Você percebeu a presença de roedores na sua casa e está em buscando o melhor veneno para rato? Não se preocupe! Nesse artigo vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre esse assunto!

Se você está lidando com uma infestação de ratos em casa, provavelmente está buscando a melhor solução para resolver logo esse problema. Afinal, queremos nos livrar desses roedores indesejados o mais rápido possível! 😅

Ao lidar com esse tipo de problema, a escolha do método de controle é uma decisão importante. Para isso, é essencial considerar a gravidade da infestação, a segurança dos animais de estimação, a eficácia do método e o impacto ambiental, por exemplo.

⚠️ INFORMAÇÃO IMPORTANTE: Não indicamos de forma alguma a utilização de raticidas por conta própria. O objetivo deste artigo é educar os leitores sobre os métodos disponíveis para que solicitem a melhor ajuda profissional possível e não correr o risco de contratar uma empresa que utiliza métodos inadequados.

Neste artigo, vamos explorar diferentes tipos de veneno para rato e fornecer dicas valiosas para ajudá-lo (a) a fazer a escolha certa. 🤝 Confira!

Principais tipos de veneno para rato

Melhor veneno para rato

Antes de entender como escolher o melhor veneno para rato, é necessário conhecer os diferentes tipos disponíveis no mercado. Cada um tem suas características e formas de aplicação, então entender suas diferenças pode ser meio confuso.

Lembrando que o controle de pragas deve ser realizado por profissionais treinados, levando em consideração a segurança humana, animal e ambiental, ok?

Quer saber mais? Continue a leitura! 😄

Veneno para rato em pó

Melhor veneno para rato

O veneno para rato em pó geralmente contém substâncias tóxicas, na forma de pó fino, que são prejudiciais aos roedores. Ele pode ser aplicado em áreas estratégicas onde os ratos costumam transitar, como cantos, frestas e buracos, além de locais de difícil acesso.

O pó deve ser aplicado utilizando um aplicador adequado ou polvilhado diretamente nos locais, seguindo as instruções do fabricante. ⚠️

Isca fresca para ratos

Melhor veneno para rato

A isca fresca para ratos é formulada com ingredientes palatáveis que atraem os roedores, pois sua textura úmida e macia facilita a ingestão pelos ratos. 🐭

Geralmente, ela é alojada dentro de porta-iscas e deve ser colocada de forma estratégica, sempre próximas as áreas com possíveis ninhos e/ou fontes de alimento, levando em consideração a espécie infestante (camundongos, ratos de telhado e ratazanas).

Esse tipo de isca é formulado em um formato compacto, proporcionando conveniência e facilidade de manuseio. 👏 E a isca fresca para ratos costuma ter como principio ativo o Bromadiolone, Brodifacoum ou Flocoumafen.

Esse raticida bloco é atraente para os ratos e pode ser em áreas onde os roedores são frequentemente avistados. É especialmente eficaz em ambientes úmidos e de difícil acesso.

Resumindo, as iscas são o melhor, mais moderno e mais seguro método para controle de ratos. E por falar nisso, é o nosso método principal de controle para ratos utilizado pelos especialistas da InsectControl.

Iscas com sementes de girassol

Melhor veneno para rato

Essa técnica consiste em usar sementes de girassol como iscas raticidas para atrair e eliminar os ratos.

Esse pesticida é misturado às sementes durante o processo de fabricação das iscas. Os ratos são atraídos pelo cheiro e sabor das sementes de girassol e consomem a isca.

Uma vez que os ratos comem a isca, o pesticida começa a fazer efeito. A substância anticoagulante interfere no processo de coagulação do sangue.

Esse método de desratização é popular, porque as sementes de girassol são altamente atrativas para os ratos. E assim como a isca fresca para ratos, este método também é utilizado no nosso serviço de desratização.

Raticida granulado

Melhor veneno para rato

O raticida granulado é mais um tipo de veneno para rato que vem na forma de pequenos grânulos que contêm uma substância tóxica. Eles atraem os ratos, que os consomem e são expostos à toxina letal.

Os grânulos são fáceis de espalhar em áreas onde os ratos transitam, como sótãos e porões. Essa apresentação também é eficaz para áreas externas, como jardins, terrenos ou locais onde os ratos costumam se alimentar. 🐀

Porta-iscas para ratos

Melhor veneno para rato

A porta iscas para ratos é uma caixa ou recipiente projetado para conter raticidas, como a isca fresca para ratos e iscas com sementes de girassol, por exemplo.

As portas-iscas são muito úteis em “proteger” as iscas contra animais domésticos, crianças e animais não-alvo, pois tem uma entrada em cada lateral que só ratos conseguiriam entrar. E também são trancadas pela equipe profissional, o que aumenta ainda mais a segurança.

Além disso, as caixas proporcionam um ambiente seguro para os ratos se alimentarem, minimizando o risco de contaminação do ambiente com restos de iscas. Também utilizamos este método aqui na InsectControl.

Métodos que NÃO recomendamos

Ratoeira adesiva: Também conhecida como “pega rato” ou “cola rato”, a ratoeira adesiva serve para que os ratos fiquem presos quando entram em contato com a superfície pegajosa.

Porém, o “pega rato” é um método contraindicado, devido ao sofrimento potencial dos ratos.

A gente é MUITO contra esse método, pois consideramos que ele é uma tortura para o rato. E para piorar, a carcaça do rato fica ali exposta, o que gera a necessidade da pessoa ter que descartar o corpo do rato morto.

A iscagem, método que utilizamos na Insect, é o mais moderno e seguro do mercado, não tendo a necessidade do cliente ter que descartar a carcaça do rato.

Chumbinho para rato: Esse agrotóxico conhecido como “chumbinho” é chamado assim por conta da sua aparência granulada de cor cinza.

Por mais que tenha pessoas que usem chumbinho para ratos, não funciona como raticida. Na verdade, a sua venda é ILEGAL e ele é altamente perigoso, tóxico para humanos e pets. Inclusive, é a própria Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que não registra o chumbinho como raticida.

Conhecendo as substâncias dos venenos para ratos

Brometalina: Quando o rato consome a brometalina, ele interfere no processo de coagulação do sangue. 🩸

Basicamente, funciona inibindo a vitamina K, que é necessária para a produção de certos fatores de coagulação sanguínea. Sem esses fatores, o rato não consegue coagular corretamente o sangue, resultando em hemorragias internas.

👉 O efeito não é imediato, levando alguns dias para que o rato comece a apresentar sinais de envenenamento.

Fosfeto de Zinco: Esse é um composto químico que, quando os ratos o ingerem, reage com os ácidos presentes no estômago, liberando gás fosfina.

A fosfina é um gás tóxico que interfere com o metabolismo celular dos ratos, afetando principalmente o funcionamento do sistema respiratório e do sistema nervoso. 🫁

👉 O gás fosfina é altamente tóxico e rapidamente se dissemina pelo organismo do rato, causando danos irreversíveis de forma rápida.

Colecalciferol: O colecalciferol, também conhecido como vitamina D3, é utilizado em alguns raticidas.

Quando os ratos consomem colecalciferol, ele causa um desequilíbrio nos níveis de cálcio no organismo. O colecalciferol é convertido em calcitriol, a forma ativa da vitamina D, que aumenta a absorção intestinal de cálcio.

👉 Os altos níveis de cálcio resultantes são tóxicos para os ratos, causando danos aos órgãos internos, principalmente nos rins e no sistema cardiovascular.

Brodifacoum: O brodifacoum é um tipo de anticoagulante de segunda geração.

Assim como a brometalina, ele age inibindo a vitamina K, que é essencial para a coagulação sanguínea. A diferença é que o brodifacoum é mais potente e persistente, ou seja, sua ação pode durar por um longo período de tempo no organismo do rato.

👉 O rato consome o raticida contendo brodifacoum e, ao longo de vários dias, ocorre uma redução gradual nos níveis de fatores de coagulação sanguínea, levando a hemorragias internas e, eventualmente, à morte.

Bromadiolone: O bromadiolone é mais um tipo de anticoagulante. Quando um rato consome uma quantidade suficiente de bromadiolone, o composto é absorvido pelo sistema digestivo e entra na corrente sanguínea.

Em seguida, o bromadiolone age bloqueando a atividade de uma enzima chamada vitamina K epóxido redutase, que é necessária para a produção de substâncias que ajudam na coagulação do sangue.

👉Resultado, o rato fica com dificuldade de coagulação, levando a hemorragias internas e externas. Com o tempo, essas hemorragias levam à morte do rato.

Flocoumafen: Ele também é um anticoagulante que age de maneira semelhante ao bromadiolone.

No entanto, o flocoumafen é um anticoagulante de ação mais lenta em comparação com o bromadiolone. Isso significa que, após a ingestão do flocoumafen, o rato pode levar mais tempo para mostrar sintomas e efeitos adversos.

👉 Ao longo do tempo, o rato sofre de hemorragias internas e externas progressivas, que eventualmente levam à morte.

Critérios que profissionais precisam considerar ao lidar com raticidas

Melhor veneno para rato

Ao escolher um raticida, é importante levar em consideração alguns critérios. 👇

Segurança – Escolha um raticida que seja seguro para uso doméstico e que tenha ingredientes ativos de baixa toxicidade para animais de estimação.

Higiene – Dê preferência a raticidas que sejam fáceis de limpar e que não deixem resíduos prejudiciais após a eliminação dos ratos.

Sem odor – Opte por raticidas que não tenham cheiro forte ou muito ruim, já que isso pode afastar os ratos.

Umidade do ambiente – Verifique se o raticida é resistente à umidade, especialmente em ambientes onde há maior exposição à água.

Localização da Infestação – Considere se a infestação ocorre principalmente em áreas internas ou externas e escolha um raticida adequado para o ambiente específico.

Impacto ambiental – Alguns raticidas contêm substâncias tóxicas que podem representar um impacto negativo para o meio ambiente. Portanto, é essencial escolher produtos que tenham menor impacto ambiental e seguir as instruções de descarte adequado.

Afinal, utilizar o raticida é uma boa opção para eliminar ratos?

O ideal é que você não use raticidas por conta própria. 😬 São muitos cuidados que devem ser tomados e caso pule algum, você estará gerando riscos sérios de saúde não só para você, como para a sua famí