#25AnosInsectControl®

Desde 1998 protegendo os lares no RJ

#25AnosInsectControl®

Desde 1998 protegendo lares no RJ

Quais são os tipos de cupim? Broca de madeira é cupim? Descubra agora!

  • tipos de cupim

Você sabia que é necessário diferenciar os tipos de cupim para combater uma infestação de maneira eficiente? Pensando nisso, nossos especialistas prepararam esse artigo para te explicar tudo!

Muitas pessoas passam por confusão na hora de identificar os tipos de cupim, se é um cupim subterrâneo (cupim de solo) ou um cupim de madeira seca que está atacando a casa.

Também é comum confundir com broca de madeira, mas não se preocupe, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre isso! 🤝

Em resumo, existem cerca de 2.800 espécies de cupins no mundo, mas os principais tipos de cupim são:

– Cupim de madeira seca: ele pode atacar a madeira seca e deixar pequenos grânulos em seu rastro. Causam danos significativos a móveis, estruturas de madeira e objetos de arte.

Cupim subterrâneo: este cupim é encontrado em todo o mundo e vive em colônias subterrâneas. Eles constroem túneis de barro para se proteger do ar e podem causar danos significativos às fundações e estruturas de madeira em contato com o solo.

Cupim arbóreo: é encontrado principalmente em áreas tropicais e subtropicais e vive em árvores. Eles podem causar danos significativos às árvores e à madeira em contato com a árvore. 🌳

Ainda falaremos mais detalhadamente sobre uma série de diferenças entre as duas espécies de cupins que mais causam problemas no Rio de janeiro – os cupins de solo e os cupins de madeira seca.

Agora, vamos entender o motivo de ser tão importante diferenciar cada tipo! 👊

Por que é importante diferenciar os tipos de cupim?

✅ É importante diferenciar os tipos de cupim porque cada espécie tem suas características específicas de comportamento, alimentação e hábitos de infestação.

Isso significa que diferentes tipos de cupim requerem diferentes estratégias de controle e tratamento, e o uso de um método inadequado pode resultar em falha no controle da infestação.

💡 Quer um exemplo? Cupins subterrâneos costumam fazer ninhos no solo e acessar as estruturas através de tubos construídos com terra, enquanto cupins de madeira seca infestam diretamente a madeira seca, sem a necessidade de entrar em contato com o solo.

Dessa forma, o tratamento de uma infestação de cupins subterrâneos deve incluir a eliminação dos ninhos no solo, enquanto o tratamento de cupins de madeira seca deve envolver os pontos de infestação diretamente na madeira.

Como diferenciar os tipos de cupim?

Mesmo possuindo algumas características e hábitos parecidos, podemos diferenciar facilmente os dois tipos de cupim, vamos conferir 👇

Como identificar Cupins de Solo:

Esse tipo de cupim pode construir seus ninhos no solo ou em vãos estruturais. Suas colônias podem chegar a mais de 1 milhão de cupins e suas fezes são úmidas, como um “caminho de terra”.

Como diferenciar os tipos de cupim

Os cupins de solo podem sair da colônia em busca de alimentos, dada a fartura de elementos a base de celulose que se encontram na natureza ou nas proximidades do próprio ninho.

O que facilita com que essa espécie de cupim viva por décadas. 😳

• Cupins de solo costumam fazer seus voos nupciais durante o dia.

• Frequentemente encontrado perto da fundação das casas.

• Vivem nas galerias de terra e precisam de umidade.

Como diferenciar os tipos de cupim

*Na imagem acima, vemos um cupim alado de cada tipo de cupim que lidamos no Rio de Janeiro.

Como identificar Cupins de Madeira Seca:

Os cupins de madeira seca, tem seus ninhos confinados à madeira infestada. As colônias dessa espécie de cupim são um pouco menores por se localizarem na peça de madeira, não passa dos 10 mil indivíduos.

💩 As fezes dos cupins de madeira seca são como grãos secos, e são expelidas pelos cupins através de buracos nas peças infestadas, formando um monte de “grãos” secos abaixo dos buracos.

Fezes de cupins de madeira seca

Esse é o fator número 1 para identificar uma infestação desse tipo de cupim.

Os cupins de madeira seca ao consumir toda a madeira que os abrigam, se não tiverem acesso à outra madeira em contato com a primeira, condena a sua colônia a morte. A vida útil da colônia está, assim, ligada à duração da fonte de alimento. 😉

• Cupins de madeira seca alados costumam voar à noite em seu voo nupcial.

• Frequentemente encontrado em peças de madeira como portas, rodapés, móveis e no sótão.

• Expelem amontoados de pó seco da peça de madeira infestada e não precisam de umidade.

Broca de madeira é um dos tipos de cupim?

 Não! A broca de madeira é um inseto que também pode causar danos a estruturas de madeira.

Embora tenha uma aparência semelhante à de um cupim, existem algumas diferenças que podem ajudar a diferenciá-los.

Enquanto o cupim come a madeira por dentro, deixando apenas uma fina camada externa, a broca de madeira faz buracos na superfície da madeira e cria galerias por dentro, deixando pequenos montes de serragem ao redor do buraco.

Existem várias espécies de brocas de madeira, mas em geral elas têm um ciclo de vida semelhante.

⚠️ Lembre-se:

Uma infestação de cupins não tratada é sinônimo de prejuízo. Se você estiver com uma infestação de cupins ou viu siriris por perto, o indicado é você contatar uma empresa profissional para fazer uma vistoria técnica para identificar o tamanho da infestação.

Saiba que você pode contar com a InsectControl! Temos a melhor avaliação do Rio de Janeiro, preços justos, vistorias grátis, parcelamento sem juros e resultados garantidos. 🤝

Conheça a nossa descupinização

Descupinização com resultados 100% garantidos e preços justos de verdade, é só na Insect.

Conheça a nossa descupinização

Descupinização com resultados 100% garantidos e preços justos de verdade, é só na Insect.

Aprenda mais
sobre os cupins

Aprenda mais
sobre os cupins

Confira mais conteúdos que os nossos especialistas prepararam para você:

2024-05-14T10:38:53-03:001 de maio de 2017|