Criar uma armadilha para baratas pode ser uma solução prática, econômica e eficiente para se livrar dessas invasoras. Neste post, vamos ensinar como fazer duas armadilhas para baratas que realmente funciona, utilizando materiais simples que você provavelmente já tem em casa.
Armadilha para baratas com fita adesiva
A estratégia dessa armadilha para baratas é bem simples, pois você só vai precisar de uma isca para atrair as baratas e de um adesivo para grudá-las.
É um truque simples e pode render bastante pelo pouco esforço.
1º Passo: Pegue um rolo de fita adesiva
Verifique se a fita é nova, caso contrário, elas podem conseguir escapar dessa armadilha caseira para baratas facilmente.
Você pode usar fita adesiva, mas certifique de que elas sejam bem grudentas. Sua armadilha deve segurar as baratas até que você consiga remover elas de sua casa.
2º Passo: Escolha sua isca
Qualquer coisa com um cheiro doce ou gorduroso forte vai servir. É comum usarem cebola, mas você pode usar qualquer coisa perfumada.
Experimente usar uma pequena tira de casca de banana fresca ou uma fruta doce e madura. Até mesmo um pedaço de pão serve.
Se você notou que as baratas em sua casa são atraídas particularmente por um alimento, tente usar esse alimento como isca para sua armadilha para pegar barata.
3º Passo: Prepare sua armadilha de barata
Deixe a fita em áreas onde você costuma encontrar muitas baratas, como a cozinha. O local é muito importante para a eficácia da armadilha.
4º Passo: Aguardar
As baratas têm hábitos noturnos e tendem a se alimentar à noite. Portanto, deixe a fita onde está durante a noite e não mexa até de manhã.
Ao verificar a armadilha para baratas no final da noite, você deverá encontrar muitas baratas nela. E então, é só se livrar delas da forma que você achar melhor.
Pegando baratas com um pote
Essa armadilha para pegar barata é bem segura para quem tem crianças e/ou animais de estimação em casa. E é mais fácil de mover do que uma fita adesiva.
Basta pegar um frasco de vidro que tenha um gargalo pequeno, como um frasco de maionese ou um pote de requeijão.
1º Passo: Dê às baratas uma maneira de entrar no pote
Enrole fita adesiva (o lado adesivo voltado para o frasco) em toda a superfície externa. Assim, as baratas vão ter tração para subir pelas laterais.
Uma boa também é colocar o frasco próximo a uma pequena rampa ou borda, para que as baratas possam entrar facilmente.
2º Passo: Deixe o interior do frasco escorregadio
Cubra o interior com vaselina, pelo menos uns dez centímetros abaixo do topo. Assim, as baratas não conseguirão subir quando tentarem sair do pote.
Considere misturar vaselina com isca de gel para matar as baratas em contato, mas lembre que a isca de gel tende a secar, ok?
3º Passo: Iscagem na armadilha
Coloque algo com cheiro forte no fundo do pote para atrair as baratas. Um pedaço de casca de banana ou uma fruta muito madura funciona bem.
Certifique de que a isca não é tão grande para que as baratas não a usem para sair do pote.
4º Passo: Prepare a armadilha para baratas
Coloque o frasco em qualquer lugar onde você tenha problemas com baratas e certifique-se de que haja espaço nas laterais para que as baratas entrem.
A ideia é que as baratas subam e caiam no pote, de onde não conseguem sair.
Resumindo…
Essas armadilhas são formas eficazes de controlar a presença de baratas em sua casa. No entanto, é importante lembrar que ela não é uma solução definitiva para um problema de infestação.
Se a presença de baratas em sua casa for persistente, é importante contratar um serviço de dedetização profissional para resolver o problema completamente.
Além disso, é importante manter a casa limpa e organizada para evitar o surgimento de baratas. Lembre de manter a cozinha e a despensa limpas e bem vedadas, para que as baratas não tenham acesso a alimentos e água, combinado?
Limpe regularmente a casa, especialmente as áreas onde as baratas costumam aparecer, como sob os móveis, dentro dos armários e atrás de aparelhos elétricos.