A revoada de cupins nada mais é que o voo nupcial deles. É a época do ano que as condições de temperatura e umidade se tornam ideais para a reprodução dos cupins.
A época dos voos nupciais começa assim que se da início a primavera, quando a temperatura está quente e úmida, geralmente logo após as primeiras chuvas da primavera.
A revoada de cupins pode se estender até o fim do verão, se as condições continuarem ideais.
É difícil dar uma data exata para o começo e o final do período da revoada. Mas do começo da primavera ao final do verão pode-se esperar cupins reprodutores voando pelos postes do condomínio a noite.
Com a chegada dos dias quentes e principalmente depois de chuva, é normal vermos siriris por aí voando nos postes. O que poucas pessoas sabem é que na verdade, os siriris são cupins reprodutores com asas.
Para explicar melhor como funciona a revoada de cupins, montamos uma linha do tempo:
1 Mês antes
A colônia está crescendo, amadurecendo e se preparando para a revoada, cada casta está realizando suas funções enquanto a primavera se aproxima.
Enquanto os soldados estão protegendo a colônia, os operários estão cavando galerias em busca de alimento e estão garantindo que os mais jovens se alimentem. A rainha começa a gerar dezenas de cupins reprodutores (siriris, aleluias ou cupins voadores).
Começa a revoada de cupins
Os cupins reprodutores começam a surgir às centenas para buscar novas colônias e os reprodutores que morrem são substituídos por novos cupins.
Os operários ainda estão comendo madeira e construindo caminhos nas paredes e no solo das casas, enquanto os siriris/aleluias estão à procura de locais para novos ninhos.
Um cupim reprodutor vai acasalar com uma nova rainha e vai se tornar o rei, assim que encontrar a casa ou árvore com a quantidade certa de alimento, umidade e temperatura.
Dessa forma, uma nova colônia é estabelecida. A rainha dos cupins começa com a postura dos ovos e a cuidar da sua ninhada, e dessa forma, a colônia começa a crescer aos poucos.
Poucos meses após a revoada de cupins
A ninhada da rainha dos cupins amadureceu, e a nova geração está pronta para ajudar a colônia efetivamente, se tornando cupins operários e soldados.
A maioria dos cupins se tornam operários, e passam a maior parte do seu tempo escavando galerias pela casa em busca de alimento para os mais jovens.
A quantidade de cupins da colônia vai aumentando das centenas para os milhares e a rainha dos cupins continua gerando novos cupins operários e soldados.
1 Ano depois
Nesse ano que se passou após o período de revoada de cupins, a rainha pode ter produzido mais de 10.000 ovos e a população da colônia decola.
Os operários estão 24h por dia à procura de madeira e materiais com celulose para alimentar os mais novos e a rainha continua gerando novos cupins.
3 Anos após a revoada
A colónia está agora totalmente madura e pode ter mais de 1.000.000 de cupins. Isso mesmo, 1 milhão.
A produção de siriris e a busca por mais ninhos começa novamente e dependendo da temperatura, se estende até o verão. O ciclo de revoada dos cupins inicia-se mais uma vez.
Para concluir, é interessante saber que a revoada de cupins é um evento natural e previsível que ocorre todos os anos. A compreensão da linha do tempo da revoada de cupins pode ajudar na prevenção de infestações e na identificação precoce do problema.
Se você notar cupins alados voando em sua casa ou em torno de sua propriedade, é importante entrar em contato com um especialista em controle de pragas e agendar uma descupinização.