Um ninho de barata é onde esses insetos se abrigam, reproduzem e multiplicam. As baratas geralmente constroem seus ninhos com uma mistura de fezes, detritos e materiais que encontram em seu ambiente. Isso resulta em uma estrutura irregular e suja.
Agora, vamos entender como é um ninho de barata francesinha e de barata de esgoto:
Ninho de barata francesinha

A barata francesinha é a mais provável de aparecer na sua casa. Ela é uma barata pequena, menor do que algumas outras espécies comuns, o que significa que seus ninhos também tendem a ser mais compactos.
O ninho de barata francesinha costuma ser encontrado em locais apertados e escondidos, muitas vezes próximos a fontes de alimento e água.
Procure em rachaduras nas paredes, frestas de móveis, rodapés soltos, atrás de armários, gavetas e até mesmo atrás de quadros nas paredes.
Eles também podem se abrigar em encanamentos e tubulações. E pra piorar, você também pode encontrar o ninho de barata francesinha dentro de eletrodomésticos, como fogões e geladeiras.
Ninho de barata de esgoto

Baratas de esgoto são pragas invasoras que amam ambientes úmidos e gordurosos. Isso quer dizer que elas só entram nas nossas casas quando estão em busca de alimentos e água.
Essas baratas costumam ficar na sua rede de esgoto, ou na rede de esgoto do condomínio e até mesmo no seu vizinho.
Seus ninhos também são frequentemente encontrados em ralos, tubulações de esgoto e áreas similares.
Além disso, os ninhos de barata de esgoto podem variar em tamanho, dependendo das condições do local. Em algumas situações, podem ser bastante grandes e abrigar várias gerações de baratas.
As baratas de esgoto são mais ativas durante a noite. Se você observar baratas saindo de ralos e tubulações à noite, isso pode indicar a presença de um ninho nas proximidades.
Resumindo: Onde procurar ninhos de baratas?
Checklist de onde procurar ninho de barata na sua casa:
- Atrás de geladeiras e fogões ou dentro dos eletrodomésticos
- Em armários e despensas
- Áreas com alta umidade, como banheiros e lavanderias
- Frestas, fendas e rachaduras
- Drenos
- Caixas de papelão
- Fora de casa, elas podem viver em:
- Troncos de árvores
- Arbustos
- Esgotos
- Tubos de drenagem
- Lixeiras