Você sabe como identificar cupim? Sabe qual a aparência dele? Quais os sinais? Tendo no máximo 2,5 cm, a aparência do cupim destaca-se pela cabeça grande e avermelhada, coloração clara e antenas curtas. Além disso, algumas espécies podem ter asas e voar.

É difícil acreditar que um inseto tão pequeno possa causar danos tão grandes, né?

Se você ficou curioso para conhecer os dois principais tipos de cupins que podem aparecer no seu imóvel, veja a nossa explicação a seguir:

Cupins Subterrâneos x Cupins de Madeira Seca

Sabia que existem cerca de 2800 espécies de cupins?

Sim, e eles estão espalhados em regiões tropicais e subtropicais do mundo. Porém, são dois tipos de cupins que devemos nos preocupar no Rio de Janeiro, os cupins subterrâneos e os cupins de madeira seca.

Cupins Subterrâneos

Os cupins subterrâneos, como o nome já diz, fazem ninhos abaixo do solo.

Eles preferem ambientes mais escuros e úmidos, como decks, assoalhos, tacos e outros locais subterrâneos.

Por isso, trabalham em equipe e costumam se alimentar da madeira subestrutural da construção, como móveis colados às paredes, pisos, revestimentos e rodapés. Além disso, fazem, ninhos dentro da alvenaria de casas e apartamentos.

Para identificar esse cupim, uma boa dica é procurar por galerias de terra (são “caminhos de terra”) que vão de uma fresta na parede, piso ou teto em direção à madeira.

Cupins de Madeira Seca

Já os cupins de madeira seca são um pouco diferentes. Eles preferem ambientes secos, infestam a própria madeira de que se alimentam e gostam de se instalar em móveis, portas, batentes e rodapés. Eles também podem ser vistos voando ao redor da infestação.

Seu principal sinal de infestação é um pó granuloso, que forma um amontoado de pó seco caindo de pequenos buracos na própria peça infestada.

Para você que quer saber como identificar cupim de madeira seca, o ideal é procurar sinais desse pó (quando se trata de brocas, é um amontoado de pó com textura de serragem/talco).

3 dicas práticas para descobrir se na sua casa tem cupins:

Existem duas formas de identificar a presença de cupins: sinais visuais e sinais sonoros.

  • Sinais visuais incluem caminhos de terra e cascalho espalhados ao redor da entrada de suas colônias subterrâneas, buracos pequenos e cupinzeiros na superfície da madeira.
  • Sinais sonoros incluem um barulho de rangido suave, semelhante ao som de uma serra elétrica ao longe.

Quer saber se tem cupim em casa? As 3 melhores estratégias para encontrar esses bichinhos na sua casa são:

1. Faça uma inspeção com uma lanterna

Madeira com sinais de infestação (caminhos corroídos) feitos pelos cupins de solo.

Madeira com sinais de infestação (pequenos furos) feitos pelo cupim de madeira seca.

Os dois tipos de cupins que falamos nesse artigo possuem aparência física muito similar e por isso, reconhecer qual é a espécie a partir de características físicas acaba sendo bem difícil.

A melhor solução é identificar pelo sinal de manifestação do cupim (caminhos corroídos x pequenos furos na madeira).

2. Preste atenção ao som

O cupim subterrâneo geralmente produz um som fraco ao rastejar na madeira. Clique aqui para ouvir e entender exatamente como é esse barulho.

3. Verifique as lâmpadas da casa

Encontrar “bichinhos de luz” circulando lâmpadas LED ou asas de cupim pela sua casa, pode indicar o início de uma infestação. Veja:

revoada de cupins

Peça agora mesmo seu orçamento grátis

Nossa equipe de atendimento está pronta para te atender no WhatsApp! 😄

Peça agora mesmo seu orçamento grátis

Nossa equipe de atendimento está pronta para te atender no WhatsApp! 😄