Todos nós odiamos sofrer aquelas picadas irritantes de pernilongos, né? E como aliviar a coceira? Parece impossível e quanto mais tentamos aliviar, pior fica. Além disso, parece que cada vez mais temos que sofrer com isso. Basta deixar uma janela aberta por um descuido e pronto! Parece que entraram um milhão de pernilongos na nossa casa. 😩

Vamos falar um pouco sobre como podemos aliviar a coceira das picadas dos irritantes pernilongos. Falaremos sobre alguns métodos para que você possa escolher qual é melhor para você. 😉👍

Como eu posso aliviar a coceira da picada de mosquito?

Primeiro, não fique coçando, pode levar a infecções secundárias. A picada vai coçar até a picada sarar, e se você tiver pele sensível pode demorar mais um pouco do que o normal para as coceiras pararem.

Para aliviar a coceira, tente primeiro lavar a área picada com água e sabão e, em seguida, pressione um pouco de gelo no local. Isso vai aliviar as coceiras se forem de uma única picada. 😉

Mas, se você sofreu um pouco mais do que uma picada e as coceiras não diminuírem, existem diversos métodos caseiros naturais para diminuir a coceira:

Vinagre de maçã

Basta esfregar um pouco de vinagre de maçã nas feridas. O vinagre de maçã alivia coceira, e ainda, ajuda na cicatrização da picada de diversos insetos, inclusive pulgas e carrapatos.

O vinagre de maçã pode ter um cheiro um pouco forte, se você achar isso, tente algum dos outros métodos citados abaixo. 👇

Óleo de lavanda

Se você tiver óleo de lavanda em casa, este método é ótimo! Basta aplicar um pouco diretamente na picada. Além de aliviar a coceira, diminui inchaços, vermelhidões e ajuda a combater infecções.

E ainda deixa um cheiro agradável na sua pele! 👌

Limão

Corte um pedaço de limão e aplique diretamente na ferida ou até coloque um pouco de suco de limão. O ácido cítrico do limão vai ajudar a parar a coceira.

Não faça isso se você estiver em um local desprotegido do sol, limão pode manchar sua pele. ⚠️

Calor

Pegue uma compressa de água quente e aplique no local por alguns minutos. Tente deixar a água quase fervendo, mas não tão quente a ponto de você não conseguir deixar a compressa agir por alguns minutos.

Aveia

Pegue duas colheres de aveia e um pouco de água, e misture em um copo pequeno. Agora retire o excesso de água e aplique nas áreas picadas. A aveia possui substâncias calmantes que aliviam irritações e coceiras da picada de diversos insetos, inclusive mosquitos.

Só tome cuidado para não sair desperdiçando sua aveia! Coloque somente duas colheres e um pouco de água.

Mel

Basta pegar um pouco de mel e passar nas picadas.
O mel é um ótimo remédio natural para picadas, coceiras e inflamações. 👍