Se tem um lugar no mundo que a gente ama é o nosso lar, né? 🏡

E como nossa casa é um prato cheio para os cupins, é essencial que a gente saiba como se proteger para não ter que lidar com esses insetinhos indesejáveis.

O cupim, seja ele cupim de solo ou de madeira seca, é atraído por madeira morta, o que existe em grande quantidade nas nossas casas.

Vamos ensiná-lo a tornar sua casa menos convidativa para os cupins. 😊

Impeça o contato da madeira com o solo

Decks de madeira, móveis de madeira nos jardins, pisos de madeira próximos dos jardins, rodapés de madeira no quintal.. qualquer tipo de contato madeira x solo vai facilitar a vinda de cupins subterrâneos para sua casa.

Remova entulho de madeira ao redor da casa

Cupins subterrâneos amam madeira úmida e antiga. E vão sempre precisar que a madeira esteja próxima ao solo, parede ou teto. Principalmente próxima ou colada ao solo. Logo, nada melhor que um monte de madeira velha e úmida no jardim para chamar uma infestação, né? 🤷‍♂️

Retire qualquer material feito de madeira como árvores mortas, lenha, restos de alguma obra ou até mesmo papelão de perto da sua casa (cupins também comem papelão, é um material celulósico).

Inspecione madeiras fixas e móveis fixos

Fique atento à madeiras fixas – portas, portais, pisos de madeira, revestimentos de madeira, tetos de madeira, rodapés, janelas… todos esses são exemplos de madeiras fixas, coladas a parede, piso ou teto. Cupins de ambas espécies amam este tipo de madeira.

E claro, muita atenção a móveis embutidos. Inspecione regularmente esses locais por presença de galerias de terra ou pó seco caindo desses pontos. São os locais mais propensos a ataque de cupins dentro de casa.

Atenção especial para as paredes

Veja se a tinta das paredes de sua casa se encontra com bolhas e/ou rachaduras, isso pode ser sinal de que túneis de cupins estão sendo construídos.

Bata nas paredes e veja se estão um pouco ocas ou estranhas. Pode ser sinal de foco de cupins de solo.

E não se esqueça de tampar rachaduras e frestas nas paredes – são formas de cupins de solo conseguirem entrar na sua alvenaria.

Reduza a umidade

Além da madeira, os cupins também são atraídos pela umidade. Então o que você deve fazer é reduzir a umidade dos locais que eles costumam invadir para tornar o local menos atraente para eles. 😉

Você pode fazer isso instalando folhas de polietileno na superfície do solo. Pois elas ajudarão a reduzir a evaporação do solo e a condensação da umidade nas vigas e sub-pavimentos.

A dica acima é um pouco mais trabalhosa, mas se quiser algo mais simples, apenas evite de colocar móveis e peças de madeira em cômodos mais úmidos como banheiros, áreas de serviço, quintais e cozinhas. A madeira pode absorver a umidade e acabar sendo um atrativo para infestações próximas.

Deixar a casa bem arejada e combater rapidamente vazamentos e infiltrações também vai ajudar! 👊😄

Mais sobre cupins

Como diferenciar as espécies de cupins
Como detectar danos de cupins em casa
Os 5 maiores fatores atrativos para os cupins entrarem na sua casa
Tudo sobre o ciclo de vida dos cupins

Ainda não seguiu a gente no Instagram?

Dá uma conferida, você vai adorar! 😀❤️
Tem conteúdo todo dia para você!