Você sabia que a infestação de carrapatos pode ocorrer quando só um carrapato é trazido para casa?

Depois que ele é trazido para sua casa, uma infestação pode ocorrer quando o carrapato se reproduz e ele pode colocar seus ovos em diferentes partes da casa. No entanto, os carrapatos normalmente colocam seus ovos perto de rodapés, bordas de janelas e portas, móveis, bordas de tapetes e cortinas.

E não se engane, isso pode acontecer mesmo em uma casa extremamente limpa, já que produtos de limpeza do dia a dia não são capazes de conter a infestação.

Principais  causas de uma infestação de carrapatos:

Existem várias causas que podem levar a uma infestação de carrapatos em casa. Confira as 5 principais

1) Animais de estimação

A presença de pets em casa é uma das principais causas de infestação de carrapatos. Eles podem trazer os carrapatos para dentro de casa após passeios em parques, praças e outros locais infestados.

2) Vegetação alta

Carrapatos são comuns em áreas com muita vegetação, especialmente em locais com grama alta, arbustos e matas. Quando essas áreas estão próximas à sua casa, pode haver risco de infestação.

3) Contato com animais silvestres

Animais silvestres, como roedores, também podem trazer carrapatos para dentro de casa. Se eles visitam seu quintal com frequência, a chance de infestação é maior.

4) Outros animais infestados

Se outros animais infestados por carrapatos frequentam sua casa, como animais de estimação de vizinhos ou animais de rua, a infestação de carrapatos pode se espalhar rapidamente.

5) Falta de prevenção

Não tomar medidas preventivas, como aplicar produtos repelentes em animais de estimação e fazer inspeções regulares em áreas propensas a infestações, pode levar a uma infestação de carrapatos em sua casa.

Identificando um carrapato

Listamos algumas características comuns dos carrapatos para que fique mais fácil de identificá-los na sua casa ou no seu cachorro:

Adultos machos medem cerca de 3mm, com um tom marrom avermelhado e podem ser vistos facilmente a olho nu.

Fêmeas são maiores, medem cerca de 4,5mm em jejum e depois de se alimentarem de sangue, ficam acinzentadas e cheias, medindo até 13 mm.

Adultos e fêmeas possuem os corpos arredondados e a mesma fisionomia e cor, se diferenciam somente pelo tamanho e pela cor quando as fêmeas estão cheias.

Ninfas se assemelham aos carrapatos adultos, porém se diferenciam no tamanho, já que são menores. Larvas também são semelhantes aos adultos, porém além de menores, possuem 6 patas.

Identificando uma infestação de  carrapatos

Agora que você já sabe como são os carrapatos, aprenda sobre como identificar uma infestação de carrapatos:

Quais são os sinais de uma infestação de carrapatos?

Os sinais de uma infestação de carrapatos incluem a presença desses parasitas em cães e humanos, como também em áreas externas.

Por isso, é importante ficar atento a sinais como coceira intensa nos animais, vermelhidão na pele, presença de pequenas bolinhas no pelo, febre, fraqueza e perda de apetite.

Se você notar esses sintomas em seu animal de estimação, é preciso tomar medidas imediatas para controlar a infestação.

Agora, vamos te dizer onde procurar pelos sinais de uma casa infestada de carrapato:

Sua família

Como carrapatos necessitam de sangue para se reproduzir, vão estar pendurados em algum hospedeiro por ai.

Se não for no animal, será nas pessoas. Se não encontrou um carrapato vivo, procure por manchas vermelhas na pele ou sinais de picadas.

Lembre-se: Os carrapatos são mais encontrados em animais que podem passear na rua. Se você encontrar um carrapato em seu cachorro, remova-o e fale com seu veterinário. Infelizmente, ele pode acabar precisando de tratamento para uma possível picada de carrapato.

Cantos e frestas

Procure por fêmeas andando pelos cantos das paredes e do teto, e próximo a batentes de janelas e portas. Elas fazem esse caminho quando estão procurando um local seguro para pôr seus ovos.

Procure também em rachaduras, frestas e locais escondidos próximos aos locais onde o cachorro dorme e circula.

Quintal

Procure em vegetações sem podar, de gramados a arbustos. Procure também embaixo de móveis, decorações, plantas, árvores, troncos e cercas, nos cantos das paredes e em todo o muro.

Outros sinais:

Quer conhecer outros sinais que podem indicar uma infestação de carrapatos? Veja abaixo:

– Coçar e arranhar excessivamente a pele.

– Manchas vermelhas na pele, que podem indicar picadas de carrapatos.

– Cães e gatos se lambendo ou mordendo constantemente em determinadas áreas do corpo.

– Infestações frequentes de carrapatos em animais de estimação, mesmo após a aplicação de produtos antiparasitários.

– Presença de carrapatos em áreas escuras e úmidas, como atrás de móveis, armários e cortinas.

– Sensação de picadas ou coceira frequente quando se está em determinado local.

– Encontrar ovos de carrapato em lugares inesperados, como em roupas de cama, tapetes, paredes e móveis.

É importante lembrar que a identificação de alguns desses sinais pode não necessariamente indicar uma infestação, mas é sempre recomendado tomar medidas preventivas e de controle.

Se houver dúvida ou suspeita, recomendamos que você busque ajuda de uma empresa de dedetização para avaliar e solucionar o problema.

Peça agora mesmo seu orçamento grátis

Nossa equipe de atendimento está pronta para te atender no WhatsApp! 😄

Peça agora mesmo seu orçamento grátis

Nossa equipe de atendimento está pronta para te atender no WhatsApp! 😄