Se você está em dúvida sobre o que cupim come, este artigo irá tirar todas as suas dúvidas!

Muitos dos nossos clientes nos perguntam: “cupim come roupa? cupim come plástico? cupim come papel?” Até mesmo se cupim come isopor! 😅

Por isso, traremos agora alguns fatos sobre o que cupim come. Vem com a gente!

Será que você sabe o que cupim come?

cupim come madeira

Você sabia que os cupins possuem mandíbulas muito fortes? 🤔 Apesar de serem bem pequenos, eles conseguem penetrar tábuas, fiações elétricas e paredes de concreto para ir atrás de comida.

Mas atenção, cada espécie de cupim tem preferência por um tipo de alimento. As mais conhecidas no Rio de Janeiro são os cupins de madeira seca e os cupins de solo. Essa duas espécies têm características diferentes, mas mantêm um traço em comum: adoram materiais ricos em celulose. 👀

A celulose está presente tanto na mobília de madeira, quanto no papel, no gesso e em tecidos de fibras naturais. Só que o organismo de um cupim não consegue digerir a celulose e para isso, ele precisa da ajuda de parasitas que vivem no intestino!

Depois que os parasitas comem as partículas de madeira (ou o que for), eles fazem a digestão e excretam. É dessa excreção que os cupins retiram os nutrientes para sobreviver. Incrível, né? 😮

Cupim come madeira?

Sim, com certeza cupim come madeira! A ingestão de celulose, um componente essencial encontrado em materiais vegetais, é o principal nutriente para os cupins. 🪵

A celulose é abundante na estrutura da madeira, tornando-a um alvo preferencial para esses insetos. É por isso que os cupins podem causar danos significativos em estruturas de madeira em residências, móveis e outras edificações.

Além disso, cupim come papelão e objetos de papel. 📖 Livros, documentos, álbuns de fotos, notas de dinheiro, caixas de papelão e outros itens feitos de papel podem ser alvos de infestações de cupins na sua casa.

cupim come papel

🚨 Atenção! Se você tem materiais de papel em sua casa, especialmente em áreas onde há histórico de infestação de cupins, é aconselhável tomar medidas preventivas.

Armazene seus livros e documentos de forma adequada, longe de qualquer umidade. E para a segurança dos seus pertences, não guarde nada em caixas de papelão.

Cupim come roupa?

Não, os cupins geralmente não comem roupas. No entanto, a depender do caso, o cupim come tecido. 😱

Se houver mistura de fibras naturais à base de celulose em tecidos, pode haver uma possibilidade mínima de ataque por cupins. Tecidos como algodão, linho e seda, que são derivados de fontes vegetais, são mais suscetíveis a ataques de cupins.

Mas, em geral, as roupas não são alvo preferencial para esses insetos. Os cupins geralmente preferem materiais mais ricos em celulose, como madeira, papel e papelão.

Cupim come MDF?

cupim come mdf

Infelizmente, sim, cupim come mdf, já que esse material é composto por fibras de madeira e resinas.

Portanto, se você tem móveis ou estruturas feitas de MDF e está preocupado com a possibilidade de infestação de cupins, é importante adotar práticas de prevenção.

E claro, a detecção precoce e a ação preventiva são fundamentais para proteger seus pertences e sua propriedade contra os danos causados por cupins. 👍

Cupim come concreto?

Não, pois o concreto é um material inorgânico que não possui celulose em sua composição e não é uma fonte de alimento atrativa para os cupins.

Porém, na busca constante por celulose, os cupins podem estragar e danificar vários objetos e materiais que não contém celulose. Na maioria das vezes porque esses materiais estão no seu caminho. 🤯

Então, mesmo que os cupins não comam concreto, eles podem explorar rachaduras ou fissuras no concreto para acessar áreas onde encontram materiais mais adequados às suas necessidades alimentares.

Existem madeiras resistentes ao ataque de cupins? E quais são os tipos de madeira que cupim não come?

Sim! Algumas madeiras são resistentes a eles. Como exemplo: ipê, massaranduba, aroeira, imbuía, sucupira, peroba, copaíba, braúna, pau ferro e jacarandá são algumas das madeiras menos propensas a ter infestação de cupins. 👌

Madeira que o cupim não come

Mas tem algo que você precisa entender em relação à essa questão das madeiras resistentes a cupins: essas madeiras só são resistentes a cupins à partir do cerne do tronco da madeira.

A casca, câmbio e alburno do tronco das madeiras não são resistentes aos cupins.

O que fazer para o cupim não comer a madeira?

A prevenção é essencial para evitar que cupins danifiquem a madeira em sua casa. Essas são algumas medidas que você pode tomar para proteger a madeira contra cupins:

Inspeção regular: Faça inspeções regulares em sua casa, procurando por sinais de atividade de cupins, como pequenos túneis de terra, asas descartadas e resíduos de madeira. 🔍

Tratamentos preventivos: A aplicação de tratamentos químicos preventivos em estruturas de madeira pode ajudar a criar uma barreira protetora contra cupins. Consulte profissionais especializados em controle de pragas para orientações específicas e tratamentos adequados.

Uso de madeiras resistentes: Escolha madeiras naturalmente resistentes ou tratadas com produtos químicos repelentes a insetos.

Eliminação de fontes de umidade: Certifique-se de corrigir vazamentos, manter boa ventilação e evitar acúmulo de água próximo às estruturas de madeira.

O que o cupim não come?

Se você acha que cupim come plástico ou que cupim come isopor, saiba que a resposta é não! E existe cupim que come ferro? Também não! Continue a leitura e entenda:

Os cupins não consomem uma variedade de materiais que não contêm celulose, que é o componente principal presente em materiais vegetais.

Aqui estão alguns exemplos de materiais que os cupins geralmente não consomem 👇

➡️ Metais, como ferro, alumínio ou cobre

➡️ Materiais de vidro

➡️ Plástico

➡️Materiais à base de pedra, como mármore e granito

➡️Isopor (poliestireno expandido)

➡️Alimentos e comidas em geral

Não esqueça que embora os cupins não se alimentem desses materiais, eles podem causar danos indiretos ao buscar acessar áreas mais propícias à sua alimentação.

Afinal, qual é o animal que come cupim?

Vários animais têm o cupim como parte de sua dieta, sendo seus principais predadores naturais. Por exemplo:

👉 Formigas cortadeiras

👉 Pica-paus

👉 Corujas

👉 Tamanduás

👉 Lagartos

Esses animais desempenham um papel importante na regulação das populações de cupins na natureza, contribuindo para o equilíbrio do ecossistema.

⚠️ Lembre-se:

Uma infestação de cupins não tratada é sinônimo de prejuízo.

Se você estiver com cupins em casa, o indicado é contatar uma empresa profissional para fazer uma vistoria técnica e identificar o tamanho da infestação.

Saiba que você pode contar com a InsectControl!