Existem muuitas espécies de baratas, mas no Rio de Janeiro devemos nos preocupar com a: A barata de esgoto e a barata Francesinha.

Hoje vamos falar tudo sobre suas características, hábitos, alimentação e reprodução de quem adoram aterrorizar nossas famílias! 👇

Baratas de esgoto

Aprenda tudo sobre barata de esgoto

São insetos invertebrados, que medem cerca de 4 cm na fase adulta (bem maiores que as baratas francesinhas).

Possuem cor marrom avermelhada com um tom amarelado atrás da cabeça. São rápidas e ágeis. Possuem asas.

Hábitos 

Os hábitos das baratas de esgoto são pragas invasoras e possuem hábitos noturnos, ou seja, invadem nossa casa só quando estão em busca de alimento.

Elas não fazem ninhos dentro de residências, ficam escondidas na sua rede de esgoto, na rede de esgoto do condomínio ou na do vizinho.

Costumam ficar escondidas durante o dia e costumam invadir as cozinhas durante a noite e a madrugada.

Alimentação

Preferem locais úmidos, quentes e gordurosos, e de preferência com lixo ou matéria orgânica disponível. A alimentação das baratas francesinhas se baseia em restos de comida, ração de pets e lixos.

Reprodução

Cada fêmea adulta é capaz de produzir entre 6 e 14 ootecas, que serão carregadas por alguns dias e em seguida depositadas em locais escondidos e seguros. Cada ooteca dará origem a cerca de 15 ovos.

Baratas de esgoto adultas podem viver até cerca de 1 ano. Uma única fêmea é capaz de produzir cerca de 150 ovos ou mais por vida. 😲

Baratas francesinhas

Barata francesinha

São um pouco menores que as baratas de esgoto, medindo entre 1cm e 1,5cm na fase adulta.

Sua cor vai do marrom claro ao amarelado, e possuem duas listras pretas características nas costas. Possuem asas mas não voam. Assim fica mais fácil diferencia-las, né? 😅

Hábitos

Diferente das baratas de esgoto, baratas francesinhas fazem seus ninhos dentro da nossa casa, sempre próximos as fontes de alimento. 😨

São vistas geralmente dentro das cozinhas, em frestas e rachaduras do piso e paredes, dentro de buracos em armários e outros móveis, embaixo da pia ou dentro de fogões e geladeiras.

Alimentação

São onívoras, portanto se alimentam de praticamente qualquer alimento disponível. Dentro das casas costumam comer migalhas, restos de comida, gordura e alimentos abertos.

É importante que infestações de baratas sejam controladas rapidamente, já que infestam os locais onde estocamos nossos alimentos. O que pode ocasionar na transmissão de doenças graves, infecções alimentares e reações alérgicas.

Reprodução

São grandes reprodutoras e em especialmente no verão. A reprodução da barata francesinha é tão eficiente que uma única barata francesinha fêmea é capaz de gerar até 400 ovos por vida dependendo das condições do ambiente. 😱

As fêmeas fazem sua postura através de uma ooteca bastante resistente, com cerca de 30 ovos.

Carregam a ooteca por 2 dias e em seguida fazem a postura em um local escondido e protegido. Os ovos eclodem em apenas alguns dias.

Problemas
com baratas?

Nossa equipe atua no controle de baratas
desde 1997. São 25 anos de experiência e
milhares de clientes satisfeitos.

Se estiver lidando com uma infestação ativa,
entre em contato com a gente e resolva seu
problema de uma vez por todas
.

Acabe com as Baratas

Problemas
com baratas?

Nossa equipe atua no controle de baratas desde 1997. São 25 anos de experiência e milhares de clientes satisfeitos.
Acabe com as Baratas
Se estiver lidando com uma infestação ativa, conheça nossa página e resolva seu problema de uma vez por todas.