Saber identificar ovos de pulgas pode ajudar a prevenir uma infestação antes que ela fique fora de controle. Encontrar pulgas na sua casa já é ruim o suficiente, mas o problema pode começar bem antes de você ver as pulgas adultas pulando por aí. Neste post, vamos te ensinar a reconhecer ovos e larvas de pulgas para que você possa agir rapidamente e manter sua casa livre desses parasitas incômodos.
Como funciona o ciclo das pulgas?
Entenda os riscos que os ovinhos de pulgas trazem e como funciona o ciclo da pulga. Insuportáveis tanto para nós, quanto para nossos pets.
Ovos de pulgas

Uma única fêmea adulta é capaz de produzir 500 ovinhos de pulga em toda a sua vida. Absurdo, né? Os ovos das pulgas se desenvolvem em torno de 10 dias, e após esse período, são depositados no habitat ou no próprio hospedeiro.
Os ovos de pulgas medem cerca de 0,4mm, variando da cor branca à transparente e parecem com um grão de sal.
Diferente de outros insetos, os ovos das pulgas não grudam no hospedeiro (cachorros ou gatos) e logo caem no ambiente onde o hospedeiro mais circula.
E essa questão dos ovos de pulgas no cachorro não grudarem que é o grande problema. Porque os ovos de pulgas representam cerca de 50% da infestação, e o animal infestado vai andar pela residência deixando cair vários ovos de pulgas.
Os ovinhos de pulgas começam a eclodir à partir de 2 dias, dependendo das condições climáticas, podem demorar até 12 dias para chegar a fase larval.
Podem ser encontrados em carpetes, tapetes, frestas do piso, embaixo de móveis e na cama do animal. É por causa dos ovos das pulgas que nós recomendamos tanto o uso de aspirador de pó pela casa quando se trata de um problema com pulgas.
Larvas de pulgas

As larvas das pulgas medem entre 3mm e 5,2mm. Essas larvas evitam a luz e migram para locais escondidos, geralmente em frestas, rachaduras e encontros do piso.
Se alimentam basicamente de matéria orgânica encontrada na poeira e fezes de pulgas adultas. As larvas das pulgas não se alimentam de sangue.
Representam cerca de 35% da população de pulgas e se desenvolverão em pupa de 4 à 18 dias.
A melhor forma de matar as larvas é usando um aspirador de pó nos locais certos.
Pupa de pulgas

A fase de pupa ou casulo é a última antes da fase adulta, e representa cerca de 10% da infestação de pulgas.
Se as condições ambientais não forem favoráveis, podem ficar meses em seu casulo só esperando as condições ideais. O que mostra o poder de resistência das pulgas.
Assim que for detectada a presença de um hospedeiro em potencial – que pode ser um gato, cão ou até uma pessoa, a pupa emerge do casulo como uma pulga adulta para se alimentar de sangue.
Pulgas adultas

A pulga adulta assim que chega nesta fase, vai de encontro ao hospedeiro para fazer sua primeira alimentação de sangue.
Logo após a primeira refeição de sangue, vão acasalar e as fêmeas começarão a pôr seus ovos em alguns dias. Fêmeas não conseguem pôr ovos sem antes fazer uma refeição de sangue.
Diferente da crença popular, a fase adulta da pulga representa apenas 5% da população. É um número assustador, mas é por conta da grande quantidade de ovos de pulgas que são postos.
Por causa dos ovos não serem aderentes ao hospedeiro, alguns dos ovos das pulgas acabam morrendo ao cair no ambiente (outros não).