Você já viu ovos de carrapatos? O ciclo de vida do carrapato é composto de 4 fases: ovos, larvas, ninfas e adultos. E dependendo das condições do ambiente, podem viver até cerca de 3 anos.
Diferentemente das pulgas, os carrapatos se alimentam de sangue em todas as fases do ciclo.
Também são capazes de completar o seu ciclo de vida todo dentro da sua casa, o que o torna um problema sério. Veja mais sobre como funciona o ciclo de vida dos carrapatos:
Ovos
A fêmea adulta assim que conseguir um hospedeiro disponível, fará sua primeira refeição de sangue. Geralmente essa refeição de sangue dura mais de 24h.
Em seguida, vai acasalar com um carrapato adulto macho, que também fez uma refeição de sangue antes de acasalar.
O macho morre depois de acasalar. Carrapato fêmea passa a ficar com uma cor acinzentada, cheia de ovos de carrapato e cerca de 3x maior que o normal. Milhares de ovos de carrapato serão postos pela fêmea e em seguida ela morrerá.
Os ovos são colocados geralmente em volta de rodapés, batentes de portas e janelas, atrás de cortinas, embaixo de móveis , nas bordas de tapetes e nos cantos do teto.
Larvas
Após alguns dias, dependendo das condições do ambiente, os ovos de carrapato eclodem e se tornam larvas.
São semelhantes aos carrapatos adultos, porém são carrapatos pequenos, e com 6 patas. As larvas de carrapatos vão esperar a oportunidade e subir em um hospedeiro para sugar seu sangue.
Depois de se alimentar, voltam ao ambiente, para um local escondido e úmido, para fazer sua primeira muda e virar uma ninfa.
Ninfas
As ninfas de carrapatos são a última fase do ciclo antes da fase adulta. Já possuem 8 patas e podem ser facilmente confundidas com um carrapato adulto.
Repetem o mesmo processo das larvas, se alimentando do sangue e retornando ao ambiente para fazer uma nova muda e virar adulto.
Assim como as larvas, são encontradas tanto no animal como em rachaduras, frestas e locais escondidos próximos aos locais onde o cachorro dorme e circula.
Adultos
A única função dos carrapatos adultos, fêmea ou macho, é a reprodução. E essa mesma fêmea, se não tiver um hospedeiro disponível para se alimentar ou um carrapato macho para acasalar, pode ficar até 200 dias sem se alimentar. O que mostra a resistência dos carrapatos.
As fêmeas adultas podem ser encontradas nos cantos das paredes, cantos do teto e próximas a batentes de portas e janelas em busca de um local para pôr seus ovos.
Carrapatos são pragas muito perigosas, e apresentam um grande risco a saúde dos seus animais domésticos e também da sua família graças a sua capacidade de transmitir doenças graves.