Baratas
Quais os tipos de barata mais comuns?
31 de jul. de 2025
Você já pensou em quantos tipos de barata existem no mundo? Existem mais de 4.500 espécies de baratas catalogadas ao redor do mundo, mas a boa notícia é que, no cenário doméstico brasileiro, nossas preocupações principais são com apenas duas delas: a barata de esgoto e a barata alemã. Neste post, vamos focar nessas duas espécies, explorando seus hábitos, riscos e as melhores estratégias para mantê-las longe de sua casa.
Barata de esgoto (ou barata americana)

A barata de esgoto, conhecida também como barata americana, é uma das maiores e mais resistentes espécies, medindo cerca de 4cm na fase adulta.
Com coloração marrom-avermelhada e asas que cobrem quase todo o abdômen, ela pode ser facilmente reconhecida. A barata americana é bem ágil e pode voar pela casa.
Essas baratas têm um apetite voraz, comendo praticamente qualquer tipo de alimento. Elas são frequentemente encontradas em áreas úmidas, como ralos, esgotos e tubulações.
Hábitos
Baratas de esgoto são pragas invasoras e possuem hábitos noturnos, ou seja, invadem nossa casa só quando estão em busca de alimento.
Ela é uma das espécies de baratas não fazem ninhos dentro de residências, ficam escondidas na sua rede de esgoto, na rede de esgoto do condomínio ou na do vizinho.
Costumam ficar escondidas durante o dia e costumam invadir as cozinhas durante a noite e a madrugada.
Alimentação
Preferem locais úmidos, quentes e gordurosos, e de preferência com lixo ou matéria orgânica disponível. A alimentação da barata americana se baseia em restos de comida, ração de pets e lixos.
Reprodução
Cada fêmea adulta é capaz de produzir entre 06 e 14 ootecas, que serão carregadas por alguns dias e em seguida depositadas em locais escondidos e seguros. Cada ooteca dará origem a cerca de 15 ovos.
Baratas de esgoto adultas podem viver até cerca de 1 ano e uma única fêmea é capaz de produzir cerca de 150 ovos ou mais por vida.
Barata alemã (ou barata paulistinha)

A barata alemã, também conhecida como barata paulistinha, é um pouco menor do que a barata de esgoto, medindo entre 1cm e 1,5cm na fase adulta.
Sua cor vai do marrom claro ao amarelado, e ela possui duas listras pretas características nas costas. Ah! Ela também tem asas, mas não voa.
Hábitos
Diferente da barata de esgoto, a barata alemã é uma barata doméstica que faz seus ninhos dentro da nossa casa, sempre próximos as fontes de alimento.
Ela é aquela famosa barata de cozinha, sabe? Adora se esconder em espaços apertados e quentes. E seu gosto por amidos e açúcares a torna uma intrusa voraz em nossos estoques de alimentos.
Por isso, são vistas geralmente dentro das cozinhas, em frestas e rachaduras do piso e paredes, dentro de buracos em armários e outros móveis, embaixo da pia ou dentro de fogões e geladeiras.
Alimentação
A barata paulistinha é onívora, portanto, se alimenta de praticamente qualquer alimento disponível. Dentro das casas costuma comer migalhas, restos de comida, gordura e alimentos abertos.
É importante que infestações de baratas sejam controladas rapidamente, já que infestam os locais onde estocamos nossos alimentos. Infelizmente, isso pode ocasionar na transmissão de doenças graves, infecções alimentares e reações alérgicas.
Reprodução
São grandes reprodutoras e em especialmente no verão. A reprodução da barata alemã é tão eficiente que uma única fêmea é capaz de gerar até 400 ovos por vida dependendo das condições do ambiente.
As fêmeas fazem sua postura através de uma ooteca bastante resistente, com cerca de 30 ovos. Depois elas carregam a ooteca por 02 dias e em seguida fazem a postura em um local escondido e protegido. Os ovos eclodem em apenas alguns dias.
Como identificar cada espécie de forma fácil e rápida

Identificar e diferenciar os tipos de baratas domésticas é mais simples do que parece. Suas diferenças são perceptíveis, mesmo para olhares não especializados.
Para identificar a barata de esgoto (barata americana), basta observar sua coloração marrom-avermelhada e asas que cobrem boa parte do abdômen. Se encontrar uma barata no seu lixo, ralo ou perto do esgoto, provavelmente é a barata americana.
Já a barata alemã (barata germânica) é menor, com coloração mais clara e faixas escuras no tórax. E ao contrário da barata de esgoto, a barata alemã não voa e aparece mais nas cozinhas.
Como cada tipo de barata entra em casa?
As baratas domésticas são ótimas em encontrar brechas. Elas entram em nossas casas através de aberturas em portas, janelas, ralos e até mesmo pacotes trazidos de fora.
DICA: Manter uma vigilância constante sobre as possíveis entradas, combinada com medidas preventivas, pode reduzir suas chances de invasão.
Principais vias de entrada
Ralos e tubulações: Uma das principais vias de entrada da barata americana é através de ralos e sistemas de encanamento. Esses insetos podem rastejar através de canos de esgoto, sistemas de drenagem e tubulações defeituosas. Quando encontram saídas desses sistemas dentro de uma residência, entram em busca de abrigo, água e alimento.
Veículos e caixas: A barata alemã frequentemente se esconde em caixas, sacolas, malas ou outros objetos transportados de um local para outro. Quando esses objetos são trazidos para dentro de casa, as baratas podem sair e encontrar abrigo no ambiente.
Aberturas e frestas: Barata de esgoto e barata alemã são capazes de espremer seus corpos planos e flexíveis através de pequenas aberturas e rachaduras. Se houver frestas nas paredes, portas, janelas ou pisos, esses tipos de baratas domésticas podem aproveitar essas oportunidades para entrar nas casas.
Infestação vizinha: Se um vizinho próximo estiver lidando com uma infestação de baratas, elas podem migrar para a sua casa em busca de melhores condições de abrigo e alimento.
Áreas úmidas: Baratas são atraídas por ambientes com umidade. Se houver áreas úmidas ou com acúmulo de água dentro ou ao redor de sua casa, como vazamentos ou má drenagem, elas podem ser atraídas e entrar.
Produtos de segunda mão: Itens de segunda mão, como móveis, eletrodomésticos e objetos, podem conter baratas ou ovos que foram transportados inadvertidamente para sua casa.
Conclusão
Entender as características e os hábitos das baratas é o primeiro passo para manter sua casa livre dessas pragas. Com as informações acima, você pode identificar rapidamente a espécie que invade sua casa e adotar as melhores medidas para preveni-las. Se a infestação persistir, considere buscar ajuda profissional para garantir um ambiente mais seguro e saudável.



