Sempre surgem várias dúvidas sobre carrapatos em cachorros, vamos falar sobre elas?

Infelizmente, os carrapatos podem transmitir várias doenças aos cães, incluindo a babesiose, a erliquiose e a doença de Lyme.

Essas doenças podem causar febre, anemia, problemas neurológicos e, em casos graves, até a morte. Por isso é tão importante remover os carrapatos o mais rápido possível e prevenir futuras infestações.

Além disso, a presença dos carrapatos pode causar incômodo, coceira, inchaço e inflamações na pele do animal, o que pode levar a infecções secundárias.

Outro risco associado aos carrapatos é a anemia. Quando em grande quantidade, esses parasitas se alimentam do sangue do cachorro, o que pode levar a uma diminuição do número de glóbulos vermelhos no sangue, resultando em anemia. A anemia pode levar a sintomas como fraqueza, cansaço e perda de apetite.

Como identificar carrapato no cachorro?

Os carrapatos se alimentam do sangue do cachorro e podem ser encontrados em qualquer parte do corpo, especialmente em áreas de difícil acesso, como dentro das orelhas ou entre os dedos. Eles geralmente têm um corpo oval e escuro, com pernas longas. Quando estão cheios de sangue, podem ficar maiores que um grão de arroz.

Em quais áreas do corpo do cachorro podem aparecer carrapatos?

Os carrapatos podem aparecer em qualquer parte do corpo do cachorro, mas são mais comuns nas orelhas, pescoço, cabeça, axilas e entre os dedos. Eles preferem áreas com menos pelos, pois isso facilita a alimentação.

Como prevenir carrapatos em cachorros

Antes de qualquer coisa, leve seu animalzinho para uma avaliação veterinária, principalmente se o carrapato estiver infestado ou se houver sinais de irritação na pele.

O veterinário poderá avaliar se o cachorro precisa de algum tratamento adicional, como uma medicação para prevenir a transmissão de doenças.

Agora para prevenir futuras infestações, você pode adquirir algumas opções, como: shampoos, coleiras antiparasitárias, pipetas e medicamentos preventivos. Esses medicamentos ajudam a prevenir infestações de carrapatos e pulgas, além de proteger contra a transmissão de doenças.

Outra solução de prevenção igualmente necessária é a dedetização profissional. Contrate uma empresa especializada para realizar o serviço e siga todas as instruções de segurança.

E não esqueça, a prevenção é a melhor maneira de evitar infestações de carrapatos e proteger a saúde do seu cão.

Atenção! Procure a ajuda de um veterinário urgente, se:

1) Se ficou alguma parte do carrapato presa no cão.

2) Se o cão estiver pálido, com olhos vermelhos, letárgico, vomitando, com dor muscular, com fadiga, urinando sangue, tosse seca, manchas na pele, febre ou qualquer tipo de sintoma ou comportamento fora do normal.

3) Identificou inchaço, erupção ou inflamação nas áreas mordidas pelo carrapato.

4) Não remova nunca um carrapato com as mãos ou mate-o com as próprias mãos. Você se coloca em risco, e pode contrair doenças se o carrapato estiver infectado com alguma bactéria patogênica.

Peça agora mesmo seu orçamento grátis

Nossa equipe de atendimento está pronta para te atender no WhatsApp! 😄

Peça agora mesmo seu orçamento grátis

Nossa equipe de atendimento está pronta para te atender no WhatsApp! 😄