Existem diversas espécies de carrapatos como o Carrapato-estrela, Carrapato-de-boi, Carrapato vermelho. Mas, a que devemos nos preocupar no Rio de Janeiro é o Carrapato Vermelho.

Hoje vamos falar tudo sobre as características, hábitos, alimentação e reprodução dos carrapatos que causa bastante sofrimento para os nossos queridos pets, vamos lá! 👇

Características

Os carrapatos são aracnídeos de 8 patas. Possuem cor avermelhada. Adultos que não tenham tomado uma refeição de sangue medem cerca de 3mm.

Fêmeas em jejum medem cerca de 4,5mm, cheias de sangue chegam até 13mm e passam a ter coloração cinza. 😳

Essa é uma das espécies de carrapatos que são parasitas externos de animais domésticos e silvestres. E se necessário, podem se alimentar até facilmente do sangue de pessoas.

Hábitos

Os hábitos dos carrapatos são diurnos e gostam de locais quentes e escondidos. Vão ao ambiente em todas as fases do ciclo de vida, mas retornam ao hospedeiro para se alimentar do seu sangue.

Dentro das residências, os carrapatos podem ser vistos embaixo de móveis, em carpetes e tapetes, nos cantos das paredes e do teto, em cortinas e nos locais onde o animal deita e circula. 😨

Diferentemente das pulgas, carrapatos podem ir até o teto atrás de abrigo, sendo vistos inclusive em telhados. Infestam tanto áreas externas quanto áreas internas.

Infestam casas geralmente através do próprio animal, que teve contato com outro animal infestado ou depois de andar em locais como praças, florestas e bosques.

Alimentação

A alimentação dos carrapatos é de sague em todas as fases do seu ciclo de vida.

Adultos conseguem viver até 200 dias sem se alimentar de sangue se for necessário, o que demonstra sua resistência. 💪

A fêmea adulta dos carrapatos assim que conseguir um hospedeiro disponível, fará sua primeira refeição de sangue e acasalará com um macho adulto.

Reprodução

Os ovos são colocados geralmente em volta de rodapés, batentes de portas e janelas, atrás de cortinas, embaixo de móveis e nas bordas de tapetes. 👀

Os ovos dos carrapatos eclodem em alguns dias. As larvas vão subir no hospedeiro para se alimentar de sangue e voltam ao ambiente para fazer sua muda e mudar para a próxima fase.

Na fase de ninfas repetem o processo e chegam a fase adulta. Carrapatos na fase de larva e ninfa já possuem a aparência de um carrapato adulto.

Problemas
com carrapatos?

Nossa equipe atua no controle de carrapatos
desde 1997. São 25 anos de experiência e
milhares de clientes satisfeitos.

Se estiver lidando com uma infestação ativa,
entre em contato com a gente e resolva seu
problema de uma vez por todas
.

Controle de Carrapatos RJ
Acabe com os Carrapatos

Problemas
com carrapatos?

Nossa equipe atua no controle de carrapatos desde 1997. São 25 anos de experiência e milhares de clientes satisfeitos.
Controle de Carrapatos RJ
Acabe com os Carrapatos