Lacraias
5 Curiosidades Surpreendentes Sobre as Lacraias
13 de ago. de 2025
As lacraias são aquelas criaturas que, muitas vezes, fazem a gente dar um pulo para trás quando aparece uma por perto, não é? Mas, ao invés de simplesmente achar que elas são assustadoras, que tal conhecer algumas curiosidades surpreendentes sobre elas? Você vai se surpreender!
1. Lacraias não são insetos!
Sim, você leu certo! Embora a gente sempre pense nas lacraias como insetos, elas são, na verdade, artrópodes da classe Chilopoda — um grupo bem diferente. Na verdade, elas são mais parecidas com aranhas do que com os insetos, e possuem uma estrutura corporal segmentada com um par de patas em cada segmento. Bem diferente dos insetos, que têm três pares de patas, né?
2. Elas correm muito rápido!
Se você pensava que as lacraias eram lentas, está muito enganado! Elas são realmente rápidas e conseguem atingir até 2 metros por segundo — o que equivale a uns 7 km/h. Isso pode não parecer muito, mas para um bichinho tão pequeno, é impressionante! Elas usam essa velocidade para caçar suas presas e também para fugir de qualquer ameaça.
3. O veneno não é assim tão perigoso
Embora o veneno das lacraias pareça algo de filme de terror, na maioria das vezes, ele não é um grande problema para os humanos. Elas usam o veneno para imobilizar suas presas, como insetos e outros pequenos animais. No caso de uma picada em humanos, o efeito costuma ser mais uma dorzinha, inchaço e uma sensação de queimação. Só em casos muito raros é que seria necessário buscar ajuda médica.
4. Existem lacraias gigantes!
Você sabia que algumas lacraias podem crescer até 30 cm de comprimento? A Scolopendra gigantea é uma das maiores espécies, encontrada principalmente na América do Sul e algumas partes da Ásia. Apesar de seu tamanho, ela não é agressiva com os humanos, mas é um predador eficaz, alimentando-se até de pequenos roedores e lagartos!
5. Elas são caçadoras noturnas
As lacraias são bastante tímidas e, por isso, preferem caçar à noite. Durante o dia, elas se escondem em buracos, sob pedras ou troncos caídos. Quando o sol se põe, elas saem para procurar comida. Apesar de não terem a melhor visão, suas antenas super sensíveis são capazes de detectar suas presas e até avisá-las sobre predadores.
Conclusão
As lacraias podem até causar aquele susto de vez em quando, mas, como vimos, elas são muito mais do que simples "invasoras". São criaturas incríveis, com habilidades impressionantes e um papel importante no equilíbrio da natureza. Então, da próxima vez que se deparar com uma, talvez seja o momento de olhar com mais curiosidade do que com medo. Afinal, elas estão apenas fazendo o trabalho delas!



