A doença do carrapato não existe!

As pessoas tem o costume de falar “doença do carrapato”, mas na verdade, a nomenclatura correta é: Erlichiose e Babesiose.

Porém, outras espécies de carrapatos podem transmitir doenças também para os humanos, dentre elas a Doença de Lyme.

Os carrapatos são a segunda praga que mais transmite doenças, perdendo só para os mosquitos. E são beem desagradáveis para nossos animais de estimação. 😱

Hoje vamos falar um pouquinho sobre essas três doenças mais graves que eles podem transmitir, sintomas da doença do carrapato e tratamento.

Lembre-se: Caso você identifique atividades de carrapatos, o correto é sempre chamar uma empresa especializada como a InsectControl. Assim a infestação é controlada e conseguimos acabar com os carrapatos de uma vez por todas! 💪

Erlichiose

Sua transmissão ocorre principalmente pela picada do carrapato da espécie Rhipicephalus sanguineus. Que é a espécie mais encontrada no Rio de Janeiro, o que aumenta o nosso risco.

O carrapato suga sangue de um cachorro contaminado e transmitem para outros cachorros que serão picados pelo carrapato contaminado.

Sintomas da Erlichiose:

1) Fase aguda: Falta de apetite, febre, perda de peso, dificuldade na respiração, vômitos e uma certa tristeza.

2) Fase subclínica: (pode durar de 6 a 10 semanas): O cão não mostra nenhum sintoma clínico, apenas alterações nos exames de sangue.

3) Fase crônica: perda de peso, abdômen sensível e dolorido, aumento do baço, do fígado e dos linfonodos, depressão, pequenas hemorragias, edemas nas patinhas e maior facilidade em ter outras infecções.

Tratamento contra a Erlichiose:

Quanto mais cedo começar o tratamento, maiores são as chances de cura. O tratamento é feito a base de antibióticos, porém algumas vezes é preciso complementar com soro ou transfusão de sangue, dependendo do estado do pet.

Babesiose

A Babesiose é transmitida pelo carrapato de veado. Mais comum nos animais.

Ela é causada por um protozoário, o Babesia canis, que destrói as hemácias.

Após se hospedar no hospedeiro definitivo, neste caso os cães, os parasitas são capazes de se reproduzir através da invasão dos glóbulos vermelhos do cão.

Sintomas da Babesiose:

1) Fase aguda: Sangramentos nasais, tristeza e apatia, febre, vômitos, manchas na pele.

2) Fase subclínica: (pode durar de 6 a 10 semanas): Esta etapa pode durar meses ou até anos e é preocupante porque o cão não apresenta nenhum sintoma aparente, apenas alterações nos exames de sangue.

3) Fase crônica: Mucosa da boca e região dos olhos ficam pálidas, queda no número de plaquetas no sangue. O protozoário ataca os glóbulos vermelhos, causando anemia.

Tratamento contra a Babesiose:

É essencial que seja tratada o mais rápido possível, com antibióticos, antitérmicos (caso o cão esteja com febre), antiparasitário e cortisona (para melhorar o sistema imunológico).

Doença de Lyme

Essa doença é transmitida pela picada de carrapato, conhecido como carrapato de cervo. Ela é a principal doença do carrapato em humanos.

É mais provável que você contraia a doença de Lyme se passar um tempo em áreas florestais, onde os carrapatos com a doença se desenvolvem.

É uma doença grave e deve ser levada muuito a sério. Ela pode causar uma inflamação crônica das articulações, paralisia facial e defeitos cognitivos como memória prejudicada.

Sintomas da Doença de Lyme:

1) O principal sintoma é a presença de uma mancha vermelha circular em volta da picada do carrapato, que cresce e pode chegar até cerca de 50cm de diâmetro.

2) inchaço dos gânglios linfáticos

3) Dores musculares e articulares

4) Rigidez do pescoço

5) Fadiga, dor de cabeça e febre

Tratamento contra a Doença de Lyme:

É essencial que seja tratada o mais rápido possível para evitar complicações mais sérias. Seu tratamento pode ser feito também com o uso de antibióticos prescritos por um médico.

Lembrando

Carrapatos são pragas muito perigosas, e apresentam um grande risco a saúde dos seus animais domésticos e também da sua família, graças à sua capacidade de transmitir doenças graves. Se estiver com sinais de infestação de carrapatos na sua casa, entre em contato conosco rapidamente. 👊 😄