Você sabe como é um filhote de rato? Os ratos são animais com uma capacidade de reprodução surpreendente e acelerada, o que os torna prolíficos e potenciais invasores de nossas casas.
Por isso, depois que você entender como os ratos se reproduzem, ficará mais fácil de realizar a detecção precoce e ação imediata, que são fundamentais para evitar uma infestação descontrolada em sua casa.
Confira abaixo algumas curiosidades sobre a reprodução dos ratos, de maneira geral:
- As fêmeas dos ratos podem atingir a maturidade sexual em uma idade relativamente jovem, geralmente entre 6 a 8 semanas de vida. Uma vez sexualmente maduras, elas entram em ciclos de reprodução contínuos.
- Quando uma fêmea entra no cio, ela libera feromônios que atraem os machos. O acasalamento pode ocorrer várias vezes durante esse período fértil. As fêmeas podem engravidar de uma única cópula e, após a gestação, o período de parto é relativamente curto.
- As fêmeas são poliéstricas, o que significa que elas podem ter vários ciclos de gestação ao longo do ano, sem necessidade de estação específica para reprodução.
- A partir do 3º mês de vida, o filhote de rato já pode iniciar o processo de reprodução. Esses roedores têm uma taxa de crescimento rápida, o que contribui para sua alta proliferação.
Quanto tempo dura a gestação de um rato?
O tempo de gestação dos ratos varia conforme a espécie, mas em média dura cerca de 21 a 23 dias para ratazanas e 19 a 21 dias para camundongos. Já os ratos de telhado têm um período de gestação um pouco mais longo, de aproximadamente 21 a 24 dias.
Como identificar um filhote de rato?
Cada espécie de rato possui características próprias e também um ciclo de vida específico. A reprodução e o desenvolvimento desde as fases mais jovens também podem ser diferentes.
Por isso, é importante que você aprenda sobre o ciclo de vida de cada tipo de rato e também porque cada filhote de rato é um grande perigo. Saiba mais a seguir:
Camundongos

Afinal, quantos filhotes um rato pode ter? No caso dos camundongos, sabia que uma única fêmea pode gerar mais de 40 filhotes de camundongo em apenas um ano?
Isso acontece da seguinte forma: em cada ninhada, a fêmea pode gerar cerca de 6-12 filhotes de camundongo. Ela será capaz de fazer entre 5 e 10 ninhadas por ano, isso graças a sua capacidade de se reproduzir logo.
Como é um filhote de camundongo?
O filhote de camundongo nasce sem pelos, orelhas e é cego. Como todos os filhotes da ninhada são muito indefesos, a mãe vai cuidar deles, dando leite e proteção, por cerca de 3 semanas.
Em alguns dias, eles começam a desenvolver as orelhas e em menos de uma semana já começam a crescer pelos. Antes de completar duas semanas, já possuem pelo por quase todo o corpo.
Por último, vão conseguir abrir os olhos, depois disso, já se assemelham muito a um camundongo adulto.
Depois de 3 semanas, param de mamar e saem do ninho. Neste momento começam a roer móveis e objetos por conta do crescimento dos seus dentes, e a se alimentar dos nossos alimentos.
Após completar 6 semanas de vida, o filhote de camundongo já é capaz de se reproduzir e dar continuidade ao ciclo de vida do rato.
Rato de telhado

Depois de acasalarem, as fêmeas dos ratos de telhado entram em período de gestação, que dura cerca de 3 semanas.
E nessa espécie, quantos filhotes um rato pode ter? Cada ninhada gera em média entre 6 e 8 filhotes de rato de telhado, podendo fazer até 4 ninhadas por ano.
Suas ninhadas são feitas dentro dos ninhos, que ficam sempre em locais escondidos e protegidos de pessoas e predadores. Geralmente, são encontrados em locais altos como nos telhados ou no sótão das casas.
Como é um filhote de rato de telhado?
Os filhotes de ratos de telhado também nascem sem pelo e cegos (com os olhos fechados). Em duas semanas, abrem os olhos.
Dentro de 4 semanas já são desmamados. E somente depois de cerca de 3 meses de vida que esses ratos filhotes vão se tornar independentes.
Na fase adulta, os ratos de telhado continuarão utilizando os ninhos de sua mãe durante o dia (como um filhote de rato), enquanto se escondem. Ou seja, eles não costumam mudar de habitat.
Ratazanas

Nas condições ideais, uma fêmea é capaz de produzir até 5 ninhadas por ano. Cada ninhada possui entre 7-14 filhotes de ratazana. E depois de acasalar, ela entra em período de gestação por 3 semanas.
Os adultos vivem em uma hierarquia, com ratos dominantes em relação a outros. Ficam em tocas (geralmente tocas nos quintais das casas) ou túneis e dentro de redes de esgoto.
Como é um filhote de ratazana?
Um filhote de ratazana possui características diferentes dos ratos de telhado. Eles são mais robustos, com corpos mais arredondados e orelhas menores em relação ao tamanho da cabeça. Suas caudas também são mais curtas e menos peludas que a dos ratos de telhado.
Em cerca de 5 semanas, o filhote de ratazana atinge a maturidade sexual e já pode reproduzir.
É importante lembrar que as ratazanas têm uma alta taxa de reprodução e capacidade de se adaptar rapidamente ao ambiente, o que pode levar a infestações em residências e áreas urbanas.
Se houver indícios de infestação de roedores, é fundamental tomar medidas de controle e prevenção. O ideal é contar com a ajuda de uma empresa de desratização, como a Insect Control, para garantir um ambiente seguro e livre dessas pragas indesejadas.
Em média, qual o tempo de vida do rato?
O tempo de vida do rato pode variar conforme a espécie, oferta de alimento e as condições ambientais.
Os roedores têm ciclos de vida relativamente curtos. Em média, a ratazana vive cerca de 2 anos, o rato de telhado tem uma expectativa de vida de 1 ano e meio, e o camundongo vive em torno de 1 ano.