#25AnosInsectControl®

#25AnosInsectControl®

Desde 1998 protegendo os lares no RJ

Desde 1998 protegendo lares no RJ

Como identificar rapidamente uma infestação de ratos

  • como identificar infestação de ratos

Como saber se existe uma infestação de ratos? Muitos dos nossos clientes têm essa dúvida e nós da InsectControl contaremos tudo nesse post.

Os ratos são pragas urbanas que podem causar diversos problemas de saúde e danos materiais, além de serem muito incômodos. 🐁

Para começar, é preciso entender que os ratos são animais extremamente adaptáveis e se reproduzem rapidamente. Por isso, é comum encontrar infestações em locais com muita oferta de alimento e abrigo, como residências, comércios e áreas urbanas em geral.

Portanto, a melhor forma de identificar é procurando por sinais de infestação. 😉

O que exatamente é uma infestação de ratos?

Uma infestação de ratos pode ser definida como a presença excessiva de ratos em um ambiente, geralmente dentro de casas. 😰

Isso pode incluir a presença de ratos mortos, rastros de fezes e urina, danos a alimentos, roupas, móveis e outros itens, bem como sons e movimentos de ratos durante a noite.

A quantidade de ratos necessária para uma infestação pode variar dependendo do tamanho da área infestada, da capacidade de reprodução e do crescimento da população de ratos.

🚨 Em geral, a presença de dois ou mais ratos em uma área pode indicar o início de uma infestação. Ou seja, é importante tomar medidas imediatas para controlar a infestação antes que ela se torne ainda mais grave.

Como identificar uma infestação de ratos na sua casa?

Conheça os principais sinais de infestação e assim, aprenda como identificar se há uma na sua casa:

Fezes

Fezes de rato

Procure por suas fezes. É um sinal muito forte de infestação de ratos. 🤢

Fezes de camundongos são encontradas geralmente embaixo de armários, despensas e atrás de geladeiras.

As fezes de ratos de telhado são similares, mas um pouco maiores, e são encontradas geralmente em cantos de paredes, atrás de móveis, no sótão e telhado.

Já as fezes de ratazanas são maiores e mais grossas, são encontradas geralmente no quintal, próximas a lixeiras ou embaixo de vegetações próximas ao muro.

Roeduras

Sinal de infestação de camundongos

Ratos possuem dentes incisivos que crescem sem parar e por isso têm o hábito de roer diariamente para impedir que eles crescam.

Os locais onde mais são vistos mordidas e roeduras de ratos dentro de casa são portas, rodapés, caixas de papelão, quinas de móveis e fiações. 😳

Materiais de plástico e madeira são os materiais mais roídos por ratos das casas.

Alimentos mordidos

doenças transmitidas por ratos

Ratos em casa vão subir na bancada da cozinha ou até em cima da geladeira para conseguir alimento.

Se você encontrou uma mordida de rato dentro de casa em alguma embalagem ou alimento, jogue fora imediatamente. ⚠️

A saliva dos ratos podem transmitir doenças graves. Coloque todos os seus alimentos, frutas, cereais e grãos dentro da geladeira, de um armário bem lacrado ou dentro de um recipiente fechado.

Barulhos

Barulhos a noite é um dos principais sinais de infestação de camundongos

Fique atento ao sons. A noite é quando os ratos ficam mais ativos, procure fazer silêncio e ouvir para identificar ruídos de filhotes ou pegadas de ratos em casa.

Se o seu cachorro estiver latindo mais que o normal, pode ser também um sinal de ratos invadindo seu quintal. 👍

Ninhos

Ninho de rato é um dos principais sinais de infestação de ratos

Procure por ninhos de ratos dentro de casa em cômodos com menos movimento, como em garagens, porões e sótãos.

Ninhos de ratos são feitos geralmente com coisas da própria casa, como jornais, revistas velhas, papelão e tecidos.

Dê uma boa olhada no quintal

Buracos no quintal é um sinal de infestação de camundongos

Procure pelo quintal. Ratazanas costumam cavar buracos próximos aos muros para fazer seus ninhos.

Procure por rastros, pegadas, pelos, fezes ou buracos na terra próxima ao muro e principalmente embaixo de arbustos e vegetações densas. 😉

Qual a melhor solução para combater uma infestação ativa?

Para acabar com a infestação, é essencial contar com uma empresa de dedetização de confiança, que possua profissionais capacitados e equipamentos adequados para realizar um trabalho eficiente e seguro.

É válido ressaltar que a utilização de produtos químicos sem conhecimento técnico pode causar danos à saúde das pessoas e animais de estimação, além de não garantir a eliminação dos ratos. 😟

Além disso, é possível contar com alguns métodos complementares para afastar os ratos, como o uso de repelentes eletrônicos e plantas com cheiro forte que os animais não suportam, como hortelã e menta. 💪

Porém, essas medidas não devem ser vistas como soluções definitivas, e sim como uma forma de prevenir novas infestações.

⚠️ Lembre-se:

É importante entender que cada ambiente pode ter suas particularidades e que o melhor método de controle de pragas pode variar de caso para caso.

Por isso, é recomendado buscar orientação profissional de uma empresa especializada em controle de pragas para avaliar o seu ambiente e identificar a melhor estratégia de combate aos ratos.

Saiba que você pode contar com a InsectControl! Temos a melhor avaliação do Rio de Janeiro, resultados garantidos e preços acessíveis. 🤝

Conheça a nossa desratização

Desratização com resultados 100% garantidos e preços justos de verdade, é só na Insect.

Conheça a nossa desratização

Desratização com resultados 100% garantidos e preços justos de verdade, é só na Insect.

Aprenda mais
sobre os ratos

Aprenda mais
sobre os ratos

Confira mais conteúdos que os nossos especialistas prepararam para você: