Um assunto que traz muita confusão aos nossos clientes, é na hora de identificar o cocô de cupim. São fezes de cupins subterrâneos, cupins de madeira seca ou brocas de madeira?? 🤔

Falaremos um pouco sobre as fezes dos cupins subterrâneos, cupins de madeira seca e também, das fezes brocas de madeira!

Dessa forma, você vai identificar rapidamente se é só um pouco de sujeira ou serragem caindo do seu móvel ou, se realmente é sinal de uma infestação de cupins ou brocas.

Como identificar as fezes de cupins e brocas?

Vamos falar sobre as características, texturas e também, aonde você pode encontrar as fezes dessas pragas indesejáveis. 🥳

Fezes de Cupins Subterrâneos

Para encontrar cocô de cupim subterrâneo, procure por galerias de terra saindo de rachaduras ou buracos na parede, no solo ou no teto. Como estas galerias são feitas com as fezes e a saliva dos cupins, algumas vezes acabam caindo no chão.

São como pequenos grãos molhados. São mais difíceis de serem encontradas do que as dos cupins de madeira seca. 😳

São úmidas e encontradas geralmente em pequenas quantidades e espalhadas. Indicamos que identifique uma infestação de cupins subterrâneos pelas galerias do cupim, é mais fácil do que pela suas fezes.

Fezes de Cupins de Madeira Seca

Cocô de cupim de madeira seca se assemelham a pequenos grãos de areia, secos e duros, com a cor da madeira infestada. Formam um monte característico de grãos embaixo dos buracos feitos pelos cupins.

Se você encontrar cocô de cupins com uma cor bem escura, quase que preta, é porque são bem antigas, ficam cada vez mais escuras com o tempo.

Onde mais encontramos o famoso amontoado de pó dos cupins de madeira seca, são em bancadas de janelas, rodapés de portas e embaixo de móveis de madeira. Procure o pó sempre abaixo de pequenos buracos feitos em alguma peça ou móvel de madeira. 😉

Estes buracos são feitos por cupins de madeira seca, e são utilizados para expelir seus excrementos após se alimentarem do interior da peça de madeira.

Podem ser diferenciadas das fezes dos cupins subterrâneos também pela quantidade. Se formar um “monte” de fezes, é de cupim de madeira seca. E também pela textura das fezes.

Se for seca e dura, como um grão de areia, são de cupins de madeira seca.
E
se forem úmidas, são de cupins subterrâneos. 👍

Fezes de Brocas de madeira

Se for um pó muito fino, parecido com pó de serragem, não são fezes de cupins, este pó é característico de uma infestação de brocas de madeira. As larvas das brocas de madeira, enquanto se alimentam da peça de madeira infestada, expelem esse pó característico.

Não se preocupe, nosso tratamento contra cupins de madeira seca inclui garantia contra brocas de madeira. 💪

Cuidado para não confundir as fezes de cupins de madeira seca com as fezes de brocas. O cocô dos cupins madeira seca são como grãos de areia, já as fezes das brocas são como um pó, se você passar a mão vai sentir a textura parecida com um talco.

Se estiver com sinais de infestação de cupins, como o cocô de cupim, ou quiser se prevenir contra os cupins, você pode contar com a InsectControl.

Nós podemos te ajudar! São mais de 23 anos de experiência contra as pragas e, somos a empresa de controle de pragas mais bem avaliada do RJ. 👊 😄