No mercado, existem diferentes tipos de remédio para carrapato e remédio para pulga, cada um com suas vantagens e formas de aplicação.
Cada um deles possui uma composição específica, mas essas são as principais opções recomendadas por veterinários e disponíveis no mercado com facilidade:
Tópicos (Spot-on ou pipetas)
São produtos que devem ser aplicados diretamente na pele do animal, geralmente na região da nuca. Essas pipetas contêm substâncias, como a permetrina e a fipronil, que são liberadas gradualmente e se espalham pelo corpo do pet.
Esses remédios são bem comuns, devido a eficácia contra pulgas, carrapatos e até piolhos. Porém, sempre confira se é apropriado para o tamanho, idade e peso do seu pet, ok?
Orais
São comprimidos normais ou comprimidos mastigáveis que devem ser administrados por via oral. Eles são uma excelente opção para cães e gatos que não se adaptam bem a outros métodos.
Esses remédios orais agem de dentro para fora, matando as pulgas e carrapatos que se alimentam do sangue do seu animal de estimação. Ingredientes como o afoxolaner e o fluralaner são comumente encontrados nesse tipo de remédio.
Se for utilizar no seu pet, lembre de seguir as orientações de dosagem fornecidas pelo veterinário.
Coleiras
As coleiras são uma opção prática e eficaz para manter seu pet protegido. Elas liberam gradualmente algumas substâncias inseticidas que repelem e eliminam pulgas e carrapatos.
Ingredientes como a deltametrina e a permetrina são comumente utilizados nas coleiras antipulgas e anticarrapatos.
Caso opte por essa opção, adquira uma coleira adequada para o tamanho e espécie do seu animal de estimação.
Como escolher a melhor opção?
Praticidade na aplicação: Se você busca facilidade, remédios orais ou coleiras podem ser ótimas opções, pois dispensam a necessidade de aplicação tópica. Mas caso o seu animalzinho dê trabalho para ingerir comprimidos, a opção tópica é a melhor.
Eficácia: Verifique se o produto possui eficácia comprovada contra pulgas e carrapatos, pois essa é a prioridade para manter seu animal protegido. Os que possuem mais garantia de proteção são os tópicos e em seguida, os orais.
Efeito prolongado: Considere a duração da proteção oferecida pelo remédio. Alguns produtos têm efeito prolongado, o que significa menos preocupação para você.
Ação rápida: Se você deseja uma solução urgente para eliminar pulgas e carrapatos existentes, procure produtos que possuam ação rápida (geralmente são comprimidos).
Como aplicar os remédios para pulgas e carrapatos
Aprenda agora a aplicar os remédios para pulgas e carrapatos em cachorros e gatos da forma correta:
Técnicas para cachorros:
Para cachorros, é comum utilizar remédios orais, como comprimidos ou comprimidos mastigáveis. E como fazer isso?
Se necessário, peça ajuda a outra pessoa para segurar o cachorro e manter a boca aberta enquanto você insere o comprimido na garganta.
No caso de comprimidos mastigáveis, normalmente eles têm um sabor agradável para os cachorros, facilitando a ingestão. Você pode oferecer o comprimido diretamente na boca do cachorro ou misturá-lo na ração.
Técnicas para gatos:
Para gatos, a aplicação de remédios tópicos ou o uso de coleiras costumam ser mais comuns, visto que dar comprimidos é bem trabalhoso.
Mas se não tiver jeito e você precisar dar um remédio oral, você pode seguir esse passo a passo:
1) Brinque um pouco com seu gato e deixe ele relaxado.
2) Segure o gato com firmeza, mas com cuidado, evitando machucá-lo. Para facilitar, você pode envolve-lo em uma toalha ou cobertor macio.
3) Abra a boca do seu gatinho e rapidamente, coloque o comprimido no fundo da garganta dele.
4) Feche a boca do gato em seguida. Mantenha a boca dele fechada por cerca de 2 minutos para garantir que ele irá engolir o medicamento.
Se o seu gato se recusa a engolir o comprimido, você pode dissolvê-lo em água e administrá-lo usando uma seringa oral.
Mas alguns remédios não podem ser dissolvidos ou esmagados, pois perdem a eficácia. Por isso, consulte um veterinário para obter as instruções corretas sobre a dosagem e a diluição adequada do comprimido.
Além disso, você pode tentar misturar o comprimido em uma pequena quantidade de alimento úmido, como patê para gatos.