Muitas pessoas acham que o risco mora apenas na Leptospirose. Mas infelizmente esse não é o caso. Inclusive, além da urina, fezes de rato transmite doença e sangue de rato transmite doença também.
Veja agora as principais doenças de ratos:
Salmonelose
A salmonelose é uma das doenças causadas por ratos mais pesadas, é uma infecção causada pela bactéria salmonela. Se dá principalmente pela ingestão de alimento ou água contaminado pelas fezes de ratos contaminados.
Principais sintomas: diarreia, febre, náuseas e vômitos, calafrios, dor abdominal, perda de apetite e sangue nas fezes.
Tratamento: A maioria das pessoas precisa apenas de líquidos para se recuperar em menos de uma semana. Infecções graves podem precisar de cuidados adicionais, como terapia intravenosa (IV) e, às vezes, antibióticos.
Leptospirose
A leptospirose é a famosa “doença da urina do rato”, é uma infecção causada pela bactéria Leptospira. Vive nos rins dos ratos, e é transmitida pela urina do rato. E sim, ela pode matar.
Ocorre principalmente em áreas com climas mais quentes, como áreas tropicais que fornecem as bactérias com um ambiente estável para crescer.
“Leptospirose tem cura?” é uma pergunta recorrente e sim, ela tem cura. O diagnóstico e tratamento precoces são a melhor solução.
Principais sintomas: febre alta, dores musculares, vômitos, diarreia, dor de cabeça, sangramento e olhos vermelhos.
Tratamento: Os antibióticos combatem a infecção.
Febre da Mordedura de Rato
Ela é uma doença do rato rara e fatal, causada por bactérias que ratos de telhado, ratazanas ou camundongos podem carregar.
A febre da mordida do rato geralmente é transmitida através da urina do rato ou pela saliva. Porém, ela também ser transmitida por outras secreções da boca, nariz ou olhos do rato e através de comida ou água contaminada com fezes ou urina de ratos.
Não esqueça: fezes de rato transmite doença e sangue de rato transmite doença também.
Principais sintomas: Febre, vômito, dor muscular e articular, erupções cutâneas nas mãos e nos pés. Em casos mais graves, o individuo pode ter endocardite, pneumonia, pericardia e infarto.
Tratamento: Os dois tipos de febre da mordida do rato são tratados com antibióticos administrados pela veia e, em seguida, trocados por outro antibiótico tomado por via oral.
Peste bubônica
Indiscutivelmente a peste bubônica (também conhecida como doença da pulga do rato) é uma das doenças transmitidas por ratos mais famosas e perigosas.
Essa é uma doença rara, mas extremamente perigosa, transmitida através da picada de pulgas que infestam os ratos.
Principais sintomas: Febre alta, calafrios, dores musculares e inchaço dos gânglios linfáticos. Se não tratada, pode levar à morte.
Tratamento: A peste bubônica requer tratamento hospitalar urgente com antibióticos fortes.
Menigoencefalite linfocitária (Mal de Armstrong)
Também conhecido como Coriomeningite linfocítica (CML), é uma doença viral que pode ser transmitida por ratos.
Pode ser transmitida pelo ar, urina, fezes, mordida ou ingestão de alimentos ou líquidos infectados.
É uma doença bem perigosa e seus sintomas quase não aparecem em pessoas saudáveis, o que pode gerar uma detecção tardia dessa doença causada por ratos.
Principais sintomas: Alguns pacientes desenvolvem doença semelhante à influenza. Febre, calafrios, mal-estar, mialgia (em especial lombar), cefaleia retro-orbitária, fotofobia, náuseas e atordoamento.
Tratamento: Não há tratamento específico. Ele é mais focado no alívio de sintomas e na manutenção das funções vitais. Outras ações necessárias dependem da gravidade da doença.
Como posso contrair uma doença do rato?
Ratos podem transmitir doenças de diversas maneiras. Vamos falar sobre todas as formas que você pode pegar essas doenças e o que você pode fazer para evitar isso.
Ratos mortos
Um rato morto é literalmente cheio de bactérias e vírus, que tem o potencial de transmitir doenças para você.
Portanto nunca, mas nunca mesmo, toque um rato morto.
Mordidas
Essa todo mundo sabe, não é? Nunca encurrale ou tente matar sozinho um rato, principalmente uma ratazana, porque ele pode te morder e te deixar bem doente.
A maioria das doenças transmitidas por ratos são transmitidas pela saliva.
Arranhões
Um arranhão de um rato torna mais fácil para as doenças causadas por roedores se manifestar.
Como mordidas de roedores, criam uma ferida aberta, permitindo fácil acesso para qualquer uma das bactérias ou vírus patogênicos fazer o seu caminho pela sua corrente sanguínea.
Consumo de alimentos
Ao contrário de nós, ratos não tem uma área designada especialmente para fazerem suas necessidades. E muitas vezes, esse lugar é na nossa água e nossos alimentos.
Portanto, tome muito cuidado para não ingerir um alimento infectado, para evitar contrair qualquer uma das doenças transmitidas por ratos.
Pelo ar
Um sinal chave de uma infestação de roedores é vestígios de urina e fezes de ratos.
Excrementos secam e se misturam com a poeira no ar, passam a ser transmissíveis também pelo ar.
Portanto, limpe rápido qualquer fezes ou urina de ratos identificada na sua casa.
Contato
Como a inalação, você pode ser infectado com uma doença transmitida por ratos pelas fezes e urina, só que através do contato.
Contato direto com as fezes ou urina, o que ocorre sem querer, por achar que as fezes são apenas um grão ou sujeira.
Urina de ratos
Urina de rato na pele é sinônimo de doenças, pessoal. Se por acaso você passar por algum lugar alagado, esgoto ou por um terreno baldio, se proteja.
Use algo como uma bota e não ouse chegar perto de uma poça de urina que você suspeite que seja urina de ratos, ok?
Como evitar a transmissão dessas doenças?
O controle das doenças transmitidas pelos ratos deve ser feito de forma integrada, ou seja, aliando medidas preventivas com medidas de controle de infestação.
As medidas preventivas incluem:
- Manter a higiene e a limpeza de ambientes, evitando o acúmulo de lixo.
- Manter alimentos armazenados em recipientes bem vedados.
- Vedar frestas e buracos nas paredes.
- Manter o ambiente livre de entulhos e objetos que possam servir de abrigo para os roedores.
Já o controle de infestação deve ser feito por uma empresa especializada em dedetização, que irá realizar uma inspeção detalhada e aplicar medidas específicas para controlar a infestação.
Como desinfetar onde rato passou:
Como desinfetar onde o rato passou é simples, mas exige alguns cuidados e pontos de atenção.
Use água sanitária ou outro desinfetante para limpar pisos, paredes e superfícies onde as fezes, urina e/ou sangue dos ratos possam ter entrado em contato. E se você achar que o rato contaminou algum alimento, descarte imediatamente.
Não esqueça de usar máscara, luvas e outros equipamentos de proteção para evitar o contato direto com esses materiais contaminados.