Confira e aplique essas 4 dicas que preparamos para você se livrar de cupim e proteger sua casa contra infestações dessa praga:

1º) Evite madeiras em contato com o solo

Decks de madeira, móveis de madeira nos jardins, pisos de madeira próximos dos jardins, rodapés de madeira no quintal.

Madeira em contato direto com o solo é um dos acessos mais comuns de cupins de solo nas casas.

Tente reduzir ao máximo o contato, onde não for possível, procure tratar a madeira com algum termicida para deixá-la menos atrativa para cupins.

DICA: Se ainda estiver na fase de construção da casa, coloque plantas e árvores o mais longe possível da casa.

O recomendado é que somente fundações de concreto fiquem em contato com o solo. Se for colocar paredes de madeira ou revestimento de madeira, coloque pelo menos a 15 cm do solo, combinado?

2º) Acabe com a umidade para evitar cupins

Os cupins são atraídos por madeira molhada e outras fontes de umidade.

Lembre de manter a sua casa limpa e seca, reparando vazamentos, infiltrações e goteiras.

Verifique também se está acumulando água em algum ponto em especial no jardim e conserte. Se a fundação da sua casa estiver com umidade, será um prato cheio para cupins subterrâneos.

Se você tiver uma torneira que pinga ou uma pia que vaza, isso também pode levar à formação de poças de água e um ambiente úmido que os cupins adoram.

Além disso, é importante limpar regularmente as áreas onde os cupins podem se esconder, como sótãos, porões e armários.

DICA: Para reduzir a umidade dos locais, você pode instalar folhas de polietileno na superfície do solo. Elas ajudarão a reduzir a evaporação do solo e a condensação da umidade nas vigas e sub-pavimentos.

A dica acima é um pouco trabalhosa, mas se você quiser algo mais simples para se livrar de cupins, evite colocar móveis e peças de madeira em cômodos úmidos como banheiros, área de serviço, quintal e cozinha.

A madeira pode absorver a umidade e virar um grande atrativo para infestações próximas. Portanto, procure manter a casa bem arejada e resolva rapidamente vazamentos e infiltrações para ajudar a evitar cupins.

3º) Coloque telas mosquiteiras nas janelas e portas

Sabia que as telas também podem ajudar você a se livrar de cupins? Isso mesmo, telas evitam que cupins alados entrem na sua casa.

Por isso, é bom colocá-las nas janelas e até mesmo na porta de entrada – principalmente na primavera e começo do verão, que é quando acontece a revoada.

Dessa forma, os cupins não poderão entrar e não farão ninhos na sua casa.

DICA: Se você tiver telas em suas janelas e portas, verifique se elas estão em boas condições. Por exemplo, se houver rasgos ou buracos na tela, os cupins podem entrar em sua casa. Ao manter as telas em boas condições, você pode evitar que os cupins entrem em sua casa.

4º) Drenagem inadequada

Se as suas calhas estiverem cheias de detritos, como folhas e galhos, isso pode levar à formação de poças de água e um ambiente úmido que os cupins adoram.

Não é a tarefa favorita de ninguém, mas limpar as calhas é uma parte necessária da prevenção de cupins. Essa é uma ótima alternativa para quem não sabe como evitar cupim no telhado.

5º) Use selante em torno das janelas e portas

Os cupins podem entrar na casa através de pequenas rachaduras e buracos em torno das janelas e portas. Use selante para vedar essas áreas e prevenir a entrada de cupins em sua casa.

6º) Faça uma inspeção regular da casa

Ao realizar uma inspeção completa, você pode encontrar problemas antes que se tornem muito grandes.

Por exemplo, se você notar orifícios na madeira, pode ser um sinal de que os cupins estão presentes e é hora de agir.

Encontrando esses sinais precocemente, você pode economizar dinheiro e evitar danos significativos à sua casa.

7º) Inspecione madeiras e móveis fixos

Fique atento à madeiras fixas – portas, portais, pisos de madeira, revestimentos de madeira, tetos de madeira, rodapés, janelas. Todos esses são exemplos de madeiras fixas, coladas à parede, piso ou teto. Cupins de ambas espécies amam este tipo de madeira.

E claro, muita atenção a móveis embutidos. Inspecione regularmente esses locais por presença de galerias de terra ou pó seco caindo desses pontos. São os locais mais propensos a ataque de cupins dentro de casa.

8º) Mantenha a vegetação afastada da sua casa

Os cupins amam plantas e folhagens. Se você tiver arbustos, plantas e árvores perto da sua casa, é possível que os cupins tenham um lugar para se esconder e começar uma infestação. Mantenha essas plantas aparadas e afastadas da estrutura da sua casa.

9º) Atenção especial com as paredes

Para quem pergunta como evitar cupins, manter as paredes de casa sem imperfeições é uma ótima medida preventiva.

Veja se a tinta das paredes da sua casa está com bolhas e/ou rachaduras, já que esses são sinais de que túneis de cupins estão sendo construídos. Bata nas paredes e veja se estão um pouco ocas ou estranhas. Tudo isso pode ser sinal de foco de cupins de solo.

E também, não se esqueça de tampar rachaduras e frestas nas paredes – são formas de cupins de solo entrarem na sua alvenaria.

Peça agora mesmo seu orçamento grátis

Nossa equipe de atendimento está pronta para te atender no WhatsApp! 😄

Peça agora mesmo seu orçamento grátis

Nossa equipe de atendimento está pronta para te atender no WhatsApp! 😄