Muitas dos nossos clientes tem d√ļvidas sobre como funciona o ciclo de vida das baratas. Barata bota ovo? Como s√£o os ovos de baratas de esgoto? E os ovos de baratas francesinhas?

Vamos responder estas d√ļvidas e vamos explicar tudo tamb√©m sobre o ciclo de vida das baratas. ūüėČ

Como funciona o ciclo de vida das baratas?

As baratas possuem apenas 3 fases durante o seu ciclo de vida: Ovos de barata (ooteca), ninfa e adulta.

Agora vamos te explicar como funciona e como elas são em cada fase do ciclo de vida das baratas francesinhas e também das baratas de esgoto.

Baratas francesinhas

√Č aquela esp√©cie de barata que faz ninho dentro da resid√™ncia, bem pr√≥ximo a fonte de alimento, diferente da barata de esgoto que √© uma praga invasora.

Uma f√™mea √© capaz de produzir at√© 400 ovos por vida. O que faz com que filhotes de barata francesinha apare√ßam aos montes durante o ver√£o. Abaixo mostramos (com imagens) como elas s√£o em cada fase do seu ciclo de vida, da uma olhadinha. ūüĎá

Ovos (ootecas)

Ovos de barata francesinha

As baratas f√™meas fazem sua postura (ovos) atrav√©s de uma ooteca. √Č uma “c√°psula” de cor marrom, que cont√©m cerca de 30 ovos. Medem aproximadamente 7mm.

S√£o muito resistentes e por isso, podem sobreviver a condi√ß√Ķes severas. A f√™mea carrega a ooteca que fica colada ao seu abd√īmen por cerca de dois dias. ūüďÜ

E depois, ocorrer√° a postura dos ovos da barata (ooteca) em um local escondido e protegido. Em alguns dias os ovos eclodir√£o em ninfas jovens (“baratas filhotes”).

Ninfas

Filhote de barata francesinha

As ninfas emergem da ooteca como baratas filhotes. Elas começam a ficar com um tom de marrom mais escuro com o tempo com linhas paralelas bem visíveis. Ninfas não são capazes de se reproduzir.

Fazem diversas mudas, cerca de seis vezes, at√© chegarem a fase adulta. Ninfas de baratas vivem cerca de 100 dias, dependendo das condi√ß√Ķes oferecidas pelo ambiente.

Adultas

H√°bitos da Barata francesinha

Depois da √ļltima muda das ninfas, acaba a fase de filhote de barata e chega a fase das adultas.

Nesse est√°gio, as baratas medem cerca de 15mm e possuem asas. Por√©m n√£o voam. Possuem tamb√©m duas listras em sua cabe√ßa, assim conseguimos diferenciar a barata francesinha da barata de esgoto. ūüĎĆ

São insetos de hábitos noturnos, se escondem durante o dia e saem em busca de alimento à noite.

Baratas de esgoto

Elas preferem se abrigar na sua rede de esgoto, na rede de esgoto do condomínio ou até mesmo na do vizinho. São pragas invasoras! Entram na sua casa pela grande fonte de alimento e água.

Baratas de esgoto adultas podem viver at√© cerca de 1 ano. Uma √ļnica f√™mea √© capaz de produzir cerca de 150 ovos por vida. ūüė®

Ovos (ootecas)

Ovos de barata de esgoto

Bem parecida com a barata francesinha, depois de cerca de 5 dias após acasalar, as fêmeas produzem uma cápsula chamada ooteca. Com uma coloração mais escura, cada ooteca contém cerca de 15 ovos.

Depois de carregar a ooteca no seu abd√īmen por at√© alguns dias, a f√™mea os deposita em um local seguro e protegido.

A f√™mea colocar√° um pouco de saliva e a ooteca ficar√° aderida a superf√≠cie onde foi colocada. Os ovinhos de barata eclodir√£o em ninfas entre 24 e 38 dias, dependendo das condi√ß√Ķes do ambiente.

Ninfas

Filhote de barata de esgoto

Depois de eclodirem os ovos, chega a fase de ninfa. As ninfas jovens v√£o sofrer uma metamorfose, onde ir√£o fazer diversas mudas, para “trocar” seu exoesqueleto.

Ocorrer√£o entre 10 e 13 mudas neste processo. A cada muda, as ninfas se tornar√£o mais parecidas com as baratas adultas. Este processo pode durar entre 6 meses e 1 ano.

Adultas

H√°bitos da barata de esgoto

Depois de sofrer a √ļltima muda, a ninfa se tornar√° uma barata adulta. Passam a possuir asas e capacidades reprodutivas.

Diferentemente das baratas francesinhas, as baratas de esgoto voam. E também são maiores que as francesinhas, medindo entre 3 e 4,5 cm.

Problemas
com baratas?

Nossa equipe atua no controle de baratas
desde 1997. São 25 anos de experiência e
milhares de clientes satisfeitos.

Se estiver lidando com uma infestação ativa,
entre em contato com a gente e resolva seu
problema de uma vez por todas
.

Acabe com as Baratas

Problemas
com baratas?

Nossa equipe atua no controle de baratas desde 1997. São 25 anos de experiência e milhares de clientes satisfeitos.
Acabe com as Baratas
Se estiver lidando com uma infestação ativa, conheça nossa página e resolva seu problema de uma vez por todas.