É muito importante saber como evitar cupins, não é verdade? Porque cupim é coisa séria.

Todos sabemos dos prejuízos que os cupins podem causar nas nossas casas, e o mínimo que podemos fazer para proteger nosso patrimônio é se prevenir.

Cupins são uma ameaça anual. Todos estamos sujeitos a uma infestação de cupins em casa, por conta da revoada dos cupins todos os anos. O que torna essencial que saibamos como se proteger desses insetos indesejáveis.

Por isso, vamos conferir essa série de dicas de qualidade sobre como evitar cupins! 👊

Como evitar cupins?

Confira e aplique essas 4 dicas que preparamos para você evitar cupins e proteger sua casa:

1º) Evite madeiras em contato com o solo

Como evitar cupins? Não permita madeiras em contato com o solo

Madeira em contato direto com o solo é um dos acessos mais comuns de cupins de solo nas casas.

Tente reduzir ao máximo o contato, onde não for possível, procure tratar a madeira com algum termicida para deixá-la menos atrativa para cupins. Decks e varandas de madeira em contato direto com o jardim são um exemplo. 😉

Se ainda estiver na fase de construção da casa, coloque plantas e árvores o mais longe possível da casa. Certifique-se que somente fundações de concreto estão em contato com o solo. Se for colocar paredes de madeira ou revestimento de madeira, coloque pelo menos a 15 cm do solo.

O que passar na madeira para evitar cupim? O ideal é realizar uma descupinização preventiva, mas você pode procurar algum termicida pela internet.

2º) Acabe com a umidade para evitar cupins

Umidade pode atrair cupins para a sua casa

Conserte todas as infiltrações, vazamentos e goteiras dentro e fora de casa.

Cupins de solo precisam de umidade para sobreviver. Não se esqueça de verificar seu porão, garagem e sótão por vazamentos. 👀

Verifique se está acumulando água em algum ponto em especial no jardim e conserte. Se a fundação da sua casa estiver com umidade, será um prato cheio para cupins subterrâneos.

3º) Coloque telas mosquiteiras nas janelas e portas

Tela mosquiteira em janelas ajuda a prevenir contra cupins

Sabia que as telas também podem ajudar você a se livrar de cupins? Isso mesmo, telas evitam que cupins alados entrem na sua casa. Por isso, é bom colocá-las nas janelas e até mesmo na porta de entrada – principalmente na primavera e começo do verão, que é quando acontece a revoada.

Dessa forma, os cupins não poderão entrar e não farão ninhos em seus móveis ou estrutura. 👍

4º) Drenagem inadequada

Os cupins são atraídos pela umidade e as calhas entupidas podem fazer com que a água se acumule e tornar o isolamento vulnerável aos cupins. ⚠️

Não é a tarefa favorita de ninguém, mas limpar as calhas é uma parte necessária da prevenção de cupins. Essa é uma ótima alternativa para quem não sabe como evitar cupim no telhado.

Bônus! 4 Dicas sobre como evitar cupins:

Descupinização Profissional RJ

• Faça uma inspeção anual de cupins na sua casa por uma empresa profissional capacitada para garantir que seu patrimônio está protegido.

• Mantenha portas e janelas fechadas à noite durante a primavera e verão por causa da revoada dos cupins.

• Você deve retirar qualquer entulho de madeira do seu jardim. Pois isso pode atrair cupins.

• Você usa lenha? O indicado é manter distante da sua casa. Você também deve limpar folhas que se acumulam nas calhas e drenos da sua casa, para impedir que acumule umidade e atraia cupins.

Como se livrar dos cupins?

Agora, veja mais 5 dicas para você se livrar de cupins e proteger seu lar desses destruidores:

1º) Impeça o contato de madeira com o solo

Decks de madeira, móveis de madeira nos jardins, pisos de madeira próximos dos jardins, rodapés de madeira no quintal… Qualquer tipo de contato madeira com o solo vai facilitar a invasão de cupins de solo para a sua casa.

Portanto, tire todas as madeiras em contato com o solo que você puder para evitar cupins.

2º) Remova entulho de madeira ao redor da casa

Cupins de solo adoram madeira úmida e velha. Eles vão sempre precisar que a madeira esteja próxima ou colada ao solo, parede ou teto. Logo, nada melhor que um monte de madeira velha e úmida no jardim para chamar uma infestação de cupins, né? 🤷‍♂️

Retire qualquer material feito de madeira como árvores mortas, lenha, restos de alguma obra ou até mesmo papelão de perto da sua casa (cupins também comem papelão, é um material celulósico).

3º) Inspecione madeiras fixas e móveis fixos

Fique atento à madeiras fixas – portas, portais, pisos de madeira, revestimentos de madeira, tetos de madeira, rodapés, janelas… Todos esses são exemplos de madeiras fixas, coladas à parede, piso ou teto. Cupins de ambas espécies amam este tipo de madeira.

E claro, muita atenção a móveis embutidos. Inspecione regularmente esses locais por presença de galerias de terra ou pó seco caindo desses pontos. São os locais mais propensos a ataque de cupins dentro de casa.

4º) Atenção especial com as paredes

Para quem pergunta como evitar cupins, manter as paredes de casa sem imperfeições é uma ótima medida preventiva! Veja se a tinta das paredes da sua casa está com bolhas e/ou rachaduras, esses são sinais de que túneis de cupins estão sendo construídos.

Bata nas paredes e veja se estão um pouco ocas ou estranhas. Pode ser sinal de foco de cupins de solo.

E também, não se esqueça de tampar rachaduras e frestas nas paredes – são formas de cupins de solo entratrem na sua alvenaria.

5º) Reduza a umidade para evitar os cupins

Além da madeira, os cupins também são atraídos pela umidade. Então, o que você deve fazer é reduzir a umidade dos locais que eles costumam invadir para ficar menos atrativo para cupins. 😉

Você pode fazer isso instalando folhas de polietileno na superfície do solo. Pois, elas ajudarão a reduzir a evaporação do solo e a condensação da umidade nas vigas e sub-pavimentos.

A dica acima é um pouco trabalhosa, mas se você quiser algo mais simples para se livrar de cupins, evite colocar móveis e peças de madeira em cômodos úmidos como banheiros, área de serviço, quintal e cozinha.

A madeira pode absorver a umidade e virar um grande atrativo para infestações próximas. Portanto, procure manter a casa bem arejada e resolva rapidamente vazamentos e infiltrações para ajudar a evitar cupins! 👊😄

Problemas
com cupins?

Nossa equipe atua no controle de cupins
desde 1997. São 25 anos de experiência e
milhares de clientes satisfeitos.

Se estiver lidando com uma infestação ativa,
entre em contato com a gente e resolva seu
problema de uma vez por todas
.

Problemas com cupins
Acabe com os Cupins

Problemas
com cupins?

Nossa equipe atua no controle de cupins desde 1997. São 25 anos de experiência e milhares de clientes satisfeitos.
Problemas com cupins
Acabe com os Cupins