É importante diferenciar os tipos de cupim porque cada espécie tem suas características específicas de comportamento, alimentação e hábitos de infestação.
Isso significa que diferentes tipos de cupim requerem diferentes estratégias de controle e tratamento, e o uso de um método inadequado pode resultar em falha no controle da infestação.
Quer um exemplo? Cupins subterrâneos costumam fazer ninhos no solo e acessar as estruturas através de tubos construídos com terra, enquanto cupins de madeira seca infestam diretamente a madeira seca, sem a necessidade de entrar em contato com o solo.
Dessa forma, o tratamento de uma infestação de cupins subterrâneos deve incluir a eliminação dos ninhos no solo, enquanto o tratamento de cupins de madeira seca deve envolver os pontos de infestação diretamente na madeira.
Como diferenciar os tipos de cupim?
Mesmo possuindo algumas características e hábitos parecidos, podemos diferenciar facilmente os dois tipos de cupim, vamos conferir:
Como identificar Cupins de Solo:
Esse tipo de cupim pode construir seus ninhos no solo ou em vãos estruturais. Suas colônias podem chegar a mais de 1 milhão de cupins e suas fezes são úmidas, como um “caminho de terra”.
Os cupins de solo podem sair da colônia em busca de alimentos, dada a fartura de elementos a base de celulose que se encontram na natureza ou nas proximidades do próprio ninho.
O que facilita com que essa espécie de cupim viva por décadas.
• Cupins de solo costumam fazer seus voos nupciais durante o dia.
• Frequentemente encontrado perto da fundação das casas.
• Vivem nas galerias de terra e precisam de umidade.
*Na imagem acima, vemos um cupim alado de cada tipo de cupim que lidamos no Rio de Janeiro.
Como identificar Cupins de Madeira Seca:
Os cupins de madeira seca, tem seus ninhos confinados à madeira infestada. As colônias dessa espécie de cupim são um pouco menores por se localizarem na peça de madeira, não passa dos 10 mil indivíduos.
As fezes dos cupins de madeira seca são como grãos secos, e são expelidas pelos cupins através de buracos nas peças infestadas, formando um monte de “grãos” secos abaixo dos buracos.
Esse é o fator número 1 para identificar uma infestação desse tipo de cupim.
Os cupins de madeira seca ao consumir toda a madeira que os abrigam, se não tiverem acesso à outra madeira em contato com a primeira, condena a sua colônia a morte. A vida útil da colônia está, assim, ligada à duração da fonte de alimento.
• Cupins de madeira seca alados costumam voar à noite em seu voo nupcial.
• Frequentemente encontrado em peças de madeira como portas, rodapés, móveis e no sótão.
• Expelem amontoados de pó seco da peça de madeira infestada e não precisam de umidade.
Broca de madeira é um dos tipos de cupim?
Não. A broca de madeira é um inseto que também pode causar danos a estruturas de madeira.
Embora tenha uma aparência semelhante à de um cupim, existem algumas diferenças que podem ajudar a diferenciá-los.
Enquanto o cupim come a madeira por dentro, deixando apenas uma fina camada externa, a broca de madeira faz buracos na superfície da madeira e cria galerias por dentro, deixando pequenos montes de serragem ao redor do buraco.
Existem várias espécies de brocas de madeira, mas em geral elas têm um ciclo de vida semelhante.