Baratas
Espécies de baratas no Rio de Janeiro
1 de ago. de 2025
Se você mora no Rio de Janeiro, provavelmente já se deparou com uma barata ou duas, não é? Mas você sabia que, por aqui, as mais comuns são a barata francesinha e a barata de esgoto? Cada uma tem suas peculiaridades, e entender as diferenças entre elas pode te ajudar a lidar com a infestação. Vamos bater um papo sobre essas baratinhas e te dar dicas para afastá-las da sua casa.
Baratas francesinhas

A barata francesinha é um pouco menor do que a de esgoto. Ela tem uma cor que vai do marrom claro ao amarelado, com duas listras pretas nas costas. Mesmo tendo asas, elas não voam, mas são bem rápidas no chão.
Essas baratas preferem fazer os seus ninhos dentro de casa, especialmente em locais como a cozinha, onde sempre tem alguma coisa para elas beliscar. São onívoras, ou seja, não são exigentes, e se alimentam de qualquer coisa: restos de comida, migalhas, e até comida mal armazenada.
Os hábitos delas são noturnos, ou seja, elas saem para se alimentar durante a noite, quando a casa está mais tranquila. Por isso, se você tem a impressão de que as baratas só aparecem à noite, agora você sabe o motivo.
Baratas de esgoto

A barata de esgoto, ou barata voadora, é maior que a francesinha e tem uma cor marrom avermelhada, com um tom amarelado atrás da cabeça. Elas voam, o que pode ser bem desconfortável, né?
Diferente da francesa, a barata de esgoto gosta mesmo é de viver no esgoto – seja da sua casa, do seu condomínio ou até do vizinho. Elas se escondem ali e saem à noite em busca de comida, que pode ser qualquer coisa que elas encontrem pelo caminho. Assim como a barata francesa, elas são onívoras e noturnas, mas tendem a se alimentar de lixo e matéria orgânica em decomposição.
Como se livrar delas?
Agora que você já sabe a diferença entre essas duas baratas, vamos ao que interessa: como se livrar delas?
Limpeza sempre em dia: Baratas adoram lugares sujos e com comida fácil. Então, mantenha a cozinha sempre limpa, sem restos de comida ou migalhas espalhadas. Guarde os alimentos em recipientes fechados.
Feche frestas e buracos: Baratas são especialistas em se infiltrar. Fique de olho em rachaduras nas paredes, portas mal vedadas e outros buracos pela casa. Se necessário, use selante para vedar essas aberturas.
Controle a umidade: Ambas as espécies de baratas são atraídas por lugares úmidos. Então, verifique se há vazamentos na casa, especialmente em banheiros e cozinha, e mantenha ralos secos.
Chame os profissionais: Se o problema estiver fora de controle, talvez seja hora de chamar uma empresa de dedetização. Eles vão saber exatamente o que fazer para eliminar as baratas e evitar que elas voltem.
Conclusão
Agora que você sabe um pouco mais sobre as baratas francesinhas e de esgoto, fica mais fácil saber o que fazer para impedir que elas se instalem na sua casa. O truque é sempre manter a casa limpa, vedar aberturas e controlar a umidade. E, se for necessário, não hesite em pedir ajuda profissional.
Com essas dicas, você vai poder curtir sua casa sem essas indesejadas visitas noturnas!



