#25AnosInsectControl®

#25AnosInsectControl®

Desde 1998 protegendo o seu lar

Desde 1998 protegendo o seu lar

5 estratégias para diferenciar cupim alado de formiga voadora

  • 5 estratégias para diferenciar cupins alados de formigas voadoras

Você já sabe que cupins causam danos às peças de madeira. Mas será que também sabe identificar se é cupim ou formiga e diferenciar de outros insetos? 🤔 Não? Então vem com a gente!

Por terem aparências bem similares, é comum confundir cupins alados com formigas voadoras. Porém, existem diferenças importantes em cada um deles, principalmente com relação à gravidade dos danos na sua casa.

Mas vamos por partes! Antes de tudo, você precisa aprender a identificar um cupim alado e por isso, é necessário entender as castas desse inseto. Vamos lá?! 🤓

Sociedade dos cupins e comportamento das castas

Castas de cupins, como diferenciar

Os cupins possuem uma estrutura social complexa e dividem-se em diferentes castas, cada uma com suas próprias funções e características físicas. As três castas são – cupins alados, operários e soldados.

As castas fazem parte de uma estrutura hierárquica, na qual os cupins soldados e operários são submissos à casta de cupins alados e à rainha, que é responsável pelo acasalamento, produção de larvas e manutenção da colônia.

Cupins Alados x Soldados x Operários

É mais difícil observar cupins operários e soldados, já que eles ficam a maior parte do tempo dentro da colônia de cupins.

Já os cupins alados se expõem, pois estão procurando o local ideal para formar uma nova colônia. São eles que podem ser confundidos com formigas. 🐜

Enquanto que os cupins alados têm asas, os cupins operários não possuem asas e tem a cor mais clara, podendo ser bege ou branca. Os cupins soldados também não têm asas e têm a cor mais acastanhada. Eles possuem as cabeças maiores e pinças que usam para defender a colônia.

👑O rei e a rainha eram cupins alados, mas que acabaram quebrando suas asas ao descerem ao solo e encontrado um local ideal para uma nova colônia. Dificilmente você conseguirá ver um deles. Eles ficam o tempo todo no centro do ninho, por isso não é possível vê-los, a menos que se destrua o ninho.

Cupins Alados x Formigas Voadoras

diferenciar-cupins-formigas

Cupins alados podem causar maiores danos aos móveis e estruturas de madeira, enquanto formigas voadoras geralmente são mais um incômodo do que uma ameaça real.

Por isso, conhecer a diferença entre cupins alados e formigas voadoras é a primeira etapa para proteger o ambiente. 🛡️

E aí, é cupim ou formiga?

Ambos são insetos sociais, que vivem em grupos e têm funções determinadas por uma classificação hierárquica. Existem castas de soldados que defendem o ninho, operários construtores de túneis e os reprodutores.

A cor dos insetos é um importante critério a ser avaliado para diferenciá-los. A formiga voadora pode apresentar tons no corpo mais avermelhados ou alaranjados. 🦟

Entretanto, o cupim com asas, também conhecido como siriri (à esquerda), é sempre preto ou marrom bem escuro. Se o inseto alado não for escuro, então provavelmente ele não é um cupim.

Além disso, as formigas possuem asas na mesma proporção do corpo. Já os cupins podem ter asas com o dobro do tamanho do corpo.

Descubra 5 maneiras de saber se é cupim ou formiga

Embora possam parecer similares, há maneiras fáceis de identificar e diferenciar entre estes dois insetos. Aqui estão 5 estratégias que você pode usar para diferenciar cupins alados de formigas voadoras! 👇

1. Antenas

Cupins alados têm antenas longas, retas e finas, enquanto formigas voadoras têm antenas curtas, curvadas e grossas.

2. Fonte de alimento

Cupins alados se alimentam de madeira e são conhecidos por danificarem estruturas de madeira. 🚪

Formigas voadoras, por outro lado, se alimentam de néctar e pólen ou restos de comida.

3. Comportamento da chuva

🌦️Quando está quente e chove, os cupins geralmente fazem suas revoadas para aproveitar a umidade.

Já as formigas voadoras, geralmente, se escondem durante a chuva, buscando abrigo para proteger suas asas e preservar sua capacidade de voo.

4. Habitats

É comum ver formigas dentro de cômodos, principalmente nas cozinhas. Os cupins geralmente ficam escondidos dentro da madeira ou em algum local com fácil acesso a madeira que seja quente e úmido. 🪵

5. Perda das asas

Asas de cupins alados

Você já entrou em casa e encontrou um amontoado de asas descartadas no chão?

Se sim, então é provável que já exista uma infestação de cupins na sua casa. Pois o cupim alado perde suas asas na fase do acasalamento (que ocorre na sua revoada quando encontram um local ideal para uma nova colônia). No caso das formigas voadoras, elas permanecem com suas asas durante toda a vida.

🚨 É importante ressaltar que a presença de cupins alados é uma indicação clara de que há uma colônia ativa próxima a residência. Por isso, é necessário tomar medidas de prevenção ou para combater a infestação, já que esses cupins querem criar uma colônia dentro da casa.

Por outro lado, a presença de formigas voadoras não necessariamente significa a presença de uma colônia ativa, já que elas apenas representam uma fase da vida desses insetos.

⚠️ Lembre-se:

Uma infestação de cupins não tratada é sinônimo de prejuízo. Se você estiver com uma infestação de cupins ou viu siriris por perto, o indicado é você contatar uma empresa profissional para fazer uma vistoria técnica para identificar o tamanho da infestação.

Saiba que você pode contar com a InsectControl! Temos a melhor avaliação do Rio de Janeiro, preços justos, vistorias grátis, parcelamento sem juros e resultados garantidos.🤝

Conheça nossa descupinização

Cupins podem causar prejuízos absurdos no seu imóvel.

Descupinização especializada com vistoria grátis, preço justo e parcelamento sem juros. Você só encontra aqui. ❤️

Aprenda mais
sobre os cupins

Aprenda mais
sobre os cupins

Confira mais conteúdos que os nossos especialistas prepararam para você:

Problemas
com cupins?

Nossa equipe atua no controle de cupins desde 1997. São 25 anos de experiência e milhares de clientes satisfeitos.
2023-11-06T15:12:13-03:008 de fevereiro de 2023|

Peça aqui seu orçamento rápido e grátis

Conheça a melhor equipe de atendimento do Rio de Janeiro! 🥇

Peça aqui seu orçamento rápido e grátis

Conheça a melhor equipe de atendimento do Rio de Janeiro! 🥇

Ir ao Topo