminam os carrapatos em todas as fases do seu ciclo de vida.

O técnico de dedetização irá avaliar a situação e aplicar os produtos em áreas estratégicas da casa, garantindo que os carrapatos sejam completamente eliminados.

Aqui na InsectControl, por exemplo, só utilizamos produtos sem cheiro e que não deixam resíduos de sujeira. Além disso, na nossa dedetização de carrapatos, você tem 06 meses a 01 ano de garantia de assistência técnica. 😄

Não deixe a infestação se agravar, pois isso pode causar problemas de saúde para você e sua família. É fundamental agir rapidamente para eliminar os carrapatos de sua casa.

Qual a época de infestação de carrapatos?

A infestação de carrapatos pode ocorrer em qualquer época do ano, mas é mais comum no período de calor, chuva e umidade, que favorecem a proliferação desses parasitas. 🌦️

Esteja atento (a) aos seus animais de estimação e ao ambiente em que vivem, fazendo inspeções regulares para evitar a infestação de carrapatos. 🐶

Além disso, é importante lembrar que a prevenção é fundamental durante todo o ano, independentemente do mês ou estação.

Como evitar a infestação de carrapatos em casa?

A melhor forma de evitar a infestação de carrapatos em casa é adotando medidas preventivas. Saiba mais!

Deixar a casa sempre limpa e higienizada

Limpe sua casa regularmente, removendo poeira e sujeira, especialmente em áreas que os animais de estimação frequentam. Os carrapatos se escondem em locais úmidos e escuros, por isso é importante manter sua casa limpa e seca. 😉

Limpe os pisos com frequência, retire tapetes e carpetes e evite deixar roupas e toalhas úmidas espalhadas pela casa.

Manter o gramado do quintal aparado

Deixe a grama do seu quintal cortada e livre de detritos, como folhas secas e galhos. 🍂

Controlar a umidade nos ambientes

Mantenha a sua casa arejada, com janelas e portas abertas para permitir a circulação do ar. Se você mora em um lugar úmido, pode usar um desumidificador para ajudar a reduzir a umidade.

Iluminar ambientes

Procure manter os ambientes bem iluminados, já que a umidade é mais comum em lugares escuros e sem iluminação adequada. 💡

Cuidar da higiene e proteger os animais de estimação

Mantenha seus animais de estimação em locais limpos e protegidos de carrapatos. Verifique o corpo deles com frequência para detectar qualquer presença de carrapatos.

Saiba que existem repelentes específicos para carrapatos que você pode aplicar em seus animais de estimação para prevenir as infestações. Consulte o veterinário para escolher o produto mais adequado para o seu animal! 🐕

Dúvidas comuns sobre carrapatos em casa

Carrapato morre com água sanitária?

Apesar de a água sanitária ser um agente de limpeza eficaz, ela não é eficaz para matar carrapatos. 👀

Na verdade, o uso de água sanitária pode ser prejudicial para a sua saúde e para a do seu animal de estimação. É importante utilizar produtos específicos para acabar com carrapatos.

Como prevenir carrapato em humanos?

A prevenção contra carrapatos em humanos envolve medidas para evitar a exposição a esses parasitas.

Tente evitar áreas com grande presença de carrapatos, como matas, parques, jardins e locais com muita vegetação. 🌳 Se for necessário ir a esses locais, use roupas que cubram todo o corpo, como calças compridas e camisas de manga comprida, e calçados fechados.

👉 Além disso, use repelentes à base de DEET, icaridina ou óleo de eucalipto limão, porque eles são eficazes contra carrapatos. Aplique o repelente na pele exposta e nas roupas antes de sair de casa.

Lembre-se de que a prevenção é a melhor maneira de evitar a presença de carrapatos em humanos.

🚨 Caso encontre um carrapato em seu corpo, remova-o imediatamente e monitore a área da picada para ver se há sinais de infecção. Se os sintomas persistirem, procure ajuda médica imediatamente.

Como acabar com carrapatos no cachorro?

Para acabar com carrapatos no cachorro, existem diversas opções de tratamento disponíveis. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar 👇

 Banho antipulgas e carrapatos: você sabia que um banho pode ajudar a matar os parasitas presentes no pelo do seu cachorro? É importante escolher um shampoo apropriado para o tipo de pelagem do seu cão e seguir as instruções do produto.

 Coleira antipulgas e carrapatos: coleiras antipulgas e carrapatos são eficazes para repelir e matar esses parasitas. Elas geralmente duram vários meses e são uma boa opção para prevenir infestações.

 Tratamentos tópicos: existem tratamentos tópicos que podem ser aplicados na pele do seu cachorro para matar carrapatos. Eles geralmente são aplicados na nuca do animal e são eficazes por algumas semanas.

 Limpeza e aspiração: é importante manter a área onde seu cachorro dorme limpa e aspirada regularmente para evitar infestações. Isso inclui lavar a cama do seu cachorro regularmente e aspirar o tapete, sofá e outras áreas onde o cão fica.

Lembre-se sempre de consultar o veterinário antes de iniciar qualquer tratamento contra carrapatos em seu cachorro, pois cada animal tem necessidades diferentes, ok? Um profissional qualificado pode ajudar a escolher a melhor opção de tratamento para o seu cão.

Shampoo para carrapato funciona?

🧴 Os shampoos antipulgas e carrapatos podem ser eficazes para controlar a infestação em cães, mas é importante lembrar que eles não são a única medida a ser tomada.

O uso do shampoo deve ser complementado com outras medidas, como a aplicação de medicamentos específicos e a higienização frequente do ambiente em que o animal vive.

É recomendável também buscar a orientação de um médico veterinário para o uso correto e seguro do shampoo antipulgas e carrapatos.

⚠️ Lembre-se:

Carrapatos se reproduzem rapidamente, podem transmitir diversas doenças graves para você e sua família, infestam os pets e também, o ambiente da sua casa. Se as dicas não adiantarem, o indicado é contatar uma