Infelizmente, é necessário redobrar os cuidados com os percevejo de cama em hotel, cinemas e cruzeiros, pois têm sido locais propícios para a disseminação dessas pragas.
Devido ao grande número de pessoas que passam por esses lugares, é mais provável que ocorra a transferência de percevejos de um ambiente para outro, por meio de malas, roupas e objetos pessoais.
É essencial realizar uma inspeção minuciosa dos quartos de hotel ou cabines de navio antes de se instalar, verificando sinais de infestação.
Vamos começar do básico: o que é exatamente o percevejo de cama? Ele é um pequeno inseto, geralmente medindo cerca de 5 a 7 milímetros de comprimento. Possui cor castanho-avermelhada, corpo oval e achatado.
Durante o dia, o percevejo de colchão se esconde em locais escuros, como rachaduras de móveis, tomadas elétricas, atrás de quadros e, é claro, nos colchões.
Essas pragas são noturnas e se alimentam exclusivamente de sangue humano. Durante a noite, eles saem de seus esconderijos e picam suas vítimas, injetando uma substância anestésica para que suas picadas sejam indolores.
Os locais preferidos para se alimentarem são partes expostas do corpo, como braços, pernas e pescoço.
Sobre a reprodução, os percevejos de cama são prolíficos em sua capacidade de reprodução. As fêmeas podem colocar de 1 a 5 ovos por dia, totalizando centenas durante sua vida.
Os ovos são brancos e muito pequenos, geralmente do tamanho de um grão de areia. Eles são depositados em rachaduras e fendas próximas às áreas onde os percevejos se escondem.