Será que tem uma infestação de carrapatos na sua casa? Descubra agora!

Provavelmente, você já sabe que os carrapatos são parasitas que se alimentam de sangue e podem causar doenças em humanos e animais. Mas será que você sabe como identificar e combater uma infestação de carrapatos? 🤔

Neste artigo, você vai aprender a reconhecer os sinais de uma infestação, prevenir e controlar a presença de carrapatos e entender quando é necessário chamar uma empresa de dedetização para solucionar o problema. Vamos lá?! 💪

O que causa uma infestação de carrapatos?

Remédio caseiro para carrapato

Você sabia que as infestações de carrapatos podem ocorrer quando só um carrapato é trazido para casa? 🤯

Depois que ele é trazido para sua casa, uma infestação pode ocorrer quando o carrapato se reproduz e ele pode colocar seus ovos em diferentes partes da casa. No entanto, os carrapatos normalmente colocam seus ovos perto de rodapés, bordas de janelas e portas, móveis, bordas de tapetes e cortinas.

Além disso, a infestação de carrapatos é causada pela presença desses parasitas em ambientes onde há animais hospedeiros, como cães. 🐶

E não se engane, isso pode acontecer mesmo em uma casa extremamente limpa, já que produtos de limpeza do dia a dia não são capazes de conter a infestação.

Então, os carrapatos podem se reproduzir rapidamente e infestar áreas como quintais e jardins, mas também podem ser transportados para dentro de casa por meio dos animais de estimação e se proliferar no ambiente interno.

Principais  causas que podem levar a uma infestação de carrapatos:

Existem várias causas que podem levar a uma infestação de carrapatos em casa. Confira as 5 principais 👇

1) Animais de estimação

A presença de pets em casa é uma das principais causas de infestação de carrapatos. Eles podem trazer os carrapatos para dentro de casa após passeios em parques, praças e outros locais infestados.

2) Vegetação alta

Carrapatos são comuns em áreas com muita vegetação, especialmente em locais com grama alta, arbustos e matas. Quando essas áreas estão próximas à sua casa, pode haver risco de infestação.

3) Contato com animais silvestres

Animais silvestres, como roedores, também podem trazer carrapatos para dentro de casa. 🐀 Se eles visitam seu quintal com frequência, a chance de infestação é maior.

4) Outros animais infestados

Se outros animais infestados por carrapatos frequentam sua casa, como animais de estimação de vizinhos ou animais de rua, a infestação de carrapatos pode se espalhar rapidamente.

5) Falta de prevenção

Não tomar medidas preventivas, como aplicar produtos repelentes em animais de estimação e fazer inspeções regulares em áreas propensas a infestações, pode levar a uma infestação de carrapatos em sua casa.

Identificando um carrapato

como identificar um carrapato

Listamos algumas características comuns dos carrapatos para que fique mais fácil de identificá-los na sua casa ou no seu cachorro:

➡️ Adultos machos medem cerca de 3mm, com um tom marrom avermelhado e podem ser vistos facilmente a olho nu.

➡️ Fêmeas são maiores, medem cerca de 4,5mm em jejum e depois de se alimentarem de sangue, ficam acinzentadas e cheias, medindo até 13 mm.

➡️ Adultos e fêmeas possuem os corpos arredondados e a mesma fisionomia e cor, se diferenciam somente pelo tamanho e pela cor quando as fêmeas estão cheias.

➡️ Ninfas se assemelham aos carrapatos adultos, porém se diferenciam no tamanho, já que são menores. Larvas também são semelhantes aos adultos, porém além de menores, possuem 6 patas.

Identificando uma infestação de  carrapatos

Agora que você já sabe como são os carrapatos, aprenda sobre como identificar uma infestação de carrapatos:

Quais são os sinais de uma infestação de carrapatos?

Os sinais de uma infestação de carrapatos incluem a presença desses parasitas em cães e humanos, como também em áreas externas.

Por isso, é importante ficar atento a sinais como coceira intensa nos animais, vermelhidão na pele, presença de pequenas bolinhas no pelo, febre, fraqueza e perda de apetite. 🤒

Se você notar esses sintomas em seu animal de estimação, é preciso tomar medidas imediatas para controlar a infestação.

Agora, vamos te dizer onde procurar pelos sinais de uma casa infestada de carrapato. Continue a leitura!

Sua família

Identificando carrapatos

Como carrapatos necessitam de sangue para se reproduzir, vão estar pendurados em algum hospedeiro por ai.

Se não for no animal, será nas pessoas. Se não encontrou um carrapato vivo, procure por manchas vermelhas na pele ou sinais de picadas.

Lembre-se: Os carrapatos são mais encontrados em animais que podem passear na rua. Se você encontrar um carrapato em seu cachorro, remova-o e fale com seu veterinário. Infelizmente, ele pode acabar precisando de tratamento para uma possível picada de carrapato. 😕

Cantos e frestas

Como identificar carrapatos em rachaduras

Procure por fêmeas andando pelos cantos das paredes e do teto, e próximo a batentes de janelas e portas. Elas fazem esse caminho quando estão procurando um local seguro para pôr seus ovos

Procure também em rachaduras, frestas e locais escondidos próximos aos locais onde o cachorro dorme e circula.

Quintal

Identificando uma infestação de carrapatos pelo quintal

Procure em vegetações sem podar, de gramados a arbustos. Procure também embaixo de móveis, decorações, plantas, árvores, troncos e cercas, nos cantos das paredes e em todo o muro.

Outros sinais:

Quer conhecer outros sinais que podem indicar uma infestação de carrapatos? Veja abaixo:

– Coçar e arranhar excessivamente a pele.

Manchas vermelhas na pele, que podem indicar picadas de carrapatos.

– Cães e gatos se lambendo ou mordendo constantemente em determinadas áreas do corpo.

– Infestações frequentes de carrapatos em animais de estimação, mesmo após a aplicação de produtos antiparasitários.

– Presença de carrapatos em áreas escuras e úmidas, como atrás de móveis, armários e cortinas.

– Sensação de picadas ou coceira frequente quando se está em determinado local.

– Encontrar ovos de carrapato em lugares inesperados, como em roupas de cama, tapetes, paredes e móveis.

🚨 É importante lembrar que a identificação de alguns desses sinais pode não necessariamente indicar uma infestação, mas é sempre recomendado tomar medidas preventivas e de controle.

Se houver dúvida ou suspeita, recomendamos que você busque ajuda de uma empresa de dedetização para avaliar e solucionar o problema.

Como blindar a sua casa contra infestações de carrapatos

Para ficar livre das infestações de carrapatos, é necessário manter os animais de estimação limpos e utilizar produtos antiparasitários adequados. Também é fundamental manter o ambiente limpo e livre de entulhos, folhas e outros objetos que possam atrair carrapatos, ok? 👍

Outras medidas importantes incluem: realização de inspeções periódicas nos animais de estimação, utilização de repelentes de carrapatos e aplicação de produtos específicos para controle desses parasitas.

Dicas valiosas de prevenção contra carrapatos:

Embora seja possível controlar uma infestação de carrapatos uma vez que ela ocorra, é muito melhor prevenir que ela aconteça em primeiro lugar.

Para evitar que os carrapatos infestem áreas próximas à sua casa, tente tornar a propriedade ao redor inadequada para carrapatos. Como?

Os carrapatos não gostam de ambientes ensolarados e secos e não podem prosperar em vegetação baixa. Manter ervas daninhas e arbustos longe de sua casa e manter seu gramado ajudará você a se livrar de carrapatos perto de sua propriedade!

🌳 E se sua casa estiver cercada por arbustos densos ou áreas arborizadas onde os carrapatos são comumente encontrados, você pode pulverizar essas áreas com pesticidas para ajudar a eliminar os carrapatos. A maioria dos pesticidas será eficaz com uma ou duas aplicações.

Por fim, você também deve limpar uma vez por semana todas as áreas da sua casa que possam atrair roedores (como camundongos e ratos), pois eles costumam carregar carrapatos. 🐁

Dedetização de carrapatos como solução para a infestação

A dedetização profissional é uma das soluções mais eficientes para o controle de infestações de carrapatos. Por meio de técnicas e produtos específicos, é possível eliminar os carrapatos de forma segura e eficaz. 👌

O processo de dedetização envolve o uso de produtos químicos que eliminam os carrapatos em todas as fases do seu ciclo de vida. O técnico de dedetização irá avaliar a situação e aplicar os produtos em áreas estratégicas da casa, garantindo que os carrapatos sejam completamente eliminados.

Aqui na InsectControl, por exemplo, só utilizamos produtos sem cheiro e que não deixam resíduos de sujeira. E o melhor: na nossa dedetização de carrapatos, você tem 06 meses ou 01 ano de garantia de assistência técnica. 😍

Saiba que esses produtos só devem ser manuseados por profissionais capacitados, com equipamentos de proteção adequados e é fundamental seguir todas as orientações para garantir a eficácia do tratamento.

4 situações em que é recomendado contratar uma empresa de dedetização:

Existem algumas situações em que é altamente recomendado chamar uma empresa de dedetização para acabar com infestações de carrapatos:

 Infestação em grande escala: se houver uma grande quantidade de carrapatos em sua casa, é provável que os remédios caseiros e preventivos não sejam suficientes para acabar com elas.

 Infestação persistente: se você tentou acabar com os carrapatos várias vezes, mas elas continuam voltando, é hora de considerar uma dedetização profissional.

 Problemas de saúde: se você ou seu animalzinho está sofrendo com picadas de carrapatos, contrate o mais rápido possível uma empresa para eliminar de vez todos os carrapatos e procure ajuda médica/veterinária.

 Mudança para uma nova casa: se você se mudou recentemente para uma casa com histórico de infestação de carrapatos, é importante dedetizar para evitar uma possível infestação.

Em todas essas situações, a melhor opção é chamar uma empresa de dedetização para realizar o tratamento de forma segura e eficaz. Ao escolher uma empresa, é necessário verificar se ela é licenciada e se possui técnicos qualificados para realizar o serviço. 👀

Pergunte sobre os produtos químicos utilizados e os métodos de aplicação para garantir a segurança de sua família e animais de estimação, combinado?

⚠️ Lembre-se:

Carrapatos se reproduzem rapidamente, podem transmitir diversas doenças graves para você e sua família, infestam os pets e também, o ambiente da sua casa. Se as dicas não adiantarem, o indicado é contatar uma empresa de dedetização profissional, ok?

Saiba que você pode contar com a InsectControl! Temos a melhor avaliação do Rio de Janeiro, resultados garantidos e preços acessíveis. 🤝

Conheça a nossa dedetização de carrapatos

Dedetização de carrapatos com resultados 100% garantidos e preços justos de verdade, é só na Insect.