Procurando dicas sobre como evitar pulgas que funcionem? Antes, você precisa entender que uma infestação de pulgas pode começar tanto pelo animal, como pelo ambiente.
Não adianta proteger o seu animal se o ambiente que ele mora está infestado. Portanto, devemos tomar medidas de prevenção contra pulgas para o seu cachorro ou gato, e também para sua casa contra o ataque das pulgas.
Por isso, vamos ensinar como evitar pulgas no seu cão e na sua casa. Tudo isso, com métodos caseiros! Você não vai ter que gastar dinheiro!
Como evitar pulgas no meu cão ou gato?
Primeiramente, vamos ver como evitar pulgas no seu animal de estimação! Dessa forma, excluímos a chance do seu pet trazer mais pulgas para casa.
Evite outros cachorros e gatos
Cachorros são animais sociais, eles gostam de cheirar e brincar com outros cachorros. Uma brincadeira inocente pode acabar gerando uma infestação de pulgas ou carrapatos.
Tenha cuidado extra com animais de rua e cachorros de condomínio com alta vegetação para evitar pulgas, a grande maioria é infestada de pulgas e carrapatos.
Condomínios e praças públicas
Se você for levar seu cachorro nesses locais e quiser evitar pulgas, mantenha seu cão sempre à vista e evite deixar ele brincar em gramados, vegetações altas e quintais de vizinhos.
É chato dizer isso, mas esses locais são cheios de pulgas e carrapatos à espera de um hospedeiro disponível.
Instalações para cachorros
Pet shops, hotéis para cachorros e veterinários são um prato cheio para as pulgas. Instalações feitas para receber cachorros têm grandes chances de ter uma infestação de pulgas ou carrapatos devido a grande quantidade de cães, gatos e outros animais que recebem.
E nesse caso, como evitar pulgas? Então, antes de escolher essas instalações, pergunte quais medidas estão tomando para proteger o local contra pulgas e carrapatos e escolha.
Como evitar pulgas na minha casa?
Se alguém da sua família brincou com animais antes de voltar para a casa, dê uma inspecionada rápida na sua roupa. Pulgas têm muita facilidade de pegar carona na roupa de pessoas e crianças, devido à sua capacidade de pular até quase 1 metro de altura.
Aspirador de pó
Passe regularmente em todo o piso, carpetes, tapetes e embaixo de móveis.
O aspirador consegue sugar ovos, larvas e pupas que estão escondidas nas frestas do piso, em carpetes, tapetes e embaixo dos móveis. Coloque a sacola no freezer por algumas horas para matar as fases jovens da pulga, em seguida, jogue no lixo.
Roupa de cama de animais domésticos
Lave regularmente toda a roupa de cama utilizada por cachorros ou gatos para evitar pulgas.
Coloque na máquina de lavar a 60º C por pelo menos 10 minutos para eliminar quaisquer ovos, larvas, pupas e até pulgas adultas que estejam na cama do seu pet. Em seguida, coloque na secadora na temperatura máxima ou passe um ferro de passar roupa.
Gambás e ratos
Mantenha gambás e ratos longe do seu quintal. Esses animais podem trazer pulgas, inclusive a pulga do rato (Xenopsylla cheopis), que é responsável pela transmissão da peste negra.
Por isso, sele todos os buracos e frestas que possam servir tanto de entrada como abrigo de gambás no quintal para evitar pulgas.
Para se prevenir contra os ratos, o mais indicado é contratar uma empresa de controle de pragas profissional para fazer um trabalho preventivo efetivo contra ratos.
Quintal limpo
Mantenha seu quintal limpo, com o gramado e arbustos bem podados, e sem nenhum tipo de entulho que possa servir como esconderijo do sol para evitar pulgas.
Pulgas não suportam o cheiro da madeira de cedro, então espalhe um pouco pelo quintal, principalmente perto de árvores, plantas, cercas, e embaixo de móveis, decorações e claro, da casinha do cachorro.
Essas pragas são muito perigosas e é importante saber como evitar pulgas. Apresentam um grande risco à saúde dos animais domésticos e também, da sua família. Graças à sua capacidade de transmitir doenças graves.
Inspecione certos locais
Se você acabou de se mudar ou vai se mudar agora, pergunte para o locador ou antigo proprietário se ele já teve problemas com pulgas e carrapatos, e se ele tem cachorros. Se for o caso, pergunte quais locais o cachorro mais ficava na casa.
Inspecione o piso e embaixo de móveis próximos de onde o cachorro dormia e circulava dentro de casa por ovos (com 0.4mm, esbranquiçados como um grão de arroz) e fezes de pulgas (pontinhos pretos como pimenta móida).
Em seguida, inspecione no quintal também nos locais onde o cachorro mais andava. Pulgas vão evitar a luz do sol, portanto procure embaixo de móveis, árvores, plantas e cercadinhos.
Uma boa dica é utilizar meias brancas e andar por todo o quintal, as pulgas vão ficar presas na meia e serão facilmente identificadas.
A prevenção contra pulgas deve ser feita regularmente, devido aos riscos que causam à sua saúde, seu animal de estimação e família. Fique bem atento aos sinais e procure especialistas caso identifique uma infestação.
Aprenda mais
sobre as pulgas
Aprenda mais
sobre as pulgas
Confira mais conteúdos que os nossos especialistas prepararam para você: