No Rio de Janeiro, uma das maiores preocupações quando se trata de pragas são as pulgas. Elas não só causam desconforto para nossos pets, mas também podem representar um risco para nossa saúde. Neste post, vamos explorar detalhadamente as características, hábitos e reprodução da espécie de pulgas que mais requer nossa atenção na cidade.
Característiscas das pulgas
As pulgas são parasitas externos de cães, gatos, animais silvestres e até mesmo pessoas.
Medem entre 2 e 3 mm de comprimento. Possuem cor vermelha ou castanha. Podem pular até 75 vezes sua altura.
Hábitos das pulgas
As pulgas são conhecidas por infestarem cães e gatos e se alimentar do seu sangue. As adultas passam a maior parte da sua vida se alimentando do sangue de cães e gatos.
Já as fases jovens, se alimentam da matéria orgânica que costuma ter em tapetes, frestas do piso, sofás e camas, e também das fezes de pulgas adultas.
A maioria das infestações é composta pelas fases jovens, que infestam o ambiente do hospedeiro.
O que faz necessário que seja tratado o ambiente em conjunto com o animal infestado para eliminar toda a infestação.
Alimentação das pulgas
Pulgas conseguem consumir 15 vezes o seu peso em sangue. Causam muita irritação e incômodos aos animais que parasitam e podem transmitir doenças e reações alérgicas graves se não forem eliminadas rapidamente.
Uma pulga adulta pode gerar até 50 ovos por dia. Os ovos são depositados no animal mas caem no ambiente.
Reprodução das pulgas
A fase adulta das pulgas representa apenas cerca de 5% da população, você acredita? Pois é. Já a fase de pupa representa 10%, a fase larval 35% e ovos de pulgas representa os outros 50%.
Seus ovos eclodirão em larvas em cerca de apenas 10 dias. Larvas se desenvolverão em pupa de 4 a 18 dias. Se tiver um hospedeiro disponível, as pupas entram rapidamente na fase adulta, onde poderão gerar ovos depois da sua primeira refeição de sangue e assim recomeçar o seu ciclo de vida.